bmw_i3_2Com a tecnologia “ologic”, a Bridgestone foi a grande vencedora da categoria “Tecnologia de Pneus do Ano” no prêmio Tire Technology International Awards for Innovation and Excellence 2014. A tecnologia foi desenvolvida para o BMW i3, visando um futuro com mobilidade sustentável aos veículos.

“A tecnologia ologic combina um grande diâmetro a uma largura estreita da banda de rodagem, mantendo as performances de dirigibilidade e tração no seco e no molhado comparáveis ao desempenho de pneus de passeio standard, enquanto ajuda a reduzir a resistência ao rolamento”, disse Saied Taheri, diretor do centro de pesquisa CenTire e um dos jurados da premiação.

O conceito de banda de rodagem estreita também melhora a aerodinâmica. Com a revolucionária tecnologia ologic estas melhorias são alcançadas sem comprometer aderência em condições molhadas ou secas. Com diâmetro maior e maior tensão das lonas de aço reduz significativamente a deformação dos pneus e, assim, conservam a energia que se perderia por “atrito” interno. Isto ajuda a reduzir resistência ao rolamento e prolonga a autonomia da bateria – um dos principais fatores críticos para um veículo elétrico.

Foto | BMW/Divulgação