Há pouco mais de um mês mostrei aqui os primeiros sketches da nova geração do Fiat Panda divulgadas pela Fiat. Hoje a montadora italiana resolveu oficializar todos os detalhes do compacto, se antecipando ao Salão de Frankfurt, que começa dentro de duas semanas.

O irmão rico do nosso Uno chega em sua terceira geração maior, mais confortável e, segundo palavras da Fiat, com acabamento de melhor qualidade. Agora com 3,65 m de comprimento, 1,64 m de largura e 1,55 m de altura, ele está 11 cm mais comprido, 6 cm mais largo e 1 cm mais alto em comparação com a geração anterior, mas ainda é caracterizado como um carro urbano. Certamente será o carro mais importante, no que se refere a volume de vendas, no evento alemão.Quaisquer semelhanças com o nosso Uno não são meras coincidências. Você bem deve saber que ambos nasceram do projeto 327, e até o design parece seguir a tendência round square. No entanto, o Panda parece ser mais agradável visualmente e, digamos, menos simpático. Isso irá ajudar no visual da desde já prometida versão Abarth, que terá “mais de 100 cv”. É válido! Nosso Uno Sporting tem apenas 88 cv oras…Mas por enquanto, ou melhor, quando for lançado no mercado europeu, no primeiro trimestre de 2012, ele estará disponível com os novos blocos de dois cilindros 0.9 TwinAir Turbo de 85 cv e 0.9 TwinAir de 65 cv de potência, ambos com Start/Stop, sem contar o 1.2 de 69 cv a gasolina e o turbodiesel 1.3 Multijet de 75 cv com Start/Stop. Mais tarde também chegarão as versões 4×4, um parente distante do futuro Uno Adventure.

Fotos | Fiat/divulgação

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter