Ao todo foram convocadas 21.778 unidades do Fiat Argo

Fiat Argo HGTLançado recentemente, o Fiat Argo é convocado para o seu primeiro recall. Ao todo são 21.778 unidades do hatch que devem passar por a verificação e o reparo do chicote elétrico do volante de direção e, se necessária, a substituição do volante de direção completo.

Fiat Argo HGT

Versões

O chamado afeta as versões Drive, Precision e HGT, ano/modelo 2017/2018. O agendamento já pode ser realizado e o reparos começam no dia 11 de dezembro. O tempo estimado para o reparo é de uma hora.

Chassis

As unidades do Fiat Argo tem números de chassis (não sequenciais) de 9BD358A42JYH10115 a 9BD358A9WJYH10215.

Falha

Segundo a marca, foi identificado a possibilidade do rompimento do chicote elétrico do volante de direção, devido a um possível esmagamento provocado pela cobertura do airbag, podendo provocar a sua desativação e, em casos extremos, o acionamento involuntário do airbag do motorista, com consequentes danos físicos e materiais ao condutor, aos passageiros e a terceiros.

Informações

Para mais informações, os clientes devem ligar para a Central de Serviços ao Cliente Fiat pelo telefone 0800 707 1000 ou acessar o site www.fiat.com.br.

Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

  • Malvino Jose Moreira Junior

    Muito bom detectar isso a tempo! Tem vez que só detectam isso depois de anos.

    • NORDSK

      Na realidade uma falha grave mas por puro problema de controle de qualidade. O que acontece é que as partes expostas dentro do carro são perfeitas, lisinhas, sem rebarbas e as partes que não ficam visíveis são cheias de rebarbas, isso em praticamente todos os carros. Esses dias desmontei parte do painel do meu, onde fica o radio e pude constatar isso. Quando funciona o veículo, com a trepidacão e movimento natural, isso funciona igual a uma serra. Nesse caso específico, o chicote estava no local errado, e conforme se colocava a tampa do Air Bag, essa pressionava esse chicote que vem protegido por um tubo termo encolhivel anti chama, mas é fino e se for pressionado ele rasga e aí a atuação é direta sobre os fios.

      • Malvino Jose Moreira Junior

        Lembro que no palio, quase cortei o dedo colocando o radio!

  • Joaquim Grillo

    os istas piram

  • Tiago

    é a bombinha em tempo de explodir, rsrsrsrsrs… Ainda digo e repito a Fiat deveria dá de brinde no recall o nariz vermelho de palhaço para cada comprador do Argo… Rsrsrsrsrsrs

    • Raimundo A.

      Esse item deveria ser dado para os brasileiros de forma geral, pois achar normal pagar tão caro por carros tão inseguros e passíveis de problemas.

      • marc

        Alguns carros subiram demais, lembro que em 2014 por exemplo, um Palio Sporting (com teto solar) era 44.000 edição Interlagos completa, hoje o carro equivalente, o Argo Hgt completo 78.000 (64.600 + opcionais)

        • Daniel

          O preço base do Palio Sporting Interlagos em dez/2014 era R$ 47809, com os pacotes de opcionais ficava um tanto mais caro.
          Fazendo a atualização monetária, os 47809 de 2014 equivalem a 56197,91 hoje… Ou seja, o preço de um Uno 1.3…

          Um Bravo Sporting Dualogic custava 63mil na epoca… Fazendo a atualização monetária, seria o mesmo que R$74054,43 hoje. Ou seja, a Fiat realmente acredita que o Argo é o substituto do Bravo!

      • NORDSK

        Não é privilegio só de brasileiros só que lá fora pelo menos não pagam tão caro e tem a justiça que funciona.

  • Rafael Sarmento

    É só o começo. Ainda tem muita coisa para acertar nesse carro. O proprietário de um Fiat tem que ser muito zeloso com o carro, pq a marca não tem confiabilidade. Vê se eles vendem alguma coisa nos EUA…

    • Joaquim Grillo

      for assim vw tá no limbo

    • Raimundo A.

      Não vendem nos EUA? Pesquise melhor antes criticar, porque criticas infundadas é o que mais tem. Abaixo, o link dos produtos vendidos nos EUA pra não dizer que estou inventando.

      Problemas que o Argo está apresentando podem fazer parte de qualquer veículo novo no mercado cujos interessados deveriam saber dos riscos de ter nesse estágio. Quem quer evitar problemas, deveria comprar após ao menos um ano de mercado, porque mesmo com todo o tempo de testes de desenvolvimento e tal, a produção em escala maior pode ocasionar outros empecilhos e os testes ainda permanecem por algum período.

      Se for um importado, aí pode ser diferente ou não. Normalmente o veículo é vendido em diversos mercados e problemas nesses podem ser solucionados antes da oferta por aqui. Todavia, vez ou outra surgem problemas em importados.

      O risco vai existir e em algumas situações poderá ser maior.

      https://www.fiatusa.com/500x.html

      https://www.fiatusa.com/500.html

      https://www.fiatusa.com/spider.html

    • Murilo Soares de O. Filho

      Menos vai, já tive Fiat, e não é isso não…você não gosta, assim como não gosto de Chevrolet, simplesmente por que não me agrada.

  • Mr. Car

    Alguém sabe quantos fanboys da Fiat não deixaram pedra sobre pedra no caso do Kwid? Alguém sabe onde estão eles todos agora, he, he?

