A última novidade da Toyota para 2011 acaba de ser lançada. A linha Hilux reestilizada chega oficialmente ao mercado, com o visual conservador que estreou na Ásia em meados do ano, formado pelas manjadas modificações em para-choques, faróis, grade e capô. Se no visual a picape causou polêmica, há boas novidades na mecânica e no interior.

A maior novidade, como já era esperado, é a adoção do sistema flex para o motor 2.7 VVT-i de quatro cilindros, que agora rende 158 cv com gasolina e 163 cv com etanol, a 5.000 rpm, enquanto o torque com ambos os combustíveis é de 25 mkgf a 3.800 rpm. As versões equipadas com o bloco em questão também poderão vir equipadas com o câmbio automático de quatro marchas. As vendas das unidades equipadas com o propulsor bicombustível, porém, só serão iniciadas em 2012.

Os propulsores a diesel 2.5 e 3.0 contrariaram as expectativas e mantiveram os números de potência (102 cv e 163 cv) e de torque (26,5 mkgf  e 35 mkgf ).  A novidade para eles é a descontinuidade da associação à tração 4×2, que ficará restrita ao motor flex. A partir de agora, todas as Hilux a diesel serão 4×4.

A Toyota aproveitou para tar um tapinha também no painel, que exibe volante redesenhado e mudanças sutis na seção central e no quadro de instrumentos. Há também novos equipamentos, como sistema de áudio touchscreen com tela de 6,1 polegadas e câmera de ré, conexão Bluetooth e ajuste elétrico do banco do motorista, a partir da versão SRV, que deixa de ser a mais cara da linha. Acima dela, foi introduzida a configuração SRV TOP, que adiciona rodas de liga leve aro 17” e controle de estabilidade e tração com assistência e distribuição eletrônica de frenagem (BAS e EBD).

O SUV da gama abandona o nome Hilux e passa a se chamar apenas SW4. O novo visual manteve algumas diferenças em relação à picape, como a grade mais angulosa e os faróis de duplo projetor, com luzes de xenônio, lavadores e regulagem de altura.  A maior novidade é o retorno na versão com 5 lugares, que havia sido abolida.

A versão SRV é a única disponível, com equipamentos semelhantes aos da picape. Há, porém, uma grata surpresa: a introdução dos airbags laterais e do tipo cortina, exclusivos do modelo. Os motores são o 3.0 a diesel e o 4.0 V6 a gasolina. O 2.7 VVT-i flex será oferecido a partir de 2012.

Preços

Picape

Hilux 4×4 C/D SRV A/T TOP………………. R$ 141.920,00

Hilux 4×4 C/D SRV A/T…………………………. R$ 134.410,00

Hilux 4×4 C/D SRV M/T………………………… R$ 127.260,00

Hilux 4×4 C/D SR M/T ………………………….. R$ 111.800,00

Hilux 4×4 C/D Standard Power Pack………. R$ 100.720,00

Hilux 4×4 C/D Standard……………………. R$ 93.260,00

Hilux 4×4 C/S Standard…………………….. R$ 85.690,00

Hilux 4×4 Chassi/Cabine…………………… R$ 80.160,00

SW4

SW4 SRV A/T Diesel 7 Lugares……………… R$ 174.900,00

SW4 SRV A/T Diesel 5 Lugares……………… R$ 170.400,00

SW4 SRV A/T Gasolina V6…………………….. R$ 157.000,00

Galeria


Fotos | Toyota/divulgação

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter