Vendido no Brasil desde 2009, o Volkswagen Tiguan 2012 chega agora ao País com sua nova fisionomia, apresentada na Europa no início deste ano. Boa parte das novidades estão na estética da carroceria, que aderiu ao novo DNA de design da montadora alemã, marcada pela presença de linhas horizontais – ou são opcionais. Seu preço parte dos R$ 110 mil.

Sua nova grade é marcada por dois frisos cromados duplo, e se liga diretamente aos faróis – que opcionalmente podem receber xênon e LEDs. Mais em baixo, a entrada de ar perdeu seu friso central e os faróis de neblina agora estão alojadas em uma peça independente do para-choque. Na traseira, as lanternas agora estão mais estreitas, enquanto na lateral as saias ganharam linhas mais retas, além de ter novas rodas aro 17”.

Por se tratar de uma reestilização, no interior do Tiguan 2012 a novidade é o volante – do Passat, velho conhecido –, o quadro de instrumentos e o CD-player com tela touchscreen, capacidade para seis discos, Bluetooth, oito alto-falantes e entradas de áudio externo para SD Card e iPod. Navegador é opcional. Os bancos possuem um revestimento especial em tecido, com uma faixa central de couro Alcantara, em preto, cinza ou bege. Opcionalmente eles podem ser totalmente revestidos de couro, também com três opções de cores: preto, marrom ou bege.O motor foi mantido. Se trata do 2.0 TSI (turbo e injeção direta de gasolina), com potência de 200 cv a 5.100 rpm e 28,5 kgfm de torque a 1.800 rpm, associado ao câmbio automático de seis marchas Tiptronic que distribui a força às quatro rodas, através do sistema de tração 4×4 integral 4Motion. Esse conjunto ele leva o Tiguan a 100 km/h em 8,5 segundos e permite uma velocidade máxima de 207 km/h.

No quesito segurança ele continua bem servido. Seis airbags (dois dianteiros, dois laterais e dois de cortina), freios ABS e controles eletrônicos de estabilidade e de tração vem de série, bem como o sistema ISOFIX para acomodação de cadeirinhas no banco traseiro. Há ainda  detector de fadiga, que analisa a forma como o motorista dirige e compara com os 15 primeiros minutos de direção. Caso detecte um desvio no comportamento ao volante, o equipamento emite um alerta, sugerindo ao condutor uma parada para descansar e tomar um café.

Outros equipamentos de série:

Retrovisor interno com escurecimento automático, acendimento dos faróis com sistema Coming & Leaving home, controle automático de velocidade, freio eletrônico de estacionamento com função auto-hold, computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro, sensor de chuva e indicador da pressão dos pneus.

Opcionais:

· Kessy : além de oferecer ignição do motor por meio de um botão, permite abrir e fechar as portas do veículo sem necessidade do uso da chave.

· Park assist II : sistema de estacionamento automático que, nessa segunda geração, também executa manobras para colocar o utilitário em vagas transversais.

· Radio RNS315 com sistema de navegação integrado

· Faróis Bi-Xenon com LEDs

· Bancos em couro com ajuste elétrico (assento do motorista)

· Rodas de liga-leve 18”

· Teto solar elétrico panorâmico

Fotos | Volkswagen/divulgação

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(*) Preços alterados às 23h29 por conta de alteração no preço do modelo