O Ford EcoSport 2018 chegará ao mercado em junho. Nas próximas semanas a marca fará uma apresentação do inédito motor 1.5 de três cilindros adiantado com exclusividade pelo Autos Segredos em abril de 2015.

Enquanto não chega, o Ford EcoSport segue em testes na Bahia como mostra o flagra do leitor Augusto Ferraz. Além da reforma visual e o novo motor, o EcoSport trocará o problemático câmbio PowerShift por um automático convencional de seis velocidades de acordo com reportagem do Uol Carros.

O visual do Ford EcoSport 2018 foi revelado em novembro nos Estados Unidos. Mas, no mercado americano o SUV não terá o estepe pendurado na tampa da mala, item que estará presente no modelo brasileiro e também no chinês.

Frente

Na dianteira, que ganhará linhas inspiradas na nova geração do Ford Edge. Capô, para-choque, faróis e para-lamas foram redesenhados. A grade dianteira será pintada em cinza fosco e terá formato trapezoidal e terá três filetes com o fundo em formato colmeia. Os faróis do modelo estão mais estreitos e os auxiliares estão destacados nas extremidades. Já o para-choque terá um prolongamento de peito de aço na parte inferior. Recurso que será usado para passar a sensação de que o modelo terá vocação off-road. De lado nenhuma mudança com exceção das novas rodas que serão pintadas na cor grafite. Nossa projeção publicada em maio chegou perto do modelo final.

Na traseira, somente o para-choque será trocado. As lanternas terão novo desenho interno, mas mantendo o formato atual. O site chinês Autohome mostrou em fevereiro como será o EcoSport como estepe na traseira.

Motor

O SUV abandonará o motor sigma 1.6 que será substituído pelo propulsor 1.5 12V de três cilindros da família Dragon. As versões de entrada contarão com o motor 1.5 e as topo de linha continuam com o 2.0 atual. O motor foi antecipado pelo Autos Segredos em 3 de abril de 2015. Estima-se que o motor terá potência na casa dos 130cv, números bem próximos do 1.6 Sigma. O torque também ficará próximo ao do antigo 1.6.

Interior

Internamente, a mudança também será grande com novo painel, bancos e forros de porta. A mudança mais visível será o painel que terá novo quadro de instrumentos com os marcadores de velocidade e conta-giros integrados e separado por uma enorme tela digital no centro. As saídas de ar também foram reposicionadas ficando abaixo do sistema de som. Aliás, todas as versões do EcoSport 2018 terão a central multimídia destacada no painel, porém, com funções variadas de acordo com opção.

Fotos | Augusto Ferraz (flagra), Reprodução | Autohome e Ford/Divulgação

  • Car-Fan

    “Além da reforma visual e o novo motor, o EcoSport trocará o problemático câmbio PowerShift por um automático convencional de seis velocidades de acordo com reportagem do Uol Carros…”

    Só isso aí vai ajudar muito as vendas do modelo!

    • LUIZ DARBRA

      Também acho. Tenho um Focus 2011 manual, excelente carro, e vou aguardar até junho pois já queria trocar esse ano. O brasileiro gosta do EcoSport.

  • Duh

    Que tragam com esse interior ao invés do total pretinho básico que empobrece o carro. Outra se a Ford aumentar o preço vai continuar vendendo o msm que agr ou menos ainda.

  • G.Alonso

    Talvez leve a Ford novamente para a disputa. Tem que ter preço, pois o veículo está queimado com o público de automáticos.

  • Marcus Vinicius

    Finalmente o Ford EcoSport trocará o SYNC game boy por sistema multimídia de verdade !

    • Stroka

      Só faltava trocar o projeto do carro por um de verdade agora

  • Wally

    Ficou tao diferente , tao bonita!! Vai vender muito.. Adeus HR-V, Renegade, Kicks e Creta.

    • Rbs

      Aquele negócio de ironic on ta ligado né?

      • Verdades sobre o mercado

        Se não estiver ligado deve ter consumido algum alucinógeno forte !

      • Wally

        Lógico.

  • Bruno@BRN.CS

    Frente chorona, mas interior ok.

