A Iveco apresentou o novo Tector que ganhou novas opções de 9 e 11 toneladas. Agora, a linha do caminhão é composta por modelos de uso urbano (9, 11, 15 e 17) e rodoviário (17, 24 31. O novo Tector ganhou cabine e visual dianteiro inspirado na linha europeia Eurocargo.
Segundo a Iveco, a cabine do novo Tector foi projetada para diminuir o arrasto e assim contribuir para a redução de consumo de combustível. Elas também melhoram o fluxo de ar e reduzem o efeito negativo causado pela água em dias de chuva. A visibilidade do novo Tector é maior da categoria no segmento de 9 e 11 toneladas com o para-brisa medindo 1,53 m².
As portas ganharam maior ângulo para facilitar o acesso do condutor. Já a altura do banco até o teto é de 1,14 metros garantindo um bom espaço para o motorista. Para facilitar a ergonomia, a alavanca de câmbio fica alojada no painel.
De acordo com a Iveco a suspensão dos novos Tector 9 e 11 toneladas contam com molas parabólicas no eixo traseiro. Já a suspensão dianteira usa coxim, mola e amortecedor. E o chassi do tipo escada fornece melhor rigidez estrutural.
Os novos Tector 9 e 11 toneladas são equipados com motor FPT de quatro cilindros. O propulsor de 4.500 cm³ rende potência de 190 cv a 2.500 rpm e torque de 62,2 kgfm a 1.350 rpm/2.100 rpm.
O motor trabalha em conjunto com a transmissão Eaton de seis marchas à a frente e uma ré. A sexta marcha do câmbio conta com um super ‘overdrive’ que a deixa bem longa não comprometendo o consumo e aumentando a performance do veículo.
“O condutor deste tipo de caminhão roda muito, freia, acelera e precisa de um motor que corresponda a essa agilidade no ciclo urbano, e agilidade significa uma resposta mais rápida do veículo. Os Tectors 9 e 11 são perfeitos para o ‘batidão’ dos motoristas que atuam neste segmento”, afirma Ricardo Barion, diretor de Vendas e Marketing da IVECO.
Os modelos para 15, 17, 24 e 31 toneladas receberam as mesmas mudanças visuais dos modelos de 9 e 11 toneladas.
A linha urbana ainda é composta pelos modelos 15.190, 17.210, 17.280 e 17.300 sempre com tração 4×2. Já a linha rodoviária é composta pelos modelos 17.210, 17.280, 17.300 com tração 4×2 e 24.280 e 24.300 com tração 6×2. Já o Tector para 31 toneladas conta com as versões 31.280 e 31.300 com tração 8×2.
A gama Tector de semipesados podem ser equipadas com o motor FPT N60 com potências entre 220 cv e 280 cv e também com o motor N67 com 300 cv de potência.