Ford Ka e Ka+ zeram teste de impacto do Latin NCAP

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Os Ford Ka e Ka+ passaram novamente pelos testes de impacto do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, o Latin NCAP. Desta vez, o compacto (hatch e sedã) levou nota zero no quesito de proteção do ocupante adulto e três estrelas para proteção do ocupante infantil. De acordo com o Latin NCAP, o novo resultado foi extremadamente desapontador.

Latin NCAP Ford Ka

“Estamos surpresos de que, mais uma vez, um fabricante tão importante como a Ford venda um carro zero estrela na América Latina, que, inclusive, falharia nos testes básicos da norma de proteção contra impactos laterais da ONU. Os compradores de automóveis merecem muito mais que esse resultado inferior ao padrão mundial da parte das companhias que sabem, bem ao certo, como produzir automóveis bem mais seguros. Esse resultado ruim deveria servir como uma lição para os governos de toda a região, já que alguns fabricantes ainda não conseguem proporcionar níveis mínimos de segurança voluntariamente”, afirma Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP.

Rendimento baixo

Os Ford Ka e Ka+ tiveram um rendimento particularmente baixo a respeito da proteção no impacto lateral seguindo os novos protocolos vigentes desde 2016.

Terceiro mais vendido

Em 2015 no teste de impacto frontal, o Ford Ka havia conseguindo quatro estrelas para o ocupante adulto. O Latin NCAP executou o teste de impacto lateral visando estimar o resultado de acordo com os novos protocolos de avaliação (2016). Atualmente, o Ford Ka é o terceiro modelo mais vendido do mercado nacional.

Lesões

Os Ford Ka e Ka+ tiveram desempenho ruim no teste de impacto lateral e de acordo com o instituto mostrou níveis de lesões no peito do ocupante adulto, penetração profunda do pilar B no habitáculo e abertura da porta.  O compacto não conta com dispositivos de absorção de energia de impacto lateral em sua estrutura nem no painel interior nas portas. Além do fraco desempenho da estrutura, a porta traseira direita foi aberta no teste de impacto lateral, expondo os passageiros crianças a riscos maiores.

A situação dos Ford Ka e Ka+ é ainda mais complicada. Segundo o Latin NCAP, com os resultados obtidos, o compacto não seria aprovado na norma básica de proteção contra impactos laterais das Nações Unidas (UN95), obrigatória na Europa desde 1995.

Latin NCAP Ford Ka

Infantil

O compacto teve resultado aceitável na proteção ao passageiro infantil. Porém, o Ford Ka não conta com cintos de três pontos em todas as posições, a sinalização de ancoragens ISOFIX é deficiente e não há possibilidade de desligar o airbag do passageiro na hora de instalar um Sistema de Retenção Infantil (SRI) olhando para trás, motivos adicionais para a redução da pontuação.

O outro lado

“O Ka está disponível no Brasil desde 1997 e cumpre integralmente com a respectiva legislação brasileira. O Ka também oferece equipamentos de série que vão além das exigências locais de segurança, como distribuição eletrônica de freios (EBD), ISOFIX (para ancoragem de bebê conforto), encosto de cabeça e cinto de segurança de três pontos no banco traseiro central e lembrete de uso do cinto de segurança para o banco do motorista.”

Fotos e vídeo | Latin NCAP

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