Fiat X6S terá entre-eixos maior que o hatch Argo

O Fiat X6S (Argo Sedã) é flagrado em testes mais uma vez. O jornalista Gladyston Rodrigues fotografou um protótipo em testes na capital mineira. É a segunda vez que publicamos um flagra do modelo com sua carroceria definitiva. No começo de junho, postamos o primeiro flagra do modelo. O sedã será lançado no fim do ano.

Tamanho

O Fiat X6S terá entre-eixos maior que o Argo. De resto, as medidas serão próximas, e ele deverá ter 1,75 m de largura. O sedã deverá ter cerca 4,4 metros de comprimento. Já o porta-malas terá capacidade para acima de 520 litros.

Nome

Por enquanto, o modelo é chamado de Projeto X6S, mas, ele terá nome próprio.

Diferenças

As portas traseiras terão recorte diferente em relação ao hatch. Nossa reportagem apurou que a dianteira do Fiat X6S também terá desenho exclusivo. As laterais terão os mesmos vincos do Argo.

A traseira do X6S será bem curta como a do Chevrolet Prisma. Segundo nossas apurações, as lanternas invadem a tampa traseira.

Versões

Diferentemente do Fiat Argo, o Fiat X6S não terá opção 1.0. O sedã do Projeto X6S será comercializado nas versões 1.3 Drive, 1.3 Drive GSR, 1.8 Precision e 1.8 Precision AT6. Em termos de equipamentos de série o Fiat X6S seguirá o padrão do Argo.

Motores

As versões Drive do X6S contará com o motor o 1.3 Firefly com potência de 101 cv 6.000 rpm e torque de 13,7 kgfm a 3.250 rpm rodando com gasolina e 109 cv a 6.250 rpm e torque de 14,2 kgfm a 3.500 rpm com etanol. No caso do propulsor 1.3 os câmbios serão o manual de cinco velocidades e automatizado GSR também de cinco posições.

Já as versões Precision serão equipadas com o motor 1.8 E.torQ que rende potência de 135cv a 5.750 rpm e torque de 18,8 kgfm a 3.750 rpm com gasolina no tanque. Já com etanol a potência é de 139 cv a 5.750 rpm e torque de 19,3 kgfm a 3.750 rpm. Os câmbios podem ser o manual de cinco velocidades ou o automático de seis posições.

O sistema Start&Stop será de série em todas as versões. Já os controles de tração e estabilidade serão de série somente a partir da versão 1.3 Drive GSR.

Produção argentina

O Fiat X6S será produzido na Argentina como o Autos Segredos antecipou em dezembro de 2015. Para produzir o sedã na Argentina, a Fiat está investindo US$ 650 milhões na modernização da fábrica. O novo sedã terá versões para substituir o finado Linea e também o Grand Siena.

Fotos | Gladyston Rodrigues

  • ELI HELL

    Pois é, investem dinheiro para produção na Argentina e vem uma consultoria e afirma que os custos de produção por lá são muito maiores que no Brasil.

    Ou a consultoria é muito boa e descobriu algo que nenhuma fabricante conseguiu, ou a consultoria errou e fez algumas contas de padaria.

    • Debraido

      Ou fechar uma planta é complicadíssimo, e sai mais barato dar utilidade para a mesma. Com a maioria das peças importadas do Brasil.

      • Luconces

        Isso é verdade, meu pai trabalha na Nextel e ele fala a mesma coisa, no caso dele a empresa precisa pagar aumento de aluguel em terrenos usados pelas antenas.

        Na hora da renovação você que tem uma antena no terreno, pede um aumento no contrato. A Nextel então fazia as contas de ter que achar um novo lugar, desmontar a antena, levar tudo para um depósito, esperar o terreno ficar pronto para depois montar tudo de novo. Ou renovar o contrato mesmo com o aumento já que tem todo o trabalho e custo de mudar de local.

        Quem sai perdendo? O consumidor pois aumenta o custo por causa de espertinhos que querem sair ganhando.

        • Debraido

          Alem da importância, para a FIAT, de ser vista como uma montadora “local”. Do contrário seria uma importadora, e aos olhos do consumidor não é bom coisa como marca generalista.

          • Luconces

            Ué, ela fabrica na Argentina e faz carros para o Brasileiro pois nenhuma outra montadora entende do “Brasileiro como a Fiat!”

