[Teste de impacto] Argo e Cronos são apenas razoáveis em proteção para adultos

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Cronos e Argo conseguem apenas três estrelas nos testes de impacto do Instituto Latin NCAP. Já na proteção aos passageiros infantis, a dupla conseguiu quatro estrelas das cinco possíveis

Finalmente, Argo e Cronos passam pelo crivo dos testes de impacto do instituto Latin NCAP. A nota de ambos foi apenas razoável na proteção aos passageiros adultos, a dupla conquistou apenas três estrelas das cinco possíveis. Já na proteção aos passageiros infantis, os compactos se saíram melhor e levaram quatro estrelas.

teste de impacto Cronos
Foto | Latin NCAP/Divulgação

Proteção aos adultos

De acordo com relatório do Latin NCAP, a proteção proporcionada para a cabeça e o pescoço do motorista e do passageiro foi boa. Já para o tórax do motorista a proteção foi ruim e boa para o passageiro por parte dos sistemas de retenção.

Os joelhos do condutor e do ocupante do banco dianteiro foi ruim, uma vez que podem impactar contra estruturas perigosas atrás do painel. O instituto afirma que as canelas do motorista receberam proteção adequada e boa, enquanto as do passageiro foi apenas adequada.

Na área dos pés a estrutura foi considerada estável e mostrou deformação insignificante. A proteção para os pés é boa. Já a estrutura do habitáculo foi considerada instável.

Na batida lateral, a dupla de compactos da Fiat proporcionou boa proteção para a cabeça, abdome e pelve. Mas apresentou proteção fraca para o tórax.

teste de impacto Argo
Foto | Latin NCAP/Divulgação

Sem teste de ESC e batida de poste

Por não terem os airbags laterais o teste de batida lateral em poste não foi realizado tanto no Argo, quanto no Cronos. Já os testes de ESC não foram realizados por não atender ao volume mínimo exigido pelo Latin NCAP. O modelo oferece um único SBR para o motorista. Todos os itens acima explicam as três estrelas para a proteção do ocupante adulto.

A dupla só oferece o controle de estabilidade ESC como equipamento de série a partir da versão Drive GSR. Já os sidebags (proteção padrão de cabeça para impacto lateral) são ofertados como opcionais na configuração Precision, do Cronos, por R$ 2.647. No Argo, o equipamento pode ser adicionado na versão HGT por R$ 2.550.

Proteção as crianças

Nos testes do Latin NCAP, o Sistema de Retenção Infantil (SRI), para a criança de três anos, foi instalado virado para a frente usando ancoragens ISOFIX e top tether, proporcionando proteção boa e adequada no impacto frontal.

Já o dummy de um ano e meio foi instalado voltado para trás utilizando ancoragens ISOFIX e pé de apoio, proporcionando boa proteção no impacto frontal.

Já nos testes de impacto lateral, ambos os dummies receberam boa proteção no impacto lateral.

Segundo o instituto, todos os SRIs avaliados para a instalação foram aprovados. O veículo oferece cinto de três pontos em todos os assentos e todos cumprem as normas técnicas internacionais.

Já a sinalização das ancoragens ISOFIX, em relação ao uso do SRI, não atende aos requisitos do Latin NCAP. Em ambos é possível desativar o airbag do passageiro, mas ele não atende aos requisitos de avaliação do Latin NCAP.

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