A Ford comemora a marca de 3 milhões de veículos fabricados no Complexo Industrial Ford Nordeste, em Camaçari, na Bahia. De acordo com a marca, cerca de 30% desse volume foi destinado à exportação para países da América do Sul e México. A unidade comemorativa foi EcoSport 2018 que passou por pequenas mudanças visuais.

Capacidade

A fábrica de Camaçari tem capacidade de produção de 250 mil veículos por ano. Atualmente, a unidade trabalha em três turnos e é responsável pela fabricação dos compactos Ka e Ka+, que formam uma das linhas mais vendidas do País, além do EcoSport.

“Este é um grande momento da fábrica de Camaçari”, diz Silvio Illi, gerente da unidade. “Estamos operando com capacidade máxima, com o sucesso do Ka e a chegada do Novo EcoSport. Trata-se de um dos maiores programas de desenvolvimento de veículos já realizados pela Ford, liderado pelo Brasil junto com outros centros de engenharia da marca no mundo.”

Inauguração

A fábrica da Ford na Bahia foi inaugurada em outubro de 2001, produzindo inicialmente o Fiesta RoCam. A partir de 2003 iniciou também a produção do EcoSport e, desde 2014, passou a montar a atual geração do Ka – ocasião em que o New Fiesta começou a ser produzido na fábrica de São Bernardo do Campo, SP.

Empregos

Atualmente, a fábrica emprega 7.600 colaboradores diretos, sendo aproximadamente 70% da Ford e o restante dos quase 20 fornecedores instalados na planta. Todo o Polo Industrial de Camaçari emprega 15 mil pessoas diretamente.

Fotos | Ford/Divulgação