Focus e Focus Sedan já deixaram de ser produzidos na Argentina. No Brasil, com o fim da fábrica de São Bernardo do Campo, marca encerrou a produção do Fiesta, F-4000 e linha Cargo
A Ford já retirou de seu site oficial os modelos Fiesta, Focus, Focus Sedan, F-4000 e os caminhões da linha Cargo. Os modelos médios deixaram de ser produzidos na Argentina e o hatch compacto e os caminhões tiveram suas produções interrompidas por conta do fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo (SP).
Fiesta
A história do Fiesta no Brasil começou em 1995 quando a marca iniciou suas vendas com o hatch sendo importado da Espanha. Já em 1996, a fábrica de São Bernardo do Campo (SP) foi a responsável por produzir a quarta geração do modelo que ficou em linha até 2006.
Em 2002, a quinta geração começou a ser produzida na fábrica de Camaçari (BA) ficando em linha até 2014.
A sexta geração chegou ao mercado em 2011 importada do México e em 2013 passou a ser produzida em São Bernardo do Campo até sua produção ser encerrada neste ano.
Caminhões
Além do Fiesta, a fábrica de São Bernardo do Campo era a responsável pela produção do F-350 e F-4000 e dos caminhões da linha Cargo. A linha atual da F voltou a ser produzida na unidade em 2014, depois que sua produção foi interrompida em 2012.
Já a linha Cargo era formada por 24 modelos de caminhões leves, médios, pesados e extrapesados, 8.250 kg a 56.000 kg em diversas configurações.
Focus
Produzida na Argentina, primeira geração do Ford Focus chegou ao Brasil em 2000. Linhas modernas, bom acabamento e suspensão multilink eram os destaques do modelo comercializado nas carrocerias hatch e sedã. Entre os anos 2000 e 2004, o Focus foi comercializado com motores 1.8 Zetec e 2.0 Zetec.
Já em 2004, a primeira geração passou por sua primeira reestilização. Com a mudança visual, o motor 1.8 Zetec foi trocado pelo propulsor 1.6 Rocam. Já em 2005, o 2.0 Zetec foi trocado pelo motor 2.0 Duratec.
A segunda geração do modelo médio chegou ao Brasil em 2008 e manteve as características da primeira como as lanternas traseiras alojadas na coluna “C”. A motorização continuou sendo os propulsores 1.6 e 2.0.
Já a terceira geração chegou ao Brasil em 2013. Numa estratégia equivocada, a marca reestilizou o modelo em 2015, com menos de dois anos de mercado. Outro fator que arranhou a imagem da linha foi o câmbio PowerShift que tinha problemas de superaquecimento.
O que sobrou?
Com o fechamento da fábrica e deixando de ofertar a linha Focus, a Ford terá apenas Ka, Ka Sedan e EcoSport produzidos na fábrica de Camaçari (BA). Além deles, a marca segue ofertando o Edge, Fusion e Edge. A linha da marca, considera uma das quatro grande será composta apenas por seis modelos.