Perua até ganhou linha 2018, mas tanto a Weekend quanto o Doblò já não fazem mais parte dos planos da Fiat para o próximo ano. Betim ficará restrita a produção de seis modelos

Mais dois modelos da Fiat não desfrutarão dos showrooms das revendas da marca no próximo ano. Nossa reportagem apurou que o Fiat Doblò e a Weekend não fazem mais parte dos planos do fabricante para 2018. A fábrica da Fiat em Betim (MG) será responsável pela produção de apenas seis modelos: Argo, Fiorino, Grand Siena, Mobi, Strada e Uno.

Fiat Weekend

Nossos parceiros do AutoPapo também confirmaram o fim da perua em matéria publicada ontem (20/12). A Fiat Weekend até ganhou a linha 2018, porém, ela segue viva somente no site oficial do fabricante. É difícil ver um exemplar do modelo nas revendas da marca. Derivada da primeira geração do compacto, a Fiat Palio Weekend chegou ao mercado em 1997. A perua deixa as linhas de produção em exatos 20 anos de fabricação.

Em seu fim de vida, a perua era vendida nas versões Attractive com motor 1.4 Fire e Adventure com propulsor 1.8 E.torQ. Registrada como Palio Weekend em seu nascimento, a perua foi rebatizada de Weekend em seu fim de vida. Para se manter jovial, a Weekend abusou do bisturi, a perua passou por plásticas em 2001, 2004, 2007 e 2012. O visual atual é fruto da última reestilização de 2012.

Motores

A Fiat Weekend já foi equipada com motores 1.0, 1.3 8v, 1.3 16v, 1.4, 1.5, 1.6 8v, 1.8 8v, 1.6 16v e 1.8 16v. Em 2007, a Palio Weekend passou por sua mudança visual mais profunda, ganhando novas lanternas traseiras, novas estampagens das portas e novos faróis. Com exceção do novo para-choque de 2012, a versão atual conta praticamente com o mesmo desenho de 2007.

Adventure

Em 1999, a Palio Weekend estreou a versão Adventure que contava com visual mais off-road, suspensão elevada e o famigerado quebra-mato. Em 2007, um dos destaques mecânicos da perua foi a chegada do sistema Locker, de bloqueio de diferencial, quando foi lançado o sistema era item de série nas versões Adventure, hoje a tecnologia é ofertada como item opcional.

Fiat Doblò

Diferentemente da perua, o Fiat Doblò não teve a sorte de ganhar a linha 2018. Com quinze anos de produção, o modelo ainda figura como linha 2017 no site oficial do fabricante. Lançado em 2002, o multiuso ficou até 2010 sem nenhuma alteração visual. A exceção foi a troca da tampa do porta-malas que foi trocada em 2003 pelas portas de abertura dupla.

Versão aventureira

Em 2003, o modelo ganhou a versão Adventure, que até hoje é uma das versões mais vendidas. Desde seu lançamento o modelo foi equipado com motores 1.3 8v, 1.3 16v, 1.4 8v, 1.6 16v e 1.8 8v.

O Fiat Doblò comercializado no Brasil era descendente direto da primeira geração do modelo. A única mudança no Brasil foi a reestilização de 2010. O Doblò nacional estava duas gerações atrás do modelo europeu.

Versões

O Doblò era comercializado nas versões Essence, de cinco e sete lugares e na topo de linha Adventure, ambas equipadas com motor 1.8 E.torQ.

Fiat diz que que continuam linha

Antes da publicação dessa matéria, a Fiat disse que não comentaria o assunto. Porém, depois da publicação o fabricante se posicionou e diz que ambos os modelos continuam em produção. A marca afirma que foram produzidas em dezembro 692 unidades do Doblò e 332 da Weekend. Levando em conta que a Fiat tem mais de 600 pontos de vendas no Brasil, a produção da perua atende pouco mais metade das lojas, já com o número de unidades fabricadas do multiuso dá uma unidade para cada loja.

Atualizado em 22/12/2017 às 20h47

Fotos | Fiat/Divulgação