  • Brasil_MG

    Após 2 anos de flagras, enfim a Ford vai conseguir lançar o Eco com farol novo! Mas a concorrência foi mais esperta(exceto VW) e está um passo a frente. A Ford praticamente inaugurou o segmento SUV compacto, serviu de escola para as outras marcas, mas por falta de percepção do mercado, continuará disputando a 5° ou 6° colocação no segmento. Acho que até o WR-V vai seguir vendendo mais que o ECOSPORT, pois apenas o farol novo e os retoques internos não serão suficientes para conter o avanço dos concorrentes. Quem sabe na nova geração…

    • Pedro Mello

      Mudou tão pouco por fora que acaba sendo decepcionante. Talvez nem tenha impacto nas vendas

      • luiz antonio vieira souza

        Prazer, facelift

        • Ⓜ️arcelo

          vero. Não sei pra que tanto disfarce nesta tarseira, pra esconder o Q???? Uma lanterna com cor diferente. Demorou demorou e nem coram de tirar o estepe pendurado na tampa traseira eles tiveram. Vergonha total essa carro, fora essa frente totalmente desengonçada.

          • luiz antonio vieira souza

            Não sei pq tanta implicância de vcs com relação ao estepe pendurado.
            O que chamou atenção dos consumidores qdo o carro foi lançado em 2003 foi justamente ser diferente: estepe externo. Por vários anos foi líder, só não é mais pela cobiça e demora. Pra que tirar? Pra ficar igual a concorrência?

          • Jean Lehn

            La em 2003
            hoje e brega rididulo ultrapassado !

          • marc

            Poderia fazer versões com e sem, assim como o Aircross fez

          • Ⓜ️arcelo

            e perigoso.

            fora que isso foi uma tendencia que começou na década de 90, afff

          • Robson J Souza

            SEUS BABACAS. SE ALGUÉM COMPRA É JUSTAMENTE POR SER DO JEITO QUE É . VOCÊS NAO PODEM COMPRAR ? COMPREM UM FUSQUINHA OU UM FIAT USADO .KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.BABACAS.

          • Ⓜ️arcelo

            Essa tendencia acabou. Veio dos jipes off road e virou tendencia na década de 90 e, como a ford quis passar a impressão que a eco tinha um aspecto off road, apesar de 95% das vendas serem da versão 4×2, eles colocaram o estepe atrás e a receita deu certo, pois além de ser o primeiro suv compacto, tinha essa característica de jpe.
            Mas, HOJE (2017), além de ultrapassado é perigoso em caso de colisão traseira.

          • Filipo

            Por que a Ford não vai tirar o estepe por aqui? Entre outros motivos, o maior é para dar sensação de tamanho maior ao veículo, visto que é o menor da categoria. Ainda mais nas especificações, pois quando o Ecosport é mencionado em comprimento, o estepe é contado junto.
            Sem contar que aparentemente, este veículo sem o estepe pendurado, não passa de um Fiesta com suspensão e teto elevado (o que de fato ele é), passando uma imagem pobre e de fragilidade.
            Eu também não gosto de estepe “pendurado”, mas…

          • Ducar Carros

            Além disso, roubaria um espaço grande no porta-malas, parece que na versão europeia não tem estepe, só o kit de reparo de pneu.

            O Ecosport, sem estepe, regula em tamanho com o 2008, e é maior que o WRV e outros pseudo-aventureiros, e pouca coisa menor que o Renegade.

          • Filipo

            O 2008 é cerca de 10 cm maior que o Ecosport (sem considerar o estepe). E o “WRV” (famoso Crossfit) eu nem considero concorrente para Ecosport e os demais. Para mim, o WRV é a maior enganação automotiva dos últimos anos.

          • Ducar Carros

            Errado. O Ecosport tem 4,24 m com estepe, sem estepe se aproxima do 2008, que tem 4,16 m.

          • luiz antonio vieira souza

            Deixe os brasileiros que não querem estepe externo pensarem que é feio, que é antigo, que a tv de tubo deveria voltar. Eles só se esquecem que as nossas ruas e estradas são lindas de se rodar…

          • Rodrigo Alves

            voltaremos a tv de tubo e telegrafos ja que as coisas não podem se atualizar… faz 12 anos isto apesar de não querer o mundo muda… a roda gira…

          • luiz antonio vieira souza

            Tá bom zé tunel do tempo. Exigir é bom mas explica onde vai encaixar dentro da mala sem roubar espaço. Vai usar pneu mais fino?