          • Debraido

            A VW sempre fez algo parecido com a SpaceFox, não fazia nenhum sentido mandar a produção para lá. Más tem que agradar os sindicatos locais. Mesmo a plataforma estando totalmente instalada aqui.
            Um exemplo local disso é a GM que tenta a anos fechar a fabrica de São José dos Campos. Mas é praticamente impossível.

          • Luconces

            Sindicatos sempre ajudando!

          • Djalma Andretta

            Isso é o que ele acha. Taí o Onix que não me deixa mentir.

    • Ducar Carros

      Acordo automotivo entre os dois países, além de plantas já existentes: para exportar para lá, tem que importar também.

      Então, os modelos que têm demanda proporcionalmente maior lá fabrica lá (sedãs e picapes), e o que vende mais aqui fabrica aqui (hatches compactos).

  • Luciano Lopes

    O Argo não causou o efeito esperado , pela expectativa antes do lançamento. Tem carros a pronta entrega nas CSS , mas o povo continua comprando Ônix , HB20 e Sandero e ignorando um lançamento. Isso não é normal . Porém , os 3 citados tem bons descontos , e o “Argo que interessa” , com multimídia e outros , vai de 50-60mil , talvez por isso .

    • Luconces

      Se criou uma expectativa muito alta em cima do Argo. É um carro com atributos interessantes mas cobra por isso.

      Particularmente achei a primeira foto oficial dele bem bacana, me deixei levar pelos brilhos e sombras. Depois, com vídeos e fotos de reportagens nota-se que é um Design não muito inovador, sendo o que se salva é a traseira com exceção dos parachoques.

      De qualquer forma tem que esperar uns 3 meses para ver como serão as vendas.

      Mas fato é que Líder ele não vai ser.

    • pedro rt

      a fiat ja esta dando desconto no argo 1.0, o completo de 51mil tao fzendo por 48mil. e o basico de 46800 tao fzendo por 44800

    • Handlay P.B.

      Tem que esperar até o final de julho ou agosto para saber se ele venderá bem ou não.

  • Raimundo A.

    Nome com quatro letras? Seria Aros? Para a sucessora da Strada com frente meio Mobi, meio Argo, mais óbvio: Work.

    O X6S não deve ter entre eixos tão maior, pois sendo vendido na Argentina, terá que ser menor que o Tipo que será também comercializado. Detalhe, na Argentina o Tipo usaria o 1.6 16V AT6. O novo sedã deve se limitar ao 1.3 manual e GSR.

    A nossa compensação por não ter o Tipo viria com o 1.8 AT6 na parte mecânica, mas se for tal qual o Argo em segurança, será pior que o Línea e o Tipo que tem mais air bags e o último, piloto automático adaptativo.

    Vi, ontem, um Compass Sport com placas verdes sem identificação 4×4 no sentido Goiana. Normalmente vejo o oposto. O 2.0 viria com Start/Stop?

    • Fedido

      Aros seria um nome legal, não fosse a piadinha óbvia implícita

      • pedro rt

        aros nao da msm, lembra o extinto modelo da marca CROSS LANDER… o nome dele era ARO

    • Fagner Rafael.

      VELO

  • Luciano Lopes

    A Fiat errou com o Mobi , que é posicionar o carro acima do que ele é está cometendo com o Argo . Mobi reagiu nas vendas pois está sendo vendido a 35-36k na versão like. Vai ter que abaixar a bola do Argo tb . E esse seda vão querer posicionar como Honda City, e ele não é !

    • Roberto

      Ela faz isto há tempos! o Linea concorria com Corola e Civic em preço, quando poderia vender muito mais se tivesse preço similar aos Gran Siena mais caros…

    • Wellinton Portugal

      por que não? é provável que ele venha com os msms equip da versão 1.3 pra frente do argo, o que torna o honda City superior a um cobalt, Grand Siena ou um Logan?? o city tem muito menos equip que os rivais, o problema é os br com a velha história de que honda é honda, dai eles enfiam a faca, vai ver por isso que esse sedan compacto já to no preço do civic

  • Luconces

    Se for isso mesmo que corrijam a frente do Mobão e se inspirem no Design Italiano de raiz para criar esse modelo.

    • Raimundo A.

      Será um Giulia muito simplificado e com frente e traseira Fiat.

      • Luconces

        Não tendo essa frente de Mobi tá ótimo!

