Fiat Strada não terá nova geração e sim uma reestilização mais profunda

A Fiat terá duas picapes compactas no mercado brasileiro. A marca segue no desenvolvimento da profunda reestilização da Strada e também na inédita picape derivada do Mobi, como o Autos Segredos antecipou com exclusividade. A Strada reestilizada deve estrear no segundo semestre de 2018, já a picape Mobi deverá chegar somente em 2019.

Protótipos da Fiat Strada

A marca trabalha nas novas peças da carroceria da Strada reestilizada. Segundo uma fonte, será uma das reestilizações mais profundas da picape. Frente e traseira mudam bastante, assim como as laterais, diz um contato. Vão dar uma cara nova ao produto. Logo os primeiros protótipos ganham as ruas para testes. Ainda de acordo com nossas apurações, a nova Fiat Strada manterá somente a plataforma atual. A Strada FL My´2019 deverá chegar ao mercado no fim de 2018. A reestilização da Strada recebeu um novo nome de projeto, já que o X6P derivada da plataforma do Argo foi cancelado de vez.

Motores

Além da reforma visual, a Fiat Strada reestilizada passará a contar com conjunto mecânico renovado. Entre as novidades, a picape terá direção elétrica, controles de tração e estabilidade. Os motores também serão renovados e a picape será equipada com o novo motor 1.3 Firefly e o 1.8 E.torQ EVO. O propulsor 1.3 terá somente a opção de câmbio manual e a motor 1.8 contará com câmbio manual de cinco velocidades e o automático de seis posições.

Carrocerias

A Strada 2019 manterá as mesmas opções de carroceria e será comercializada com cabines simples, estendida e dupla.

Picape Mobi

A picape Mobi é chamada de Projeto X1P. A picape será construída a partir da plataforma 327, afinal, o “Mobi nada mais é do que um Uno encurtado”, diz uma fonte. As opções de cabine ainda não estão fechadas.

Definição de Layout

Fontes consultadas por nossa reportagem afirmam que o projeto está na fase de definição do Layout. Entretanto, apesar de o desenho final ainda não estar definido, a frente será de Mobi. Para dar uma ideia de como seria uma picape Mobi, pedimos ao designer João Kleber Amaral para imaginar uma picape do modelo compacto.

Motores

A picape Mobi (Projeto X1P) será equipada com o motor 1.3 Firefly. O motor 1.3 rende 101 cv e 13,7 kgfm (gasolina) e 109 cv e 14,2 kgfm (etanol). Os câmbio serão o manual de cinco velocidades e o automatizado GSR também de cinco posições.

Porém, a opção 1.0 não está descartada. O motor 1.0 FireFly rende potência de 72 cv e torque de 10,4 kgfm (gasolina) e 77 cv e 10,9 kgfm (etanol). Afinal em 2003, a Strada chegou a ser equipada com motor 1.3 Fire de 67 cv de potência e torque de 11,1 kgfm.

Foto | Fiat/Divulgação
Projeção | João Kleber Amaral/Especial para o Autos Segredos 

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.