Novo motor 1.5 TiCVT tem potência de 137,2 cv com etanol

A Ford apresentou hoje seu novo motor 1.5 de três cilindros. A novidade foi antecipada pelo Autos Segredos em abril de 2015. A novidade foi apresentada hoje para parte da imprensa especializada. O novo motor fará sua estreia no EcoSport reestilizado como antecipado por nossa reportagem em 2015.

Potência

O novo motor 1.5 TiVCT tem potência de 137,2 cv e torque 16,16 kgfm quando abastecido com etanol. Segundo a Ford, a arquitetura de três cilindros permite uma redução de 10% no peso e tamanho, qualidades que são reforçadas pelo uso de bloco de alumínio. Suas soluções técnicas incluem coletor de escape integrado, eixo balanceiro com mancais hidrodinâmicos, bomba de óleo variável, correia imersa em óleo e duplo comando variável e independente de válvulas (tecnologia TiVCT).

Características

A marca diz ainda que o novo 1.5 de três cilindros tem vários aspectos em comum com o 1.0 e avanços adicionais para a redução do peso, volume, atrito e vibrações, desenvolvidos para um conjunto mais potente. Como o bloco, a tampa frontal é de alumínio contribui para reduzir o peso e aumentar a rigidez do sistema, com integração ao coxim do motor e eliminação do suporte da bomba d’água.

Já o coletor de escape é integrado ao cabeçote, por isso, ajuda a aquecer mais rápido o catalisador, reduzindo as emissões. Ele forma uma peça única, sem juntas e parafusos, que melhora a mistura ar-combustível e também reduz os ruídos. O eixo balanceiro apoiado por mancais hidrodinâmicos funciona como um contrapeso que elimina as vibrações naturais do arranjo de três cilindros e conta com canais internos de lubrificação para redução do atrito.

Bomba de óleo

A bomba de óleo variável otimiza a pressão de acordo com a exigência de operação do motor para economizar combustível. O acionamento das válvulas por correia imersa em óleo reduz o atrito e ruídos, proporcionando também grande durabilidade.

Fotos | Ford/Divulgação