Projeção | João Kleber Amaral/Especial para o Autos Segredos

As novas picapes do Grupo Fiat Chrysler Automóveis Brasil Ltda. (FCA) serão voltadas para o segmento de entrada e com foco trabalho. Com a picape compacta (Betim) e a média (Goiana) a Fiat fortalecerá ainda mais sua atuação no segmento de veículos comerciais.

Picape do Mobi

A nova picape compacta da Fiat já roda em testes no Brasil. Derivada do Projeto X1P, a picape do Mobi atuará com foco nos clientes de pequenos negócios. Ela terá preços para ficar posicionada abaixo da Strada (quem também terá nova geração).

Base

O Projeto X1P será um modelo Frankenstein construído a partir da plataforma 327, afinal, o “Mobi nada mais é do que um Uno encurtado”, diz uma fonte. Na parte da frente, a Fiat Mobi Picape terá a base 327 e na parte de trás o modelo usará a base da Fiorino. As opções de cabine ainda não estão fechadas, mas, opções simples e estendida devem fazer parte do projeto.

Siga nossas redes sociais

Motores

A picape Mobi (Projeto X1P) será equipada com o motor 1.3 Firefly. O motor 1.3 rende 101 cv e 13,7 kgfm (gasolina) e 109 cv e 14,2 kgfm (etanol). Os câmbio serão o manual de cinco velocidades e o automatizado GSR também de cinco posições.

Porém, a opção 1.0 não está descartada. O motor 1.0 FireFly rende potência de 72 cv e torque de 10,4 kgfm (gasolina) e 77 cv e 10,9 kgfm (etanol). Afinal em 2003, a Strada chegou a ser equipada com motor 1.3 Fire de 67 cv de potência e torque de 11,1 kgfm.

Picape média

A outra picape que será produzida em Pernambuco ficará posicionada acima da Toro. Assim como a compacta, o modelo médio terá como foco os clientes que necessitam de uma picape para o trabalho como os relacionados ao agronegócio. Ela será uma concorrente direto de Chevrolet S10 e Toyota Hilux. A FCA já faz cotações para o desenvolvimento da picape e ela será vendida com o logo Fiat. Nossas apurações indicam que será uma picape bem “pé-de-boi”.

Chassis

A nova picape média da Fiat será construída sobre chassis a exemplo de suas concorrentes.

Motor

Um dos motores cotados para equipar a picape é o FPT 3.0 F1C. O propulsor tem potências entre 110 cv e 203 cv. A picape terá opções de câmbio manual e automático. A tração será traseira com opções de 4×2 e 4×4.