A Citroën alcançou a marca de 100.000 Xsara Picasso fabricados no Brasil, em Porto Real (RJ). Primeiro carro da marca fabricado no Brasil, a minivan foi lançada em março de 2001 e marcou o segmento das minivans “médias” com suas inovações e modernidade para a época. Características que se perderam no tempo.

Teimoso, o modelo se mantém em produção no Brasil, mesmo com a chegada de seu sucessor, C4 Picasso e de um modelo equivalente em preço e tamanho, o C3 Picasso. Por aqui ele consegue resistir com a procura de um público que leva em consideração a relação custo-benefício. Na Europa ela sucumbiu às novas normas de emissões e não é vendida por lá desde o fim de 2010.

Em todo este tempo o modelo só recebeu uma alteração visual, em 2007. O para-choque dianteiro ficou maior e mais alongado e ainda recebeu uma faixa cromada. Nova grade dianteira e faróis também foram adicionados. Hoje o modelo é oferecido apenas nas versões GLX e Exclusive, ambas com motor 1.6i 16V Flex com 113 cv de potência e torque máximo de 15,8 kgfm, com etanol. Os preços partem de R$ 49.990.

Fotos | Citroën/divulgação

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter