Reportagem do Autos Segredos flagra o novo SUV da Fiat derivado do Argo. Modelo terá motores 1.3 Firefly e 1.0 Turbo Firefly. Estreia ocorrerá em agosto de 2021 com fabricação em Betim (MG)
O sonhado SUV da Fiat começa a se tornar realidade. Para atuar no segmento de compactos, o SUV será construído a partir da plataforma MP1 usado pelo Argo, mas com modificações para ficar mais segura. A estreia está prevista para agosto de 2021.
“Argão”
O inédito SUV da Fiat terá “corpo” de Argo: portas dianteiras e traseiras terão apliques em sua parte inferior, mas serão idênticas as do hatch. Segundo o site Motor 1, os protótipos já circulam com a carroceria definitiva, assim as fotos comprovam a alma de Argo.
Com as portas iguais as do Argo, o SUV da Fiat terá a mesma base do hatch até a coluna “A”. Na dianteira, o cofre do motor será inédito para o que o modelo tenha uma frente mais alta.
Saiba mais:
Fiat terá dois SUVs baseados no Argo.
Suspensão
A suspensão traseira do SUV da Fiat será a mesma do Argo, inclusive os pontos de fixação serão idênticos. Já a dianteira, será exclusivo do Projeto 363 por conta da nova estrutura dianteira.
Aços
Além da plataforma MP1 evoluída, o SUV |da Fiat terá aços especiais para atender requisitos de segurança mais rigorosos. A arquitetura e os aços serão usados nas novas gerações de Argo e Cronos e também em novos modelos da FCA.
Linhas
O Autos Segredos já conseguiu apurar alguns pequenos detalhes do modelo. De lado, por exemplo, ele terá por toda a sua extensão um aplique de plástico na parte inferior que contorna as caixas de roda. A linha de cintura dele não é alta e um vinco percorre toda a lateral na altura das maçanetas. Já a lanterna traseira invade a lateral e terá formato mais verticalizado.
A traseira terá linhas mais arredondadas e um grande aerofólio também fará parte do visual.
Na dianteira, o SUV da Fiat terá uma enorme grade dianteira em formato colmeia como mostram os flagras.
Motores
Um dos motores já confirmados para o SUV da Fiat (Projeto 363) é o 1.0 Turbo Firefly que será ligado ao câmbio CVT. O propulsor 1.0 de três cilindros turbo terá potência na casa dos 130 cv e torque estimado entre 17 a 19 kgfm, lembrando que com o turbo, o motor passará a ter 12 válvulas. No caso do motor turbo, a transmissão será sempre automática do tipo CVT.
Em versões mais acessíveis, o SUV compacto contará com o motor 1.3 Firefly ligado aos câmbios manual e CVT.