Fiat
| em 5 anos ago

O que comprar: Cronos 1.3 ou Grand Siena 1.4 Attractive?

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Irmãos, Cronos 1.3 e Grand Siena 1.4 Attractive lutam pelo mesmo cliente,o primeiro tem projeto mais moderno, motor novo e mais equipamentos.Sedã mais velho aposta na tradição do nome.
Foto | Montagem sobre imagens Fiat/Divulgação

Basicamente, Cronos 1.3 e Grand Siena 1.4 Attractive estão disputando o mesmo cliente. Até mesmo nos preços os dois se equivalem: a diferença entre eles é de apenas R$ 3 mil. O Cronos é comercializado por R$ 58.990 e o Grand Siena é oferecido por R$ 55.990.

Veja qual dois fica melhor para levar toda a bagagem da família.

Foto | Fiat/Divulgação

Tamanho

Apesar de ser um projeto bem mais novo, o Cronos é ligeiramente maior que o Grand Siena. O derivado do Argo tem 4,36 metros de comprimento; 1,72 m de largura; 2,52 m de entre-eixos e 1,50 m de altura.

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Já o Grand siena conta 4,29 metros de comprimento; 1,70 de largura; 2,51 m de entre-eixos e 1,50 m de altura. Por ligeira vantagem em espaço para as pernas e na largura, o Cronos leva a vitória nesse quesito.

Porta-malas

Quem opta pela compra de um sedã está em busca de um bom porta-malas. Nesse quesito, os dois atendem. O Cronos leva a vitória por oferecer 5 litros de capacidade a mais: 525 litros contra 520 litros de capacidade do Grand Siena.

Foto | Fiat/Divulgação

Acabamento

Apesar da idade do projeto, as linhas do painel e do acabamento do Grand Siena ainda agradam. Mas não há como negar que o acabamento da Fiat melhorou significativamente com a chegada da dupla Argo/Cronos.

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Os bancos do Cronos também acomodam melhor os ocupantes que os do Grand Siena.

Ergonomia, materiais superiores e melhor capricho na montagem, aliados ao desenho mais moderno, dão vitória ao Cronos.

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Conforto

A lista de itens de conforto é bem similar nos dois sedãs da Fiat. Ar-condicionado, direção assistida, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas são comuns aos dois. Porém, o Cronos leva a melhor por ter a direção com assistência elétrica, volante e banco do motorista com regulagem de altura.

Foto | Fiat/Divulgação

Som

O Grand Siena conta somente com pré-disposição para som que inclui alto-falantes e fiação. Na versão de entrada, o Cronos não tem a central multimídia – que é a grande paixão dos consumidores atualmente na compra de qualquer carro. Mas o sedã argentino leva a melhor sobre o veterano por oferecer Rádio Connect AUX/USB/MP3/AM/FM, Audio Streaming, Viva-voz Bluetooth. O Cronos ainda inclui na volante com comandos do rádio e telefone.

Foto | Fiat/Divulgação

Segurança

O Grand Siena segue o regulamento e oferta somente os itens compulsórios em relação a segurança. A lista é composta por airbag duplo, freios ABS, cinto de três pontos retráteis dianteiros e somente nos assentos laterais do banco traseiro. Como item extra, a marca oferta somente apoio de cabeça central para o passageiro do banco traseiro (o cinto ainda é abdominal).

Foto | Fiat/Divulgação

Mesmo mais novo, não espere controles de tração e estabilidade entre os itens de série do Cronos 1.3. Porém, em relação ao irmão ele evoluiu um pouco. Além dos freios ABS e airbag duplo, ele oferta cinto de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes e gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix).

O Cronos ainda oferece alarme antifurto e sistema de monitoramento de pressão de pneus.

Motor

Em termos de motorização, a única coisa comum aos dois é o câmbio manual de cinco marchas. Os motores são muito diferentes.

O Grand Siena é equipado com o veterano motor 1.4 Fire EVO que recebeu a última atualização, em 2010, no lançamento do Uno. O propulsor rende potência de 88 cv a 5.750 rpm e troque de 12,5 kgfm a 3.500 rpm quando abastecido com etanol. Já com gasolina, a potência é de 85 cv a 5.750 rpm e torque é de 12,4 kgfm a 3.750 rpm.

Outro ponto negativo é o tanquinho de partida a frio.

Já o Cronos é equipado com o motor 1.3 Firefly que rende 109 cv de potência a 6.250 rpm e torque de 14,2 kgfm quando abastecido com etanol. Já com gasolina no tanque a potência é de 101 cv a 6.000 rpm e o torque fica em 13,7 kgfm a 3.500 rpm.

Aqui, não há o que discutir e o Cronos ganha disparado.

Foto | Fiat/Divulgação
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Consumo

Em dados aferidos pelo Inmetro, o Grand Siena faz média de 9,5 km/l em ciclo urbano e rodoviário com etanol no tanque. Já com gasolina a média é de 13,6 km/l na cidade e 14 km/l na estrada.

Já o Cronos tem média 8,5 km/l em trajeto urbano e 10,3 km/l rodando em estrada quando abastecido com etanol. Com gasolina, a média na cidade é de 12,4 km/l e rodando em estrada, a média é de 14,8 km/l.

O Grand Siena se sai melhor com etanol na cidade, mas, perde rodando com o derivado da cana na estrada. Com gasolina, a história se repete e o Cronos perde rodando na cidade e ganha no consumo rodoviário.

Assim, os dois empatam no quesito consumo.

Custo/benefício

Com exceção do empate em consumo, o Cronos ganhou em todos os outros quesitos elencados nesse comparativo. Mesmo sendo R$ 3 mil mais caro, a diferença de projeto, motor e itens de série fazem a diferença na hora da compra.

Fica claro também que o Grand Siena está mal posicionado em termos de preço dentro da gama Fiat.

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Marlos Ney Vidal

Marlos Ney Vidal, jornalista profissional e repórter-fotográfico que atua no setor automotivo desde 2003. Já foi colaborador das principais publicações do Brasil. Em 2009 criou o site Autos Segredos.