Fusão dos grupos representam vendas anuais de 8,7 milhões de unidades
PSA e FCA
Foto | Montagem

Grupo PSA e Fiat Chrysler Automóveis fecham acordo de fusão e criam o quarto maior conglomerado automotivo. A produção dos grupos representam 8,7 milhões de unidades vendidas anuais, sendo quarto maior fabricante global. A criação do novo grupo terá 50% de participação da PSA e 50% da FCA. As receitas combinadas são de aproximadamente 170 bilhões de euros¹ e lucro operacional recorrente acima de 11 bilhões de euros² em uma base agregada simples dos resultados de 2018, excluindo Magneti Marelli e Faurecia.

Sinergia

A transação entre os grupos terá acréscimo de valor estimado na ordem de 3,7 bilhões de euros em sinergias anuais. O resultado seria em função de maior eficiência na alocação de recursos para investimentos de larga escala em plataformas de veículos, motores e transmissões e novas tecnologias, além da melhoria da capacidade de compras resultante da nova escala combinada do grupo. As marcas esclarecem que não há previsão de fechamento de nenhuma planta.

PSA e FCA estimam que 80% das sinergias sejam alcançadas após quatro anos. O custo total único para que essa sinergia seja alcançada é estimado em 2,8 bilhões de euros.

50%

Segundo dos grupos, os acionistas de cada companhia deterão 50% do patrimônio do grupo recém-formado e, portanto, os benefícios decorrentes da combinação serão compartilhados igualmente entre eles.

Com a fusão, as empresas ficarão sob controle de uma companhia holandesa e a estrutura de governança da nova companhia será equitativa entre os acionistas das empresas, com a maioria do Conselho de Administração composta por membros independentes. O Conselho de Administração será composto de 11 membros. Cinco membros serão nomeados pela FCA (incluindo John Elkann como presidente) e cinco serão nomeados pelo Groupe PSA (incluindo o diretor sênior independente e o vice-presidente). O CEO será Carlos Tavares para o mandato inicial de cinco anos. Ele também será membro do Conselho de Administração.

Bolsa de valores

A nova empresa resultante da fusão ficará situada na Holanda e será listada na Bolsa Italiana (Milão), Euronext (Paris) e na Bolsa de Valores de Nova York, e continuará a manter presenças significativas nos atuais escritórios centrais da França, Itália e Estados Unidos.

Cobrir todos os segmentos

Com a fusão, PSA e FCA cobrirão todos os segmentos de mercado com marcas icônicas e produtos fortes, baseados em plataformas racionalizadas e na otimização de investimentos.

Análise

A proposta será submetida ao processo de informação e consulta aos órgãos representantes dos empregados e estará sujeita às condições habituais de fechamento da operação, incluindo aprovações finais do Memorando de Entendimentos pelos Conselhos de Administração e acordo sobre documentação definitiva.

Siga nossas redes sociais

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.