SUV Coupé terá motor 1.0 Turbo Flex e câmbio CVT que simula sete marchas, assim como C3 e C3 Aircross, ele conta uma variante da plataforma CMP

A Citroën revela o visual do SUV Coupé Basalt 2025 que terá sua produção iniciada entre agosto e setembro deste ano. O modelo é o terceiro produto do Programa C-Cubed que deu origem aos novos C3 e C3 Aircross.

O Citroën Basalt 2025 é construído a partir de uma variante da plataforma CMP e assim como o C3 e o C3 Aircross, ele será produzido em Porto Real (RJ).

Citroën Basalt 2025
Foto | Citroën / Divulgação

Como é o Citroën Basalt 2025?

Derivado do C3 Aircross, o Basalt 2025 mantém o mesmo capô, faróis e para-lamas. O para-choque tem detalhes exclusivos para que ele se distancie do irmão.

As estampagens das laterais seguem com o mesmo desenho do C3 Aircross, as portas dianteiras também são as mesmas. O que muda é a porta traseira que para acompanhar a caída coupé do teto. As molduras dos para-lamas também são exclusivas.

Na traseira, o Citroën Basalt 2025 tem tampa que se abre junto com o vidro traseiro como no Fiat Fastback. As lanternas segue o estilo dos irmãos, mas é levemente mais estreita. Assim como o C3 Aircross, a placa de identificação fica no para-choque.

Por dentro, o Citroën Basalt 2025 seguirá as linhas do C3 Aircross como flagra do Autos Segredos mostrou em 18 de janeiro.

Forrações de porta, bancos, console central e painel serão os mesmos do C3 Aircross. Mas o SUV deverá ter algumas melhorias, passando a contar com chave canivete e ar-condicionado digital. Para dar um pouco mais de sofisticação, a marca deverá fazer apliques em material sintético nos puxadores de portas.

Na parte de segurança, o SUV Coupé da Citroën seguirá com quatro airbags de série em todas as versões, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, sistema de fixação ISOFIX para cadeirinha infantil, entre outros itens.

A versão mais cara do Citroën Basalt 2025 poderá contar com alguns de tecnologia ADAS.

Motor do Citroën Basalt 2025

O motor 1.0 Turbo Flex 200 que já equipa o Citroën C3 Aircross já atende o Programa Proconve L8, assim já é certo que não haverá mudanças de potência e torque por conta da nova legislação de emissões.

Ele entrega potências de 130 cv com etanol e 125 cv com gasolina a 5.750 rpm, já o torque comum aos dois combustíveis é sempre de 20,4 kgfm a 1.750 rpm. Ele será ligado ao câmbio automático CVT que simula sete marchas.

Como publicamos em julho de 2023, a Citroën estuda uma versão topo de gama para o Citroën Basalt 2025 equipada com motor 1.3 Turbo Flex 270 que entrega 185 cv de potência e torque de 27,5 kgfm de torque que será ligado ao câmbio automático de seis marchas.

Essa versão que se estrear, será posicionada como topo de gama terá até teto solar panorâmico.

O Citroën Basalt 2025 terá medidas próximas às do SUV de sete lugares mantendo o entre-eixos de 2,67 metros e largura de 1,72 m. O comprimento deverá ficar próximo aos 4,32 m do C3 Aircross, assim como a altura de 1,67m. O porta-malas deverá ser um dos destaques, ficando com capacidade acima dos 450 litros.

Foto principal | Citroën/Divulgação

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