        • João Paulo Barbieri

          Poderia ser intermediário 02 anos atrás…rs

    • Debraido

      Após 2 anos de flagras a Ford vai lançar o carro exatamente na mesma época no X6h e Polo.
      Estão de parabéns!!!!!!!!!!!! A mídia voará como urubus para os lançamentos da FIAT e VW, mandando o estagiário cobrir o lançamento da Ford. Tanto tempo planejando esse “lançamento” e, na minha opinião, conseguem errar o momento.

      • Brasil_MG

        Na minha opinião o Eco chega com 1 ano de atraso. Como a mudança foi superficial e fácil de ser feita, não precisava tanta demora pra lançar esse carro.

        • Debraido

          Acredito que a demora se deu pela troca dá caixa AT.

    • Leonel

      Me parece que o câmbio PS rendeu boas dores de cabeça mesmo rsrs…
      Olha, se vir com preço interessante e bem equipada nas versões de entrada, principalmente com o novo câmbio AT, te digo que é capaz de figurar entre os 3 mais vendidos.

      Mas, concordo contigo, a Ford dormiu no tempo nesse segmento. Hoje já temos HR-V, Renegade, Kicks e o recém-lançado Creta. É um segmento bem difícil para o Ecosport (ainda mais um facelift).

      • Brasil_MG

        Creio que a lista dos mais vendidos fique assim: (podendo variar, claro)
        1° – HR-V
        2° – RENEGADE
        3° – CRETA
        4° – KICKS
        5° – ECOSPORT
        6° – WR-V
        7° – DUSTER
        8° – 2008
        9° – TRACKER
        10° – CAPTUR.

        • Ducar Carros

          O Captur, depois que vierem as versões CVT, deve ficar à frente da Tracker.

          • Zigfrietz Tazogh

            Captur já estar vendendo 50% mais do que o Tracker.
            http://www.car.blog.br/2017/04/ranking-dos-231-veiculos-mais-vendidos.html

          • Ygor Soares

            Seria uma Boa, porém o 2008 vem com câmbio de 6 marchas em Junho. Só penso que mesmo com essa “novidade” o mercado para o modelo não muda.

          • Ducar Carros

            A princípio, 6 marchas será apenas para a versão sem ser THP. Se não melhorarem os equipamentos desta versão, não vai adiantar muito.

  • marc

    Um Ka com esse Motor 1.5 Dragon não ia nada mal, mas é difícil por causa do Fiesta

    • invalid_pilot

      Deviam matar o Fiesta, infelizmente o Ka matou ele.

      Ou então deixar o Fiesta apenas nas configurações Titanium.

      • Raimundo A.

        Deviam é trazer a nova geração do Fiesta, mas parece que vai ganhar um facelift até a nova geração vir ou outro produto.
        Aparentemente, a VW voltará a ter carro premium no mercado com o Polo e o Virtus aqui. A Fiat com o X6H e S de certa forma irá explorar essa faixa também. City e Fit absurdamente estão com preços dos premium.
        Não há certeza, mas a Toyota poderá ofertar o Vios. Fica a torcida para renovação dos PSA hatches e poderiam fazer os sedãs.
        A Nissan não descartou o novo March, pois dependeria mais do mercado reagir.
        Em suma, com limitação de alguns produtos compactos e disparada nos preços dos médios hatches e sedãs, a lacuna atendida pelos premium voltaria a ser uma aposta além dos SUVs/crossovers premium.

        • Rafael Lima

          Incrível que o novo Fiesta possui a mesma plataforma feita no Brasil, até o entre eixos é igual, a Ford merece mesmo cair mais no mercado, espero que seja um tiro no pé igual ao da Peugeot que não trouxe o 207 e só teu um tapa no 206

        • AleDG

          Sobre a Nissan, ela poderia fazer o novo March/Micra no México e trazer pra cá como “premium”, e continuaria vendendo o antigo fabricado aqui como modelo de entrada.

    • luiz antonio vieira souza

      Reportagens atrás diziam que seria aplicado tbm na linha ka

      • marc

        Tomara viu, se isso acontecer, acompanhado com uma reestilização, com certeza estará nos meus planos de compra

  • invalid_pilot

    Chega 2020 e essa gambiarra não vai ser lançada kkk

  • Vilker

    É uma vergonha a Ford ficar de fora da briga dos SUV compacto. Renegade e cia agradecem.
    Só acho q nem msm essa restilização será suficiente para tirar vendas da concorrência.
    Só uma nova geração msm.