  • Tchu

    Novo Grand Siena, o antigo será vendido como versão Vivace

    • pedro rt

      o grand siena sai de linha em novembro

      • Wellington Myph13

        Nem a pau. Só vai ficar esse X6S? Que não vem por menos de 48k, se a Fiat quiser vender ao mesmo preço do Hatch… A Fiat vai afundar se fizer isso.
        Precisa é dar um tapa no interior e um visual novo pra tirar o ar de cansado… Além claro, de ganhar os novos motores…

        • Fernando Bento Chaves Santana

          O Gran Siena vende pouco quando comparado aos conconrrentes a outros FIAT – cerca de 2000 unidades/mes. Assim acredito que sairá de linha sem sucessor.

          • Wellington Myph13

            Cerca de 2000 não é pouco não. É só questão de entrar os novos motores, melhorar o painel aos moldes renovados do uno, com telinha com mostrador de velocidade, CMM no centro e um tapinha no visual pra renovar o estilo do carro e aposto que as vendas virão… Ele tem boas qualidades de tamanho e mercado, é só renovar.

            Matar um modelo vendendo 2k por mês pra não entrar nada é dar um tiro no pé… Punto, Bravo e Linea não somava 2k de vendas todos juntos… Até aí tudo bem…

  • RKK

    Como que através de um foto (flagra), sem referência externa, se conclui que o entre-eixo será maior ?

    • Raimundo A.

      Dedução. O Argo é 1cm maior que o Punto e o Grand Siena. Este último tem medida superior ao novo Palio. Espera se que o sedã seja maior comparado ao hatch, mas acho que não chegará aos 2.60m. Chutaria 2,56m.

      • Milton-GT

        Raimundo, o Argo tem 3999 mm de comprimento e o Punto tem ou tinha 4030 mm (2,9 cm a mais) . O Argo é maior na largura, 1750 mm (6,3 cm a mais) contra 1687 mm no Punto..

        • Raimundo A.

          Ele falei do EE.

          • Milton-GT

            Ok, o Entre-eixos do Punto é 2510 mm e o do Argo é 2521 mm (1,1 cm a mais)

        • Paulo Lustosa

          E.E do Argo é 2,52m

        • pedro rt

          o punto de 2012 pra ca tinha 4,08m de comprimento

      • wagner

        Enfim… é uma tendência ser maior mesmo.
        Porém, se considerado que o Argo usa a base do Punto, é coerente também que a versão sedan tenha entre eixos equivalente ao do Linea, ou seja, 2,60m

        • Raimundo A.

          A depender das medidas externas, não acho que teria 2,60m de EE porque o Tipo seria um limitador. No país vizinho, como disse, Tipo e X6S conviveriam.

          • wagner

            Concordo Raimundo que o Tipo é um limitador, mesmo assim o Tipo ainda continuaria maior (2,64m)

    • Cesar

      Existem técnicas para se fazer uma medição através de uma foto. Não fica 100% mas se consegue uma boa aproximação.

    • Roberto

      Não é pelo flagra, é pelas fontes.
      Mas o Gran Siena tem bom espaço interno e 2,51 de entre-eixos…

    • Luconces

      Contatos internos talvez?

  • Roberto

    Produtos bons com preços nem tantos.
    Quando o Argo 1.0 estiver 39,990 vai virar um bom carro.

    • wagner

      Acredito que não teremos Argo a R$39.990,00. Acredito que com os descontos venha para R$44.500,00, ou seja, equivalente a Onix Lt e HB20 comfort plus.
      As versões de R$39.990,00 de Ka, Onix e HB20 são inferiores ao Argo.

      • Roberto

        O Ka a 40k é completo, os outros não.

        • Raimundo A.

          Sim, mas e o tamanho? Eu não compraria o Ka se espaço é importante também.

          • Roberto

            Se o problema é tamanho, o Sandro é maior e tava na promoção 38 o básico, 40/41 o intermediário e 43 o Vibe… (1.0)
            Eu só não gostei do interior dele rs

        • wagner

          Tudo bem que tem KA por esse preço, o fato de um carro ser completo (o que QQ tb é) não colocam os carros no mesmo patamar. O Ka, Onix Joy e HB20 de entrada estão um tom abaixo que o Argo.
          Argo 1.0 concorre com Onix Lt e HB20 Confort Plus, se encontrar um deles a R$39.990,00 ai eu vou concordar contigo.

          • Roberto

            por dentro o HB20 e o Ka são parecidos nas dimensões, o Ka 1.0 entrega mais itens que o HB20 Confort (Não tem alarme, chave canivete, entre outras coisas), a confort Plus é uns 43k +-
            Mas que o Argo chegue a 42… a 46 ele tá concorrendo com modelos bem mais completos.

