O sistema Sync, que equipa Fusion e Edge, era ótimo para quem mora no exterior, mas apenas razoável para os que vivem aqui. O problema é que, até agora, a central da Ford não atendia a comandos em português e o GPS não dispunha de mapas do território nacional. Agora, a falha foi finalmente sanada: os dois modelos passam a contar com ambas as funções e quem é proprietário de um veículo sem as atualizações poderá instalá-las gratuitamente na rede autorizada.

O sistema Sync equipa as versões SEL (2009) e  Limited (2010 e 2011) do Edge. No Fusion, o item está presente nas configurações V6 (2010, 2011 e 2012) e Hybrid (2011 e 2012). A Ford entrará em contato com os proprietários, mas também é possível solicitar o serviço diretamente em uma autorizada, a partir de hoje, 27. Ainda há a opção de agendar a atualização por meio da central de atendimento da marca, pelo telefone 0800 703-3673.

Há, porém, uma ressalva: o serviço inclui a desabilitação das funções de reconhecimento de voz para rádio, CD/DVD, jukebox e ar-condicionado em todos os idiomas. Ainda assim, o negócio parece vantajoso, pois os comandos vocais para mecanismos externos, como USB e Bluetooth, continuam disponíveis e serão atualizados com o português do Brasil. A Ford exige originalidade total do sistema elétrico para realizar o serviço; veículos passaram por intervenções fora dos concessionários não terão direito ao up-grade gratuito.

Foto | Reginaldo Manente/Ford/Divulgação

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter