Fiat Cronos é o nome do sedã derivado do Projeto X6S (Argo Sedã). O nome foi revelado no começo desta noite pelo Estadão. Nossa reportagem apurou que na tarde hoje o presidente da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), Stefan Ketter reuniu-se com vários colaboradores e confirmou o nome do sedã que será produzido na Argentina.
Argo
Na reunião estavam expostas seis unidades do Argo e em cima de cada unidade tinha uma letra formando o nome Cronos. Além da promoção na Argentina e da corrida dos Uno com escada, a marca irá soltar protótipos do Cronos e cada um terá uma letra do nome estampada em sua carroceria.
Versões
O Fiat Cronos (Argo Sedã) será comercializado somente com motores 1.3 e 1.8. O sedã será vendido nas versões 1.3 Drive, 1.3 Drive GSR, 1.8 Precision e 1.8 Precision AT6. Em termos de equipamentos de série o Fiat Cronos seguirá o padrão do Argo. A versão HGT está descartada para o sedã.
Flagras e projeções
O Fiat Cronos teve seu visual revelado em flagras e projeções exclusivas publicadas pelo Autos Segredos. Em 24 de agosto nossa reportagem publicou os flagras mais reveladores do modelo. Já as projeções que ilustram essa matéria foram publicadas no dia 3 deste mês e revelaram com exclusividade o visual final do sedã.
Vendas
O Fiat Cronos poderá ser apresentado ainda em 2017, porém, as vendas para o mercado brasileiro só começarão no primeiro trimestre de 2018. O sedã já chegaria como linha 2019.
Visual
A Fiat até estudou um visual dianteiro com algumas diferenças em relação ao Argo. Porém, optou por mudar somente as grades dianteiras do Fiat Cronos. No lugar das grades superior e inferior em formato de colmeia, o sedã adotará uma filetada. A superior tem duas barradas horizontais com a logo Fiat no centro. Já a parte inferior do para-choque tem desenho diferente em relação a do hatch. Uma barra cromada liga os dois faróis auxiliares e um pouco acima a grade inferior também é filetada em vez da colmeia. Nas ruas, os protótipos circulam com grade em formato de colmeia. Porém, de acordo com um contato, o computador de bordo mostra a imagem do sedã com a grade filetada.
De lado
Nas laterais, além do maior entre-eixos em relação ao hatch, o sedã Cronos tem portas traseiras exclusivas que avançam mais em relação a coluna C. Isso deve facilitar o acesso dos ocupantes ao banco traseiro. Com uma linha de cintura alta, um vinco sai dos para-lamas e segue na altura das maçanetas e segue até as lanternas traseiras.
Traseira
Como nossa reportagem já afirmava desde as primeiras informações publicadas sobre o Cronos, o sedã terá a traseira curta, a exemplo do Chevrolet Prisma. As lanternas são horizontais e invadem bem as laterais do sedã, já a parte que se estende pela tampa do porta-malas tem formato mais fino. A tampa do porta-malas abriga a placa de identificação. Já o para-choque terá grande aplique preto em sua parte inferior deixando somente um filete pintada pouco abaixo da tampa.
Motores
As versões Drive do Fiat Cronos contarão com o motor o 1.3 Firefly com potência de 101 cv 6.000 rpm e torque de 13,7 kgfm a 3.250 rpm rodando com gasolina e 109 cv a 6.250 rpm e torque de 14,2 kgfm a 3.500 rpm com etanol. No caso do propulsor 1.3 os câmbios serão o manual de cinco velocidades e automatizado GSR também de cinco posições.
Já as versões Precision serão equipadas com o motor 1.8 E.torQ que rende potência de 135cv a 5.750 rpm e torque de 18,8 kgfm a 3.750 rpm com gasolina no tanque. Já com etanol a potência é de 139 cv a 5.750 rpm e torque de 19,3 kgfm a 3.750 rpm. Os câmbios podem ser o manual de cinco velocidades ou o automático de seis posições.
O sistema Start&Stop será de série em todas as versões. Já os controles de tração e estabilidade serão de série somente a partir da versão 1.3 Drive GSR.
Argentina
O sedã do Projeto X6S será fabricado na Argentina na fábrica da Fiat em Córdoba. A fábrica será a responsável pela distribuição do modelo para o Brasil e demais mercados latinos. Para produzir o sedã na Argentina, a Fiat está investindo US$ 650 milhões na modernização da fábrica.
Projeções | Du Oliveira/Especial para o Autos Segredos
Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos