InícioMarcasBMWBMW 1500 New Class: 60 anos do sedã médio com pegada esportiva

BMW 1500 New Class: 60 anos do sedã médio com pegada esportiva

- publicidade -
- publicidade -

Apresentado no Salão de Frankfurt de 1961, três volumes tem características que até hoje fazem parte dos modelos do fabricante

A BMW celebra os 60 anos do seu 1500 New Class. O modeo foi apresentado oficialmente no salão de Frankfurt de 1961 e representou uma nova era para a marca: a de sedãs médios com pegada esportiva.

Naquela época, a BMW ainda não tinha um carro que ficasse no meio termo entre os modelos de acesso e os de luxo. Com a chegada do 1500 New Class, a marca passou a ter um veículo que viria a se tornar sonho de consumo da nova classe média alemã.

O três volumes oferecia bom espaço interno e tinha porta-malas com capacidade para 600 litros. Prático, contava com painel que não causava reflexos no para-brisa e com instrumentos redondos de fácil leitura. 

O grande destaque do BMW 1500 New Class, contudo, era a dirigibilidade. O sedã médio era empurrado por motor 1.5 que rendia 75 cv. Depois, a potência foi ampliada para 80 cv. Os 11,9 kgfm de torque estavam disponíveis quase a partir de 1.400 rpm. Com 950 kg de puro amor, o modelo ia de zero a 100 km/h em 16,8 segundos. Sua velocidade máxima era de 150 km/h.

O motor quatro cilindros que empurrava o 1500 New Class serviu de base para várias aplicações de pista de corrida, entre elas, o 1.5 turbo usado na Fórmula 1 da Brabham BMW dos anos 1980. Foi com esse propulsor de mais de 800 cv que o brasileiro Nelson Piquet ganhou o campeonato de F1 de 1983.

Além da combinação de grade horizontal com duplo rim e faróis redondos, o 1500 New Class deixou outra herança para os futuros carros da BMW. O sedã estreou um detalhe que está em todos os veículos da marca até hoje: a coluna traseira Hofmeister na junção com a carroceria, que garantia ótima resistência torsional ao modelo.

Após algum tempo de mercado, o 1500 New Class, justamente por conta de sua rigidez, recebeu motor 1.6 de 83 cv. Dele também nasceu, em 1963, o 1800 TI, preparado para competições que vinha com propulsor 1.8 de 110 cv. O modelo venceu as 24 Horas de Spa de 1965 em sua categoria.

O 1500 New Class estabeleceu a BMW como a fábrica dos sedãs esportivos. Por isso, embora tenha tido sua produção descontinuada em 1977, até hoje é cultuado por fãs da marca e, claro, dos automóveis.

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -