Focus e Focus Sedan já deixaram de ser produzidos na Argentina. No Brasil, com o fim da fábrica de São Bernardo do Campo, marca encerrou a produção do Fiesta, F-4000 e linha Cargo

A Ford já retirou de seu site oficial os modelos Fiesta, Focus, Focus Sedan, F-4000 e os caminhões da linha Cargo. Os modelos médios deixaram de ser produzidos na Argentina e o hatch compacto e os caminhões tiveram suas produções interrompidas por conta do fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo (SP).

Ford
Foto | Ford/Divulgação

Fiesta

A história do Fiesta no Brasil começou em 1995 quando a marca iniciou suas vendas com o hatch sendo importado da Espanha. Já em 1996, a fábrica de São Bernardo do Campo (SP) foi a responsável por produzir a quarta geração do modelo que ficou em linha até 2006.

Ford New Fiesta
Foto | Ford/Divulgação

Em 2002, a quinta geração começou a ser produzida na fábrica de Camaçari (BA) ficando em linha até 2014.

A sexta geração chegou ao mercado em 2011 importada do México e em 2013 passou a ser produzida em São Bernardo do Campo até sua produção ser encerrada neste ano.

Ford F-350
Foto | Ford/Divulgação – F-350 era um dos modelos produzidos na fábrica de São Bernardo do Campo (SP)

Caminhões

Além do Fiesta, a fábrica de São Bernardo do Campo era a responsável pela produção do F-350 e F-4000 e dos caminhões da linha Cargo. A linha atual da F voltou a ser produzida na unidade em 2014, depois que sua produção foi interrompida em 2012.

Ford Cargo 3031
Foto | Ford/Divulgação

Já a linha Cargo era formada por 24 modelos de caminhões leves, médios, pesados e extrapesados, 8.250 kg a 56.000 kg em diversas configurações.

Focus

Produzida na Argentina, primeira geração do Ford Focus chegou ao Brasil em 2000. Linhas modernas, bom acabamento e suspensão multilink eram os destaques do modelo comercializado nas carrocerias hatch e sedã. Entre os anos 2000 e 2004, o Focus foi comercializado com motores 1.8 Zetec e 2.0 Zetec.

Ford Focus
Foto | Ford/Divulgação

Já em 2004, a primeira geração passou por sua primeira reestilização. Com a mudança visual, o motor 1.8 Zetec foi trocado pelo propulsor 1.6 Rocam. Já em 2005, o 2.0 Zetec foi trocado pelo motor 2.0 Duratec.

Ford Focus 2019
Foto | Ford/Divulgação

A segunda geração do modelo médio chegou ao Brasil em 2008 e manteve as características da primeira como as lanternas traseiras alojadas na coluna “C”. A motorização continuou sendo os propulsores 1.6 e 2.0.

Já a terceira geração chegou ao Brasil em 2013. Numa estratégia equivocada, a marca reestilizou o modelo em 2015, com menos de dois anos de mercado. Outro fator que arranhou a imagem da linha foi o câmbio PowerShift que tinha problemas de superaquecimento.

O que sobrou?

Com o fechamento da fábrica e deixando de ofertar a linha Focus, a Ford terá apenas Ka, Ka Sedan e EcoSport produzidos na fábrica de Camaçari (BA). Além deles, a marca segue ofertando o Edge, Fusion e Edge. A linha da marca, considera uma das quatro grande será composta apenas por seis modelos.

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