  • Murilo Soares de O. Filho

    Não um carro novo que não dá recall, aí você pensa a 20 anos atrás não havia recall, ou seja, o consumidor se f…Hoje pelo há recall…mas não se preocupem, logo é o Polo.

    • Daniel

      Lembro quando eu era pequeno e, brincando na garagem “arranquei o volante do Voyage 84 que meu pai tinha…. Na época, claro que fui acusado pelo crime…. Hehe
      Durante muitos anos eu tentava saber como uma criança com 4 anos conseguiria tirar o volante de um carro sem usar nenhuma ferramenta!
      Ano passado descobri num fórum que vários outros carros da linha Vw tinham esse problema na época!
      Imagine quantos acidentes podem ter sido causado por isso é nunca ninguém soube? (não sobrava nada desses carros quando batiam… E tbm, não fazem perícia como se deve – certamente alguém escrevia no final do relatório:” excesso de velocidade ” e, pronto!

      • NORDSK

        Interessante que eu tive 3 Voyage, inclusive um GLS 1.8 que eu vivia na estrada a 180 kmh pois não tinha radar e nunca saiu volante na minha mão. Mesma coisa com os Gols e Passat que deveriam ter sistema igual. Acho que tive muita sorte então.

      • zekinha71

        Lembro de um Brasília de uma tia que era fácil tirar o volante.

  • Rodrigo

    Tenho um argo Drive, e meu pai um precision e ambos não consta no recall, a notícia diz todos? que estranho….

    • Cesar

      97,5% de todos os argos o que arrendondando dá 100%.
      Mas…
      O seu deve ser aquele 1%…

    • marc

      É melhor conferir mesmo assim

    • Pedro Mello

      Quase todos.

  • Saraiva Net

    Pelo menos a FIAT avisa, e o FOX corta dedo !!!!

    • Daniel

      Deve ter acionado o air-bag de algum Argo de parente de político… A Fiat não assumia de jeito nenhum os Stilo 3 rodas…
      Teve a Toyota com os tapetes assassinos, Ford com os Explorer que os pneus explodiam… E por aí vai

      No final, são todas iguais querendo arrancar mais dinheiro dos consumidores…
      Mas, por aqui é tudo uma questão de torcedores de marcas….

      • ViniciusVS

        É o caso da Takata.

        Acho um absurdo carro acima de 2015 com airbag takata…

    • NORDSK

      Antes do Fox corta dedo tinha Stilo que soltava a roda e a Fiat nunca admitiu até que justiça obrigou ela a indenizar proprietários. E tinha o Tipo que pegava fogo também e ela não admitia que era defeito. E antes teve o Tempra que caia o motor e também não era com ela.

      • Na Moral!

        Um parente perdeu um Tempra semi novo nessa época, ele simplesmente pegou fogo, não tinha seguro na época e meu primo, perdeu o carro, caríssimo naquele tempo.

  • João Guilherme Tuhu

    Sempre tive receio de adquirir carros recém-lançados. E parece que a coisa tá desandando mesmo.

  • Nunes Nunes

    Faltou terminar a frase: no airbag do motorista.

  • Louco por carros

    Só maluco pra comprar carro recém lançado. O próximo é o Polo.

    • Marcelo Cordeiro

      Besteira, fui proprietário de um Hyundai HB20 adquirido em pré venda e usei por três anos e meio sem nenhum problema. Este tipo de generalização não tem nenhum fundamento!

      • Louco por carros

        Mais um doidão.

      • ViniciusVS

        Tem gente que tem um “ódio” com quem compra carro 0km que eu não consigo entender…

        Cada um compra o que bem entender, o que mais tem é carro usado moído pelo primeiro dono e não vejo ninguém criticando quem compra carro usado.

        • marc

          Ninguém falou mal em comprar carro zero, ele falou em comprar recém lançado, que geralmente vem com algum vício

          • ViniciusVS

            Justamente, o que mais tem é carro usado cheio de vício…

            Tem carros com quase 20 anos que entraram em Recall agora e outros modelos fora de linha que a montadora escondeu o defeito…

            São dois pesos e duas medidas né?

  • Marcelo Cordeiro

    Exato, eu gostaria de ouvir daquelas pessoas que esculhambaram o Renault Kwid por causa do recall realizado, o que eles acham deste Recall da FIAT com relação ao Argo. Só pra registrar, galera…

  • Stig

    Matéria sobre Air Bag:

    “O airbag dos veículos automotivos vendidos no Brasil é o
    componente que mais tem apresentado problemas que resultaram na
    necessidade de se fazer campanhas de recall. No entanto, 84%
    dos mais de 2,2 milhões de veículos que se encontram nessa situação não o
    fizeram, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).”

    Então o Fiat Argo já vendeu 2.2 milhões de unidades desde o seu lançamento ?

    Várias marcas estão com defeito em air bag, inclusive as famigeradas marcas japonesas.

    • NORDSK

      O assunto aqui é Argo. Outro dia era Kwid. Vamos falar do assunto, que é sério, sem torcida por marca, porque se for falar sobre todos, vai faltar espaço já que todos, sem excessão tiveram recall, até BMW, Mercedes e Audi.

  • Edwr

    Acontece! Mas o Argo é um carro feio, e por isso todo mundo critica mais. Tadim!

  • Na Moral!

    Até hj não entendi esse Argo, ele é mt esquisito….feio.