    • marc

      Eu não acho que a Ford esteja fora não, no meu Estado, por exemplo, e impossível sair de carro e não ver pelo menos 1 EcoSport modelo novo rodando, e com esse novo motor, econômico, devera vender muito

  • Flight_Falcon

    O Ecosport é um bom produto para o segmento de entrada, as tops serão relegadas.

    A demora é pq coube a ele o fato de ser o modelo que vai trazer os novos powertrain da Ford, com o motor 1.5 e o cambio automático.

    Acho que será mais econômico com o câmbio automático que o powershift, ja que esses câmbios evoluíram muito ultimamente, até pq o motor é mais moderno.

    Esperar para ver.

  • Ricardo Blume

    Mais um capítulo da novela Ecosport 2018. A Ford vem enrolando com o lançamento do Ecosport a um bom tempo. Enquanto isso, um modelo que já foi líder, vai sumindo da memória dos consumidores e a concorrência ganhando mais e mais espaço. Mesmo caso com a VW. O tão prometido SUV nacional da marca é só falação.

  • Roger

    Por dentro, SHOW! Por fora, humpf…

  • Marco A

    Nossa!!! Que mudança, nem reconheci. Parabéns Ford!

  • luiz antonio vieira souza

    “”Além da reforma visual e o novo motor, o EcoSport trocará o problemático câmbio PowerShift por um automático convencional de seis velocidades…””
    Já era hora heim?
    lançar só em junho? Pra quem quer tentar recuperar a liderança absoluta que teve no passado tá demorando demais

  • Ilbirs

    Como havia dito, era basicamente o Eco Mk2 reestilizado apresentado em Los Angeles com estepe pendurado e iluminação de padrão europeu:

    https://www.autossegredos.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Ford-EcoSport-2018-estepe-flagra-china-2.jpg

    https://3.bp.blogspot.com/-ljVMvWjcvv8/WCtO-A2gILI/AAAAAAAB-PY/S3HVEFn9EnkLfewS4HSL0hVrtGmU65J4wCLcB/s1600/FordEcoSport_01_HR.jpg

    Na frente o para-choque dianteiro parece menos proeminente, como vemos pelos faróis menos recuados. Já na traseira também há a impressão de um para-choque menos destacado:

    https://www.autossegredos.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Ford-EcoSport-2018-estepe-flagra-china-4.jpg

    https://www.autossegredos.com.br/wp-content/uploads/2017/04/flagra-ford-ecosport-2018.jpg

    https://www.autossegredos.com.br/wp-content/uploads/2017/04/flagra-ford-ecosport-2018-1.jpg

    https://3.bp.blogspot.com/-4SaizFgrcsQ/WCqEVymUF5I/AAAAAAACfGU/62prHBtgs6M__w2w_GxT6b3DMmBHy5LgwCLcB/s1600/Novo-Ford-EcoSport-2017%2B%25281%2529.jpg

    No máximo o que vemos, na especificação brasileira, é um aplique cinza no para-choque traseiro que está ou não presente conforme a versão, como poderão ver pelas fotos. Agora vamos ao resto do veículo, pois sabemos que o interior será no geral aquele do modelo apresentado em Los Angeles. Segue a incógnita do que esperar do Dragon e se ele, sendo um tricilíndrico de 1,5 l, vai ter bom isolamento das vibrações, especialmente se considerarmos a cilindrada. Por ora temos de exemplo o 1.5 da BMW, que tem o mesmo número de cilindros e foi bem projetado para não prejudicar o refinamento geral. A parte estranha desta notícia do Autos Segredos é dizerem que o 2.0 seguirá sendo o mesmo, enquanto outros meios dão como certa a mesma especificação do Focus, com injeção direta e até 178 cv, o que catapultaria o Eco para a liderança de potência no segmento, tanto em SUVs com motor Otto quanto no geral, ficando 5 cv mais forte que o 1.6 THP e 8 cv mais forte que o 2.0 Multijet. Esse poderia ser um argumento de vendas favorável ao Eco se bem aproveitado.
    Não acredito que depois disso teremos mais mudanças no Mk2 e que por ora o lançamento do modelo reestilizado nos Estados Unidos serve mais mesmo para balão de ensaio de o que precisa ter um Mk3 para emplacar bem naquelas bandas.

  • Maycon Farias

    Por dentro lindo. Mas por fora(frente)… que monstro!. Coitada da Ford, perdeu a linha. Esse na cor branca está tremendamente assustador. Tinha tudo para ser bonito, até o modelo quadradao antes desse atual está mais bonito que isso que vão oferecer. Vai chegar tomando pancada da concorrência, são tantos modelos totalmente novos e mais bonitos na categoria.

