volkswagen_high-up!

Henrique Rodriguez (*)
De Gramado (RS)

Conhecemos detalhes oficiais do Volkswagen up! faz alguns dias, mas a marca ainda faz suspense em relação aos preços. Na apresentação que acontece neste momento a marca revelou somente os preços da versão Take, as demais terão seus preços divulgados amanhã (5/2). Não chegam muito perto da tabela do antigo Gol G4, mas os R$ 26.900 cobrados pelo Take up! (versão de entrada) de duas portas (ainda sem data oficial de venda) e os R$ 28.900 para a carroceria de quatro não são ruins para o segmento, ainda mais considerando as características do projeto.

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Lançado na Europa como sucessor do legado do Lupo e do Fox brasileiro, o Volkswagen up! surgiu há cerca de dois anos e meio como opção mais em conta da Volkswagen. Por aqui o posicionamento é o mesmo, mas a representatividade é muito maior. Representa o início de uma nova fase para a Volkswagen no Brasil, a fase de projetos modernos e enquadrados nas arquiteturas globais da empresa.

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Produzido em Taubaté/SP, o modelo estreia no Brasil a nova plataforma PQ12 da Volks – que também equipará o futuro jipinho Taigun e a próxima geração do Gol. O up! é o primeiro modelo 2015 da marca, chegando apenas na versão 4 portas – a versão equipada com 2 portas só chega no próximo semestre – e contando com seis versões. Já surge no Brasil como referência em segurança, desempenho, eficiencia e facilidade de reparo.

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Não há como não pensar no Fusca. Também e um carro pensado para as massas (‘Um up! para cada pessoa’ é seu slogan), simples, eficiente e fácil de ser consertado, além de também ser bastante leve e simpático. E olha que quando surgiu no Brasil o Fusca tinha seu conceito exótico jogando contra. O up! já aparece com trunfos como 5 estrelas na proteção de adultos e 4 estrelas na proteção de crianças na avaliação do Latin NCAP e é o melhor índice geral no CAR Group 2014, do CESVI, ranking que avalia o custo e o tempo de reparo dos veículos vendidos no Brasil após uma colisão padrão. Ainda recebeu classificação “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO…

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O modelo nacional sofreu algumas alterações em comparação com o modelo europeu. A tampa do porta-malas combina metal e vidro, diferentemente da tampa 100% de vidro do modelo gringo, barateando o custo de manutenção e consequentemente diminuindo o valor do seguro. O tanque de combustível do nosso modelo também é exclusivo, 15 litros maior que o up! europeu – totalizando 50 litros no total – garantindo uma ótima autonomia do carro mais econômico do Brasil, de acordo com o Inmetro. Outra alteração importante foi realizada nas janelas traseiras, cujos vidros podem ser abertos verticalmente, o que garante melhor ventilação do habitáculo. Essa característica também contribui para melhorar a sensação de amplitude no interior.

volkswagen_take-up!_estrutuvolkswagen_take-up!_motorSeu porta-malas, que tem 285 litros de capacidade, o que representa ganho de 64 litros sobre o do modelo europeu (221 litros). Com o banco traseiro rebatido, o compartimento atinge volume de 976 litros. Além disso, o porta-malas pode receber o sistema de ajuste variável de espaço “s.a.v.e.”, que altera o seu tamanho e permite acomodar bagagens de tamanhos variados de forma simples e prática.

O motor que equipa todas as versões é o 1.0 três cilindros, lançado aqui no Brasil através do Fox Bluemotion. Com 75 cavalos de potência na gasolina e 82 cv quando abastecido com etanol, o motor entrega seu torque total de 95 Nm/102 Nm aos 3000 rpm. O câmbio é o manual de 5 marchas MQ200, mas nos próximos meses será lançada a opção de câmbio automatizado I-Motion.

O up! estabelece uma nova referência em design para a Volkswagen, com linhas joviais e modernas. Suas dimensões foram idealizadas de forma a manter as características de um compacto por fora, mas proporcionando espaço e conforto para até cinco passageiros.

volkswagen_white-up!_10Na dianteira, destacam-se os traços limpos e fortes, com os faróis ligados por uma faixa estreita que tem o logotipo da Volkswagen ao centro. Nas laterais, chama a atenção a solidez do desenho, com a coluna traseira (“C”) bem apoiada sobre a roda. Os balanços curtos também colaboram para essa sensação. A traseira termina o desenho do carro com traços igualmente limpos e as grandes luzes, com a “assinatura” da Vw.

volkswagen_red-up!_1No interior, os bancos com encosto de cabeça embutidos, chamados de ‘oneshape’ chamam atenção. Os revestimentos são diferentes para cada versão e também é possível alterar o acabamento do painel, combinando com a ambientação desejada.

