A segunda geração do Volkswagen Touareg está chegando ao País – com um ano de atraso, diga-se. Mais elegante, maior e até mesmo mais leve, o modelo foi muito além novo design, o como aconteceu com seu irmão Porsche Cayenne, cuja nova já está à venda desde o ano passado.
O Touareg ainda não teve seus preços revelados pela Volkswagen – assim como o Passat -, mas com certeza ele não perderá o título de carro mais caro da marca no Brasil (hoje custa à partir de R$ 200 mil), e mesmo sendo mais barato que o Cayenne e basicamente o mesmo carro vende menos. E quem disse que Porsche é sinônimo de exclusividade?
O Touareg agora é adepto ao novo DNA de design da Volks, com linhas mais retas e musculosas, que cairam muito bem nele, e ainda influenciou na redução do seu coeficiente aerodinâmico (cx) de 0,39 para 0,37. Como o Passat, o Touareg ganho novos faróis bi-xênon com LEDs – 15 em cada um. O jipe alemão – fabricado na Eslováquia – ganhou 4,1 cm no comprido e 1,2 cm na largura. O entre-eixos aumentou 3,8 cm e a altura foi reduzida em 1,2 cm, para 1,7 metro. Por dentro tudo é novo e mais requintado. O novo painel tem detalhes que imitam madeira na versão V8, console central com um sistema multimídia com tela LCD, ar-condicionado digital dual-zone para o V6 e quadri-zone para o V8, bancos dianteiros com ajustes elétricos e aquecimento, volante multifuncional revestido em couro e com borboletas atrás do volante para trocas sequenciais. Agora o acionamento do freio de estacionamento é eletrônico. Teto solar panorâmico é opcional.
Irmão do Porsche Cayenne, o modelo traz na versão de entrada o motor V6 3.6 FSI (aspirado) que gera 280 cv e 37 kgfm. A versão mais cara, além de trazer equipamentos exclusivos, conta com um bloco V8 4.2 FSI de 360 cavalos e 45,4 kgfm de torque (um V6 3.0 turbo é seu equivalente para o Cayenne). Ambos os motores estão associados a uma transmissão automática de 8 velocidades e contam com tração integral 4 Motion, permanente nas quatro rodas, administrada por um diferencial Torsen de deslizamento limitado, que distribui a força do motor 60 por cento para o eixo dianteiro e 40 por cento para as rodas de trás. Em se tratando da segurança, o SUV conta com seis airbags, freios ABS com BAS (distribuição eletrônica de frenagem), controles de estabilidade (ESP) e tração (ASR), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), piloto automático adaptativo, detector de carros nos pontos cegos (Side Assist) e , como o Passat, traz o sistema ACC – controle de velocidade
de cruzeiro que além de manter a velocidade do carro, identifica a necessidade de frear o carro de acordo com o tráfego. Suspensão pneumática é de série no V8.
Versões e equipamentos:
Touareg V6 FSI
Touareg V8 FSI (V6 +)
• Rodas de liga-leve 19” modelo Everest • Radio RNS850 (DVD , MP3, preparação para navegação) + Bluetooth com comando de voz
• Portaluvas com chave e saída de ar condicionado 4 tomadas 12v (console central dianteiro e traseiro + portamalas)
• 8 altofalantes
• Ar condicionado Climatronic 2-zonas • Banco traseiro bi-partido
• Banco traseiro com ajuste longitudinal e inclinação do encosto
• Apoio de braço traseiro com 2 porta-copos integrado
• Bancos revestidos em couro “Vienna”
• Bancos dianteiros com ajuste elétrico e aquecimento
• Luz na região dos pés e luz de embarque nas portas
• ABS / BAS / EDS /ASR / ESP
• 6 airbags
• Farol de neblina com luz estática para curva
• Lanterna traseira de neblina
• Três cintos de segurança traseiros de três pontos
• Sistema de alarme ultrassom
• Apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura e longitudinal
• Abertura do porta-malas por controle remoto
• Espelho retrovisor interno com escurecimento automático
• Controle automático de velocidade
• Sensor de estacionamento (dianteiro e traseiro) com câmera traseira (Rear Assist)
• Vidros das portas com comando elétrico
• Destravamento das portas sem chave (Kessy) • Ignição do motor por botão (Kessy)
• Sistema de controle da pressão dos pneus
• Volante multifuncional em couro com controle do Tiptronic e aquecimento
• Faróis Bi-Xenon direcionais com LEDs
• Sensor de chuva
• Computador de bordo com display colorido
• Indicador digital do nível de óleo do motor
• Regulagem dinâmica do facho do farol
• Rodas de liga-leve 20” “Pikes Peak” • Barras longitudinais no teto (acabamento em prata)
• Ponteira de escape dupla cromada
• Grade dianteira, contorno das janelas e soleiras com frisos cromados
• Aplicações decorativas com aparência em madeira no painel de instrumentos, revestimento das portas e console central
• Pedaleiras em aço inoxidável
• Ar condicionado Climatronic 4-zonas
• Banco do motorista com memória
• Bancos dianteiros climatizados
• Abertura do porta-malas por controle remoto e fechamento elétrico (botão interno na tampa traseira)
• Controle eletrônico dos amortecedores
• Espelhos retrovisores externos com controle elétrico, rebatíveis eletricamente, aquecíveis, com escurecimento automático e memória no lado do motorista
Henrique Rodriguez é jornalista, técnico em manutenção automotiva e estudante de eng. mecânica. É editor executivo do Novidades Automotivas e tem um Fusquinha 73.