    • marc

      Vai nada, tantos modelos horrorosos como March, Versa, Etios, Up, Mobi tão aí vendendo, duvido que o Eco, com novo motor + econômico e potente, e câmbio Automático para quem quer, vai encalhar

      • Maycon Farias

        Mas nos populares não tem muita opção, é meio que obrigado a escolher o menos feio, mas na categoria do Eco todos estão muito bonitos, ele vai ser o mais feio deles se for igual o Branco da foto.

  • Victor

    Ficou mais genérico ainda. Parabéns, Ford!

  • ♐ Evandro ⭐

    Só a Ford Não percebe que esse carro não tem mais fôlego.

  • Freaky Boss

    Mudou pouco. Não traz nada que o destaque. Re lançar e vai continuar na rabeira….Não entendi essa estratégia.

  • Whering Alberto

    Ninguém vai nem sentir. Que burrada da FORD.

  • Anderson SP®

    Era pra ser lançada uma nova geração, e não esse tapa de farol e parachoque novos, é carro pra ficar de 5º lugar pra cima na categoria e olhe lá.

  • CorsarioViajante

    O novo câmbio fará bem às vendas, já que a Ford fez uma trapalhada imensa com o PS e queimou o produto. Tira logo este pneu horrível da traseira.

  • Fagner Rafael.

    Esse remendo não convence mais. A Ford vai ter que fazer um carro do zero

  • marcos

    Se motor alavancar vendas….acho que não

  • pedro

    A Ford consegue ser muito lenta.

  • Kadu_CE

    Só em trocar o cambio ja me torna um Possível comprador novamente.
    Só demorou muito pra sair.

  • Zigfrietz Tazogh

    [OFF]
    Ranking de 237 veículos mais vendidos – Março de 2017
    http://www.car.blog.br/2017/04/ranking-dos-231-veiculos-mais-vendidos.html

  • Thiago André

    Geral critica e 95% aqui não tem carro, ou que tem, seus carros não chegam perto de uma Eco 2008….

  • Marcelo Cordeiro

    Realmente, esperar anos para apresentar um facelift é um absurdo! A Ford é lenta demais, mereceu ter perdido o espaço que perdeu no segmento que inaugurou.

  • Filipe Braga

    Com essa design já cansado não passará de mero coadjuvante. Aliás, não fosse o Ka, a Ford estaria lá na rabeira.

  • yurieu

    EcoSport, Escape, Edge, Flex, Explorer, Expedition. Isso sim é democracia.

  • giovanni

    e o face-lift chamado de NOVO carro, NOVA geração, mas é a mesma coisa. Exemplo disso é o gol que a VW já o hma de 09/10 gerações (nem embro agora), mas está na 3a…

  • Vattt

    Eu particularmente não gostei dessa nova frente, parece desproporcional. Mas o pior, é não ver diferença alguma na traseira, nada de novo, as lanternas poderiam ganhar novo formato, inspirados até na nova Edge. O interior que mudo pra melhor visualmente, espero que tenha qualidade melhor. Ou seja, um carro que não causara frisson algum no mercado.

  • Edson Fernandes

    Marlos,

    Somente um adendo: (sei que fazem 16 dias) O motor 2.0 passará a ser o mesmo do Focus (com injeção direta).

  • ocampi

    Aliás o Ecosport sempre foi um bom negocio. Compra facilitada no zero e bom mercado de usado. Ou seja continua sendo uma boa compra.

  • Ari Acosta

    Cabe comentar aqui o desrespeito que a ford (minúsculo mesmo) demonstrou com o povo brasileiro ao não apresentar seu “lançamento” (kkkkk) no Salão do Automóvel de São Paulo, mas pensando bem… se era pra apresentar “apenas isso”, nos poupou de passar raiva antes dos gringos. A concorrência feliz, agradece de coração.

  • ocampi

    Melhorando o câmbio, fica 99%.

  • Felippe M Moura

    Vai continuar MATANDO SEUS CONSUMIDORES com esse STEP na traseira cadê o BATMAN, ROBINNN para salvar, pqp (Seriado Chaves), melhor dizendo orgãos de defesa do consumidor, ministerios publicos, defensorias, assembleias e camaras legislativas, detrans, cotran …