Modelo alemão chega com preços mais próximos do Prisma e pode complicar vida do Cronos

Volkswagen VirtusMarlos Ney Vidal (*)
De Americana (SP)

A marca alemã surpreende ao posicionar o Volkswagen Virtus com preços próximos ao do Chevrolet Prisma. Ofertando mais equipamentos que o Honda City, a tabela de preços do modelo alemão segue à risca aos valores praticados pelo sedã japonês. Aliás, os valores pedidos pelo Virtus jogam pressão para cima do Fiat Cronos, que será lançado no começo de fevereiro. A marca italiana terá que tirar leite de pedra para posicionar o Cronos com preços melhores, missão difícil, já que o sedã terá entre-eixos bem menor e lista de itens de série mais tímida.

Volkswagen VirtusLatinNCAP

Assim como o Volkswagen Polo, o Virtus recebeu nota máxima nos testes do Latin NCAP na proteção aos passageiros adultos e crianças. O modelo ainda recebeu um prêmio adicional, o Latin NCAP Advanced Award por atender requisitos de proteção a pedestres.

Volkswagen VirtusEquipamentos

Além dos preços competitivos, a lista de itens de série é mais atraente que todos os seus concorrentes diretos. Desde a versão básica, o Virtus conta com airbags laterais, sistemas de fixação ISOFIX e Top Tether, vidros elétricos traseiros e controle de tração. Num deslize, a Volkswagen deixa de ofertar de série controle de estabilidade na versão de entrada. O importante equipamento de segurança é ofertado como opcional por R$ 1.050, juntamente com assistente de partida em rampa e bloqueio eletrônico de diferencial.

Volkswagen VirtusAcabamento

Internamente, o Volkswagen Virtus segue o mesmo padrão de acabamento do Polo, o que não é demérito. Apesar do excesso de plástico, as peças são bem encaixadas e o modelo é muito bom ergonomicamente. O senão é o aspecto simples dos plásticos usados nos forros de porta e painel.

Preços do Volkswagen Virtus

  • Virtus 1.6 MSI – R$ 59.990
  • Virtus Comfortline 200 TSI – R$ 73.470
  • Virtus Highline 200 TSI – R$ 79.990

Veja mais

Confira a lista de itens de série e opcionais do Volkswagen Virtus.

Espaço interno

O Volkswagen Virtus tem 4,48 metros de comprimento; 1,47 m de altura; 1,94 m de largura (com retrovisores) e 2,65 m de entre-eixos. O Virtus tem aproveitamento de espaço interno de carro médio. Os passageiros do banco traseiro contam com bom espaço para as pernas, ombros e cabeça. O acesso ao banco traseiro é facilitado pelo bom ângulo de abertura das portas. Quatro adultos ficam bem acomodados. O entre-eixos do novo sedã, por exemplo, é o mesmo do atual Jetta vendido no Brasil.

Andando

Nossa reportagem teve um curto contato com a versão Comfortline 200 TSI equipada com o motor 1.0 TSI e câmbio automático de seis velocidades. O propulsor empurra o Virtus a contento. Porém, não espere uma pegada esportiva ou a possibilidade de andar com carros de categorias superiores. A boa oferta de torque e o entrosamento com o caixa de marchas garante retomadas (ultrapassagens) fáceis. Mesmo trabalhando em altas rotações, pouco se escuta dos ruídos vindos do cofre do motor, mérito do excelente trabalho de isolamento acústico.

Outro ponto positivo é a suspensão bem acertada do modelo. As imperfeições do solo são pouco sentidas pelos ocupantes.

Fotos | Volkswagen/Divulgação

(*) O jornalista viajou à convite da Volkswagen Brasil.