Fiat
| em 5 anos ago

Fiat Mobi Way ou Renault Kwid Outsider: quem leva a melhor?

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No duelo entre os subcompactos aventureiros, o Mobi Way é mais barato, mas o Kwid Outsider tem lista mais generosa de equipamentos de série. Ambos são equipados com motor 1.0
Foto montagem sobre imagens de Fiat e Renault/Divulgação

Com a chegada o Renault Kwid Outsider, o Fiat Mobi Way ganhou um concorrente no segmento de subcompactos aventureiros. O modelo da marca italiana tem preço sugerido de R$ 42.690, e o da marca francesa sai por R$ 43.990. O hatch da Fiat é R$ 1.300 mais barato que o Kwid. Porém, a lista de equipamentos de série do modelo da Renault é bem mais generosa que a do subcompacto da Fiat.

Latin NCAP

Nos testes de impacto do Latin NCAP, o Fiat Mobi conseguiu apenas uma estrela na proteção aos passageiros adultos e duas na proteção aos ocupantes infantis. Já o Kwid teve notas melhores e conseguiu três estrelas na proteção a ambos os tipos de ocupantes. Neste quesito, o modelo francês leva a melhor.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Espaço interno

Atuando no segmento de subcompactos, nenhum dos dois é campeão em espaço interno. O Mobi tem 2,30 metros de entre-eixos, e o Kwid, 2,42 m. Mas o Kwid trata melhor os ocupantes do banco traseiro, afinal são 12 centímetros a mais de entre-eixos que deixa o hatch de origem indiana em vantagem.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Porta-malas

O Fiat Mobi tem porta-malas com capacidade para apenas 215 litros. Já o Kwid conta com 290 litros de capacidade. Os 75 litros de capacidade a mais do Kwid lhe garantem a vitória.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Acabamento

Kwid Outsider e Mobi Way são carros que têm DNA popular. Sendo assim, não há nada muito sofisticado. Porém, os materiais e texturas do hatch da Fiat são mais agradáveis aos olhos que os do modelo da Renault. Os revestimentos dos bancos do Mobi Way também são mais interessantes que os do Kwid Outsider. No quesito acabamento, o hatch da Fiat leva a melhor.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

De série

Entre os principais itens de série do Mobi Way estão direção com assistência hidráulica, ar-condicionado, vidro elétrico dianteiro, travas elétricas e computador de bordo. Itens como preparação para som, sistema de som e até mesmo limpador e desembaçador do vidro traseiro são ofertados como opcionais.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Já lista de itens de série do Kwid Outsider é bem mais recheada. Entre os principais itens de série estão ar-condicionado, direção com assistência elétrica, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, retrovisores externos com ajustes elétricos. Ainda fazem parte faróis de neblina, limpador e lavador do vidro traseiro, sistema multimídia Media Evolution que permite espelhamento com Apple CarPlay e Android Auto e câmera de ré.

Entre os itens de série, a vitória ficou fácil para o Kwid Outsider.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Segurança

Na parte de segurança, o Mobi Way oferta somente os compulsórios freios ABS e airbag duplo frontal.

Já o Kwid vem com os itens obrigatórios e agrega airbags laterais para os bancos dianteiros e sistema ISOFIX de fixação de cadeirinha infantil. Itens que dão vitória ao francês.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Motor

Apesar de já contar com motor 1.0 de três cilindros, o Mobi Way ainda é equipado com o motor 1.0 Fire EVO. O propulsor rende potência de 75 cv a 6.250 rpm e torque de 9,9 Kgfm a 3.850 rpm com etanol no tanque. Já com gasolina, a potência é de 73 cv a 6.250 rpm, e o torque, de 9,5 kgfm. A transmissão é manual de cinco velocidades.

Já o Kwid é equipado com motor 1.0 de três cilindros, mais moderno que o do concorrente. O propulsor entrega, com etanol, 70 cv de potência a 5.500 rpm e torque de 9,8 kgfm a 4.250 rpm. Abastecido com gasolina, a potência é de 66 cv a 5.500 rpm, e o torque é de 9,4 kgfm a 4.250 rpm. A transmissão também é manual de cinco velocidades.

Apesar de o Mobi Way ser equipado motor com motor mais potente, Kwid Outsider leva vantagem por pesar 140 quilos a menos, o que representa praticamente o peso de duas pessoas.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Consumo

Ambos já tem o consumo aferido pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do Inmetro.

De acordo com aferições do instituto, rodando com etanol, o Kwid Outsider faz média de 10,3 km/l na cidade e de 10,8 km/l na estrada. Com gasolina, as médias são de 14,9 km/l em circuito urbano e 15,6 km/l em trajeto rodoviário.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Já o Mobi Way, com etanol no tanque, faz média de 8,7 km/l em trajeto urbano e de 9,7 em circuito rodoviário. Quando abastecido com gasolina, a média é de 12,6 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada.

O modelo francês também ganha nesse quesito por consumir menos combustível que o subcompacto da marca italiana.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Custo/benefício

Mesmo com o Kwid Outsider ganhando em praticamente todos os quesitos, o preço ainda fala mais alto. A diferença de R$ 1.300 do Mobi para o Kwid é um valor considerável para o segmento de compactos, cujos compradores têm o bolso raso e na maioria das vezes vão financiar o sonhado carro.

Porém, para deixar o Mobi Way mais próximo em termos de equipamentos com o Kwid Outsider, o consumidor terá que somar os pacotes de opcionais para levar rádio e desembaçado e limpador do vidro traseiro. Assim, o preço do Mobi fica em R$ 44.830, ante os R$ 43.990 do Kwid. Isso, na prática, deixa o modelo da Renault R$ 830 mais barato que o hatch da Fiat.

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Marlos Ney Vidal

Marlos Ney Vidal, jornalista profissional e repórter-fotográfico que atua no setor automotivo desde 2003. Já foi colaborador das principais publicações do Brasil. Em 2009 criou o site Autos Segredos.