          • Lucas086

            O hb20 não tem start/stop nem direção elétrica, o Onix não tem start/ stop nem isofix, qual deles são mais completos? Nunca deixava de estar em um Argo de entrada oara andar de hb20 ou onix, isso sem falar espaço, acabamento e até um simples farol foco duplo.

          • Renato s m

            Tenho um onix ltz e fui ver um argo, achei o acabamento impecável, mas espaço interno só achei melhor que o onix o porta malas e o espaço para as pernas no banco traseiro, agora a cabine o onix trás a sensação de ser maior, principalmente pelo fato de o pára-brisa do onix ficar bem mais profundo que o do argo que fica muito perto do rosto.

          • Lucas086

            Lá em casa, meu irmão tem um onix activ, a namorada tem um Ltz 2016 e um uno sportimg 2015… o que não gosto do onix é o banco, muito alto, eu tenho 1.78 de altura, nem sou alto, mas me sinto péssimo no onix, o para brisa por ser inclinado, fica perto do olho, e a regulagem do banco, que só sobe o assento, péssimo, pelo menos não gostei do Onix, agora econômico ele ficou, na cidade tá fazendo 11 km/l, o sandero stepway de meu irmão manual fazia 9, a direção elétrica precisa também, espaço traseiro achei maior que o hb20, o argo considerei melhor principalmente a altura. Acabamento nem se comentar, só fechar a porta vc nota o quão o onix é inferior.

          • Marco

            Lucas, assino embaixo de tudo o que vc falou, camarada. Também não consegui achar graça no banco do motorista do Onix, como vc falou, muito alto e só regula para cima. Ainda bem que mudaram o puxador da porta, pois ficava muito embaixo. Já no Argo, achei a posição de dirigir muito boa e excelente a visão que o retrovisor central proporciona da traseira. Muito melhor que Gol, HB e Onix. Não sei se foi impressão minha, mas não achei o Argo muito silencioso. Nesse quesito, o HB20 ganha disparado. Abraços, companheiro!

          • Lucas086

            De Onix eu conheço kkkkk o Argo ainda não fiz o teste, mas me disseram algo parecido com o que vc disse, sobre ruido. Eu considero, como produto, o Argo muito superior ao Onix, algo superior ao Hb20 e um pouco abaixo que C3, 208 e Fiesta. Mas também gosto do Fox, projeto antigo, mas tem bons preços e espaço bom também.

          • pedro

            Sério que você acha o Onix LT um patamar acima do Ka?! o Ka, ganhou quatro estrela no LatinNCAP, agora vai olhar quantas o Onix tem, se achar me avisa. O Ka é bem mais carro que o Onix. Precisa mencionar que o motor é equiparável ao Corsa Wind 94? O povo só avalia a central multimídia do Onix, o resto não.

          • wagner

            Acabamento meu amigo. Acabamento!

        • Robison Adada

          Ka é Uno!

      • Fernando Bento Chaves Santana

        Acredito que daqui um ano, ou um ano e meio poderemos ter um Argo Like por R$ 42k para terminar de substituir o o Palio II

    • marc

      O Argo só virá a este preço se tirar o uno de linha e o Mobi drive cair para 35K

    • Wellinton Portugal

      ou chegar prox dos 40k, não sei por ai, mas aqui na região de Campinas tinha concessionária fazendo promoção do HB20 a 37,990 (não me recordo versão e ano) Mas frente aos concorrentes é um preço bem agressivo

    • pedro rt

      sonha q vai custar 40mil… oq ele pode chegar e em 44mil oq ja e bom

      • Milton Tavares

        Acho que no próximo ano seja possível comprar o modelo com bons descontos, principalmente se continuar vendendo oq está vendendo.

    • pedro

      Pelo tamanho o carro nem deveria ter esse motor 1.0. É só pensar que o Punto nunca teve motor 1.0 e o povo já reclamava do 1.4 agora imagina o Argo 1.0.

      • Roberto

        Na Europa tem motores pequenos e ainda em versões com menos torque e potencia. O Fiesta é vendido com um motor 1.1 de 70 e outro de 80 e poucos cavalos.

      • ViniciusVS

        1.4 Fire é uma vergonha… O 1.0 Firefly é melhor.

  • Ricardo Santos

    Vi um Argo 1.0 na rua esses dias… A primeira coisa que chamou a atenção foi o entre-eixos enorme… sei lá, me pareceu até desproporcional, talvez pelas rodas pequenas. Depois ficou aquela impressão de carro chinês: detalhes interessantes (muitos copiados de outros carros), mas que não formam um todo harmônico. E sim, também acho que só vai vender bem quando começarem os descontos.

