Fox Highline (1)Novos ares para o Volkswagen Fox 2015. O compacto altinho da Volks passou por uma série de mudanças, tanto visuais como técnicas e se transformou em um Golf numa escala diferente, pelo menos em termos visuais.

Fox Highline (2)A frente foi totalmente renovada, com faróis mais inclinados e elementos internos quadrados, com uma linha cromada que tem continuidade na grade frontal, os interligando. O novo para-choque tem extremidades mais pronunciadas, destacando os neblinas.

As lanternas que acompanham as linhas da coluna C na lateral e avançam sobre a tampa do porta-malas, são marca registrada do Golf há cerca de 10 anos, mas o vinco na tampa do porta-malas e o emblema da marca que serve de puxador para abri-la é algo herdado da geração atual. O para-choque teve seus refletores deslocados para uma peça preta que simula um extrator. Na lateral as novidasdes se resumem a novas calotas e rodas e retrovisores novos.

MalagrineLá dentro é mais difícil notar o que está diferente. Melhor ser direto: o quadro de instrumentos tem novo grafismo, enquanto as saídas de ar centrais passam a ser quadradas e os plásticos tem novas texturas, com predomínio de peças lisas. Tecidos dos bancos e dos painéis de porta também são novos.

Mas as alterações técnicas se concentram na versão topo de linha, que desde a linha 2014 responde pelo sobrenome Highline.

Grande estrela da linha 2015, ela é a única com o novo motor 1.6 16v MSI, que gera 120cv a 5750rpm e 16,8kgfm de torque a 4000rpm, mas inédito mesmo é seu câmbio manual MQ200 em uma versão seis marchas, inédita no Brasil (o do Golf é a MQ250). A Volkswagen anuncia aceleração de 0 a 100km/h em 9,8s e a velocidade máxima de 189km/h (com etanol) é obtida em quinta marcha; a sexta tem a função de reduzir as rotações do motor em velocidade de cruzeiro. Pra conter este ímpeto, o motor é acompanhado de discos de freio dianteiros maiores – mas os tambores permanecem no eixo traseiro. O câmbio I-Motion (automatizado)de segunda geração mantém suas cinco marchas e é opcional.

Fox Highline (7)Uma enxurrada de siglas, referentes a equipamentos de segurança ativa, surgem no compacto. São controles eletrônicos de tração (ASR) e estabilidade (ESC), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), assistente de partida em rampa (HHC) e brake assist (BAS), assistente de frenagem, que mede a força e a velocidade necessária e atua para que ela ocorra da melhor forma.

O lado ruim é que o controle de estabilidade é um opcional, vendido em módulo junto com os faróis de neblina capazes de mover seu facho no sentido das curvas realizadas pelo veículo abaixo dos 40km/h, exclusivos para o Highline. A versão também tem como opcional exclusivo a central multimídia com navegador (a mesma de Tiguan e Passat).

MalagrineVersões, equipamentos e preços

A versão de entrada do Fox ainda é a Trendline, oferecida com os motores 1.0 8v de quatro cilindros, que gera até 76cv (5250rpm) e 10,6kgfm (3850rpm) de torque com etanol, e com o 1.6 8v de quatro cilindros com 104cv (5250rpm) e 15,6kgfm (2500rpm) com etanol. Ele traz direção com assistência elétrica, volante com regulagem em altura e profundidade (novidade), além de freios com ABS e dois airbags dianteiros, preparação para som, banco do motorista com regulagem em altura, vidros dianteiros elétricos, rodas de aço aro 15″, indicador de troca de marcha, chave canivete e travas elétricas.

Novo Fox 1.0 Trendline – R$ 35.900
Novo Fox 1.6 Trendline – R$ 39.800

O Fox Bluemotion continua com exclusividade sobre o motor 1.0 12v de três cilindros, que gera até 82cv (6250rpm) e 10,4kgfm (3000rpm) com etanol. Ele tem mudanças no visual, como a grade mais fechada e com um friso azul na base, spoiler traseiro, faróis escurecidos, rodas de aço aro 14″ e o painel é cinza. Em matéria de equipamentos de série, há computador de bordo e econômetro. Ele ainda pode contar com sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, uma novidade no segmento.

MalagrineNovo Fox BlueMotion – R$ 37.690

Novidade na linha é a versão Comfortline, disponível com os mesmos motores do Trendline, e que soma à lista de equipamentos do Bluemotion retrovisores e maçanetas pintados na cor da carroceria, retrovisores com ajuste elétrico e repetidores de seta, faróis de neblina, porta-luvas iluminado, rodas de aço aro 15″, vidros dianteiros e traseiros elétricos e sistema de som com CD player, MP3, entradas USB, SD e AUX, e Bluetooth. Teto-solar, piloto automático, retrovisor interno eletrocrômico e sensores de iluminação e de chuva são opcionais a partir desta versão.

Novo Fox 1.0 Comfortline – R$ 38.190
Novo Fox 1.6 Comfortline – R$ 41.490

O mais caro, Highline, ainda inclui lanternas escurecidas, frisos laterais cromados, para-brisa degradê, apliques em alumínio nos pedais, ponteira de escape dupla, rodas de liga leve aro 15″, abertura do porta-malas na chave, volante multifuncional revestido em couro – o mesmo do Golf -, ar-condicionado, controle de tração e computador de bordo I-System. Seu painel pode ser preto ou cinza, dependendo do gosto do cliente. Só não tem mesmo é ar-condicionado digital.

Novo Fox 1.6 Highline – R$ 48.490

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Fotos | Volkswagen/Divulgação