O novo BMW Série 5 chega ao Brasil em duas versões, 530i M Sport (R$ 314.950) e 540i M Sport (R$ 399.950). A marca diz que o modelo foi renovado por dentro e por fora e equipado com uma ampla gama de tecnologias de assistência ao condutor.

Motores a gasolina

Os motores a gasolina que equipam a nova Série 5 contam com a tecnologia TwinPower Turbo e seguem a estratégia BMW EfficientDynamics, que tem como objetivo minimizar o consumo de combustível e as emissões de CO2. O BMW 530i M Sport é equipado com um motor de quatro cilindros em linha, 2.0 litros, capaz de entregar 252 cv de potência, entre 5.200 e 6.500 rpm, e torque máximo de 35,69 kgfm, de 1.450 a 4.800 rpm. O conjunto é associado a um câmbio automático esportivo Steptronic, de oito marchas, com alavancas atrás do volante (paddle shifts), e à tradicional tração traseira, o motor impulsiona o sedã do 0 (zero) aos 100 km/h em 6,2 segundos.

ConnectedDrive

A nova geração do modelo vem equipada com a mais recente versão do sistema BMW ConnectedDrive, que engloba serviços de Concierge, informações de trânsito em tempo real, chamada de emergência inteligente e o CBS – Condition Based Service – o sistema de manutenção inovador e personalizado da BMW, que informa o proprietário sobre a necessidade de verificação de diversos itens e sistemas com 2.000 quilômetros ou quatro semanas de antecedência. A integração com smartphones foi melhorada por meio da tecnologia Apple CarPlay, disponibilizada pela primeira vez em conexão wireless (sem fio) a uma fabricante de automóveis.

Tecnologia

No quesito tecnológico o Série 5 tem novos dispositivos como o Driving Assistant Plus, capaz de alertar o motorista sobre riscos de colisão e auxiliá-lo nas mais diversas circunstâncias ao volante, como mudanças de faixa de rolamento, deslocamento em tráfego lento, sem necessariamente ele estar com as mãos ao volante em velocidades de até 210 km/h. Há ainda o Parking Assistant Plus, que ajuda a estacionar por meio de sensores ultrassônicos, e manobra o veículo sem intervenção do condutor enquanto ele assiste, em tempo real, a todos os movimentos no display central do sistema de multimídia, em um ângulo de 360º.

Condução autônoma

De acordo com a marca alemã, o novo Série 5 chega vários sistemas de assistência, o modelo conta um suporte ao motorista não apenas em condições críticas de dirigibilidade, mas também em situações menos exigentes, como em congestionamentos, na cidade ou na estrada. Para isso, o sedã vem com uma câmera que monitora a área externa ao redor do veículo, que pode contar com auxílio de equipamentos opcionais, como um radar e sensores de ultrassom.

Histórico

O BMW Série 5 acumula cerca de 8 milhões de unidades vendidas desde o lançamento de sua primeira geração, em 1972.

Fotos | BMW/Divulgação