    • Rafael Tardelle Lima Silva

      Na verdade é que a roda fica no limite da carroceria e por isso vc teve a impressão do entre eixos enorme!

  • Denis
  • Joaquim Grillo

    na boa o argo não me surpreendeu quero ver esse

    • pedro

      Infelizmente o Argo não trouxe novidades esperadas, ele é mais do mesmo, por um preço alto. A Fiat cometendo o mesmo erro que cometeu com o Linea, colocando o carro em um patamar que não é dele.

  • Júlio Fonseca

    Por que a FIAT não traz o tipo sedan?

    • Felipe

      Por que questões políticas e econômicas, mesmo ele sendo de baixo custo na Europa.
      Estranho mesmo é ver o Tipo sendo vendido no Mexico como Dodge Neon.

  • Wellington Myph13

    Esse buraco de 1.3 pra 1.8 é muito grande.
    O 1.3 pode ser o supra sumo de rendimento, mas não rende como um 1.6.
    E o 1.8 tem preço acima dos 1.6, então não adianta. Ainda se fosse pra ter ele na casa de 55k no Argo por exemplo, ok, mas não é o caso…
    Enfim, acho que o sedan vai se encaixar melhor. O Grand Siena já faz bem o papel contra os sedans compactos atuais, só precisava evoluir o interior e um tapa pra renovar o visual já cansado. Assim esse X6S (Atena/Athena) vai brigar com os maiores que já partem de 60k no 1.6 e a Fiat deve ofertar o 1.8 no sedan em versão mais barata, na mesma faixa do Argo, 61k…

    • Handlay P.B.

      Destarte, provavelmente será + 1 carro superfaturado da morte digno de encalhar nas concessionárias.

  • Pingback: Flagra – Fiat “Argo Sedan” agora roda com carroceria definitiva | Porto24horas o interior está conectado!()

  • Fernando Bento Chaves Santana

    O nome do X6S poderia ser “Vero”, Fiat Vero. Bem italiano 😀

  • Robison Adada

    Quanta bobagem escrita nos comentários, sem falar dos erros ortográficos. G-zus

    • Handlay P.B.

      “sem falar dos erros ortográficos”, aqui é um espaço para comentários, não uma redação do ENEM.

      • Robison Adada

        Como se escrever corretamente fosse um favor. É muito mais simples que redação de Enem.

  • marcos

    A historia se repete depois do fracasso do Novo Palio e GranSiena com entre eixos e frente diferentes, tendo que conquistar o gosto do mercado, a Fiat repete a burrada….HB20s…Onix Sedã…Etios Sedan…Voyage… Ka + não diferem em nada das versões hatch a não ser no porta-malas..Pra que entre eixos diferentes e frente se Gran-siena hj é o quinto sedã mais vendido perdendo pra quase todos sedas derivados?

  • marcos

    Promoção de Fiesta 1.6 …48.000,00 e argo 1.0 a 46.000? tadinho desse Argo a Fiat matou no berço
    New Fiesta SE 1.6 – 2017

  • Djalma Andretta

    Corrigindo, Argo só tem 1,75 de largura na versão HGT por causa da moldura dos para lama. Nas outras versões é 1,72.

  • Marco

    A reportagem diz que “A traseira do X6S será bem curta como a do Chevrolet Prisma”, mas não é o que mostra o carro camuflado pois a traseira é muito proeminente, como o HB20S, Grand Siena e tipo Sedã Europeu. E vamos combinar, essa traseira com a placa no para-choques ficou feia prá burro. Tampas traseiras que abrigam a placa são bem mais harmoniosas, sem dúvida.

  • Caio Cartaxo

    Vi um protótipo muito parecido na BR 101 sentido JP – RECIFE. Nao consegui tirar foto pq tava chovendo muito

  • Marco

    O site comenta que “A traseira do X6S será bem curta como a do Chevrolet Prisma”, mas pelas fotos mostradas não é o que parece, apesar de toda a camuflagem. Ela parecer ser bem proeminente, como é do Grand Siena, HB20S e Voyage. Pela foto, não tem nada de traseira curta.

  • Peter Bishop

    No mínimo deveria ser igual ao do Cobalt para vender bem.

    • Fernando

      Igual ao cobalt pra vender tão bem quanto o cobalt?