uptsi1A Volkswagen apresentou hoje para parte da imprensa especializada seu novo motor 1.0 TSI Flex. O propulsor fará sua estreia no compacto up! e terá potência de 101cv com gasolina e 105cv quando abastecido com etanol. O torque é de 16,8kgfm para ambos os combustíveis.

uptsi2O Autos Segredos acertou praticamente tudo em relação ao compacto. Em dezembro, afirmamos que o nome seria up! TSI e que o visual seria idêntico as demais versões. As únicas alterações estéticas são o para-choque dianteiro mais bicudo por conta novo motor e a tampa do porta-malas que recebeu acabamento em  preto piano. A potência erramos por 1cv, já que publicamos que ele teria 106cv.

O lançamento está previsto para julho e o novo motor estará disponível para as versões move, high, black, white e red.

motorO propulsor será produzido na fábrica de motores da Volkswagen em São Carlos (SP). A marca investirá R$ 460 milhões na unidade até 2018. De lá também sairá o motor 1.4 TSI Flex que renderá 150cv de potência antecipado por nossa reportagem.

Segundo o fabricante o motor 1.0l TSI Total Flex é o propulsor com a melhor eficiência energética da Volkswagen no Brasil. O propulsor faz parte da nova geração de motores EA211, que, além do TSI, conta com as versões 1.0l de três cilindros e a 1.6l de quatro cilindros, presentes em modelos como o up!, Fox, Gol Rallye e Saveiro Cross.

“Estamos trazendo o que há de melhor no mundo Volkswagen para os nossos clientes também no Brasil. A produção local de motores TSI significa a introdução de uma tecnologia mundial de ponta em um carro de volume. Será o primeiro 1.0 TSI Total Flex produzido no Brasil”, declara o presidente da Volkswagen do Brasil, David Powels.

Fotos | Volkswagen/Divulgação