Ford
| em 4 meses ago

Ford cria SuperVan com 1.400 CV para bater recorde em corrida

Compartilhar

Bólido foi preparado em três semanas pela Ford para a Subida Internacional de Pikes Peak, no Colorado, EUA, dispondo de três motores elétricos

Ford elaborou a SuperVan 4.2 para correr na montanha de Pikes Peak. O modelo foi preparado com três motores elétricos, capazes de gerar 1.400 cv, para percorrer 156 curvas ao longo de 20 km em tempo recorde na categoria Open Class da competição.

Conhecida como “Playground do Diabo”, a subida é a segunda corrida mais antiga da América do Norte sendo disputada anualmente desde 1916. Também chamada de “Corrida para as Nuvens”, a competição tem características únicas como as centenas de curvas acentuadas para se chegar ao topo da montanha, com 1.440 metros de elevação total.

Foto | Ford/Divulgação – A pista é a única do mundo onde se pode voar de skydive da linha final até a largada.

A SuperVan 4.2 foi projetada especificamente para o desafio, tornando-se, segundo a Ford, uma máquina de escalar montanhas. O modelo é baseado na SuperVan 4 apresentada em 2022 que também tinha uma plataforma totalmente elétrica. As gerações anteriores 1, 2 e 3 foram apresentadas em 1971, 1984 e 1994, respectivamente.

Para a Van adaptada que encarou o desafio foram feitas modificações na carroceria, freios, suspensão, direção, baterias, inversores e controle de temperatura, com redução de 400 kg no peso.

Foto | Divulgação/Ford – Gerações anteriores da SuperVan da Ford já tiveram V8 central e motor de F1 antes de aderir à eletrificação

O objetivo inicial foi alcançado e, com o tempo de 8 minutos e 47,682 segundos, a SuperVan 4.2 bateu o recorde na categoria Open Class. A Ford salientou ainda que faltou pouco para chegar também ao recorde geral, registrado pelo Wolf TSC-FS da classe Unlimited, com 8 minutos e 40,080 segundos.

“Há muitos motivos pelos quais escolhemos uma van para subir a montanha de Pikes Peak. Tudo o que aprendemos aqui podemos aplicar nos nossos carros de rua. E todos os nossos carros eletrificados daqui para frente serão melhores por causa do que fizemos nessa competição”

, diz Mark Rushbrook, diretor global de Motorsports da Ford Performance.

Foto principal | Ford/Divulgação

Junio Paiva

Junio Paiva é estudante do oitavo período de jornalismo na PUC Minas. Além do Portal Autos Segredos, ele atua como estagiário na CDM - Cooperação Para o Desenvolvimento e Morada Humana. Paiva também já estagiou na Vallourec Soluções Tubulares do Brasil S. A. e Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais.