Fiat Argo Sporting terá motor 1.8 de 132 cv

O Fiat Argo 1.8 E.torQ terá motor mais fraco em relação ao usado pela Toro e o Jeep Renegade. A picape e o SUV usam o propulsor que rende 139 cv. O motor do hatch terá potência de 132 cv, que é a mesma potência do atual 1.8 E.torQ usado na linha por Doblò, Weekend e Strada. A boa notícia é que o propulsor contará com as mesmas evoluções que estrearam no Renegade 2017.

Potência e torque

O motor E.torQ que equipará o Fiat Argo 1.8 nas versões Essence e Sporting terá potência de 130 cv a 5.250 rpm e torque de 18,4 kgfm a 4.500 rpm quando abastecido com gasolina. Com etanol no tanque, a potência é de 132 cv a 5.250 rpm e torque de 19 kgfm a 4.500 rpm. O ganho de torque foi de apenas 100 gramas em relação ao 1.8 E.torQ antigo.

Outro ponto que muda em relação ao motor de Toro e Renegade é em relação ao torque máximo, na picape e no SUV ele está disponível aos 3.750 rpm. No Argo, o torque máximo só chega aos 4.500 rpm, que é o mesmo regime do antigo 1.8 E.torQ (Doblò, Weekend e Strada).

Versões 1.8 do Argo terá opções de câmbio manual e automático

Evoluções

Apesar de potência e torques não serem os mesmos do motor 1.8 E.torQ de Toro e Renegade, de resto o motor mantém as últimas evoluções usadas no SUV. O propulsor terá coletor de admissão variável (VIS), partida a frio sem tanque auxiliar, sistema Stop&Start, alternador inteligente, bomba de combustível inteligente e óleos de baixo atrito para motor e transmissão.

Câmbios

As versões equipadas com os motores 1.8 serão equipadas com o câmbio manual de cinco velocidades e o automático de seis velocidades com calibrações específicas para o Argo.

Motores Firefly

As opções Drive serão equipadas com os motores 1.0 e 1.3 FireFly. O propulsor 1.0 rende potência de 72 cv a 6.000 rpm e torque de 10,4 kgfm a 3.250 rpm quando abastecido com gasolina e 77 cv a 6.250 rpm e torque 10,9 kgfm a 3.250 rpm com etanol no tanque. Com motor 1.0 o câmbio será sempre o manual de cinco velocidades.

Já o 1.3 Firefly tem potência de 101 cv 6.000 rpm e torque de 13,7 kgfm a 3.250 rpm rodando com gasolina e 109 cv a 6.250 rpm e torque de 14,2 kgfm a 3.500 rpm com etanol. No caso do propulsor 1.3 os câmbios serão o manual de cinco velocidades e automatizado GSR também de cinco posições.

Projeções | Du Oliveira/Especial para o Autos Segredos