Volkswagen Virtus será produzido em São Bernardo do Campo juntamente com o Polo

Volkswagen VirtusPor Marlos Ney Vidal (*)
De São Paulo (SP)

O Volkswagen Virtus é segundo modelo derivado da plataforma MQB A0 produzido no Brasil. O sedã será fabricado em São Bernardo do Campo (SP) onde o fabricante já produz o novo Polo. O Virtus será equipado com motores 1.6 MSI e 1.0 TSI.

Volkswagen VirtusVolkswagen Virtus

O Volkswagen Virtus será lançado com motores 1.6 MSI e 1.0 TSI. As versões serão 1.6 MSI, 1.0 TSI Comfortline e 1.0 TSI Highline.

Desenho

Na dianteira, o sedã é idêntico ao Polo. No geral as linhas remetem a identidade visual da Volkswagen, Porém, a nova grade foge do padrão com uma barra mais grossa no encontro o capô e duas mais finas logo abaixo.

Volkswagen VirtusLateral

De lado o Virtus fica mais interessante por conta dos vincos das portas e pela linha de cintura alta. Na traseira, a placa de identificação fica na tampa do porta-malas. As lanternas traseiras são horizontais e invadem a tampa do porta-malas. Na parte traseira, o sedã tem identidade própria o resultado final deixou o Virtus com visual mais acertado que o do Polo.

Motores

O Volkswagen Virtus  será equipado com os motores 1.6 MSI e 1.0 TSI. O motor 1.6 MSI tem potência de 110 cv a 5.750 rpm e torque de 15,8 kgfm a 4.000 rpm com gasolina. Já com etanol no tanque a potência é de 117 cv a 5.750 rpm r torque de 16,7 kgfm a 4.000 rpm. Nessa opção, o câmbio será sempre manual de cinco velocidades.

Já as opções Comfortline e Highline serão comercializadas exclusivamente com o motor 200 TSI, sempre combinado à transmissão automática de 6 marchas.  O motor 1.0 TSI tem potência de 116 cv a 5.500 rpm e torque de 20,4 kgfm entre 2.000 e 3.500 rpm quando abastecido com gasolina. Já com etanol, a potência é de 128 cv a 5.500 rpm e o torque também é de 20,4 kgfm entre 2.000 e 3.500 rpm.

Tamanho

O Volkswagen Virtus tem 4,48 metros de comprimento; 1,47 m de altura; 1,94 m de largura (com retrovisores) e 2,65 m de entre-eixos. O Virtus tem aproveitamento de espaço interno de carro médio. Os passageiros do banco traseiro contam com bom espaço para as pernas, ombros e cabeça. O acesso ao banco traseiro é facilitado pelo bom ângulo de abertura das portas.

Capacidades

O tanque de combustível tem capacidade para 52 litros. Já o porta-malas tem capacidade para 521 litros.

Manual

O Volkswagen Virtus contará com manual  cognitivo que usa o IBM Watson para responder aos motoristas questões sobre o veículo, incluindo informações contidas no manual do carro. Essa solução permite uma nova forma de interagir com o veículo e oferece uma nova experiência tecnológica.

Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos e Volkswagen/Divulgação

(*) O jornalista viajou à convite da Volkswagen do Brasil.