Volkswagen Take up! – a partir de R$26.900 (duas portas) e R$ 28.900 (quatro portas)

Equipamentos de série: Rodas de aço aro 13″ com pneus 165/80, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, banco do motorista com ajuste de altura, ISOFIX, painel na cor cinza, ABS e airbag. Quadro de instrumentos não tem conta-giros. Ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, CD player com Bluetooth, vidros/travas elétricos, rodas aro 14″ e prateleira no porta-malas são opcionais.

Volkswagen Move up! 

Take + computador de bordo, prateleira no porta-malas, três apoios de cabeça no banco traseiro, quadro de instrumentos com conta-giros, painel na cor bege, predisposição para som, rodas de aço aro 14″ com pneus 175/70. Ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, CD player com Bluetooth, vidros dianteiros/travas elétricos, alarme, rodas de liga, couro e GPS Maps & More são opcionais.

Volkswagen High up!

Take + Move + direção eletro-hidráulica, volante com regulagem em altura, travas e vidros dianteiros elétricos, retrovisor com ajuste elétrico e repetidor de seta, painel na cor da carroceria, faróis de neblina e rodas de liga aro 15″ com pneus 185/60. Ar-condicionado, CD player com Bluetooth, alarme, couro e GPS Maps & More são opcionais.

Volkswagen Red up! – Black up! – White up!

Take + Move + High + ar-condicionado, logotipos com nome da versão, rádio CD player com Bluetooth e rodas de liga aro 15″ com desenho exclusivo. Revestimento em couro e GPS Maps & More são opcionais.

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Tecnologia “inédita”

A Volkswagen finalmente anunciou sua central de entretenimento no up!. Ela se chama “maps & more” é além de ser uma extensão do rádio e computador de bordo, permite conectividade multimídia e navegação via GPS.

Instalado no centro do painel do up! e com tela de 5 polegadas, com o “maps & more” é possível visualizar as seis principais funções do “infotrip” de maneira gráfica: consumo instantâneo, consumo médio, distância percorrida, tempo de percurso, autonomia e velocidade média; como uma extensão do quadro de instrumentos, exibindo o conta-giros e o termômetro do motor; e para a função ECO, com representação gráfica de comportamento do condutor, para auxiliá-lo a dirigir de forma mais econômica.

O “maps & more” tem ainda as funções de rádio, media-player (controla CD player, entradas auxiliares e as listas de reprodução) e Bluetooth – com recursos de ligações em viva voz e transferência de agenda, sendo possível inclusive o pareamento de dois aparelhos simultaneamente. Outra função do “maps & more” é a exibição da imagem do sistema OPS de auxílio ao estacionamento. O aparelho pode ser removido quando não estiver em uso.

O test-drive acontecerá nesta quarta-feira (5/2), e você confere as primeiras impressões até a próxima quinta!

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Informações técnicas:

Motor 3 cilindros em linha, flex, 999 cm³

Potência 75 cv com gasolina a 82 cv com etanol a 6.250 rpm

Torque 9,7 kgfm a 10,5 kgfm a 3.000 rpm

Transmissão manual de 5 velocidades

Peso 910 kg a 958 kg

Pneus 165/80 R13, 175/70 R14 e 185/60 R15

Tanque 50 litros

Porta-malas 285 litros

Comprimento/largura/altura/entre-eixos 3,61/1,65/1,50/2,42 (em metros)

0 a 100 km/h 12,6 segundos (gasolina) e 12,4 segundos (etanol)

Velocidade máxima 163 km/h (gasolina) e 165 (etanol)

Consumo Cidade: 13,2 km/l (gasolina) e 9,1 km/l (etanol); estrada: 14,3 km/l (gasolina) e 9,9 km/l (etanol).


Fotos | Volkswagen/Divulgação

(*) O jornalista viajou a convite da Volkswagen do Brasil.