InícioLançamentosRenault Captur tem preço inicial de R$ 78.900

Renault Captur tem preço inicial de R$ 78.900

- publicidade -
- publicidade -

Desde de 2013, a marca francesa ensaia a chegada do Renault Captur ao Brasil. Agora, depois quatro anos, o modelo chega nacionalizado e é produzido em São José dos Pinhais (PR). No Salão de São Paulo, a marca francesa prometeu lançar o Captur em quatro versões. Porém, neste primeiro momento apresenta somente duas opções: a Zen 1.6 16V, com preço sugerido de R$ 78.900 e a Intense 2.0 16V, que sai por R$ 88.490.

Em dia com a nova identidade visual da marca, o Captur tem linhas assinadas pelo Technocentre da Renault, na França, em parceria com o Renault Design América Latina (RDAL), o único estúdio de desenho e estilo da marca no continente americano, localizado em São Paulo.

Plataforma

Construído a partir da plataforma do Duster, o Captur tem o maior entre-eixos da categoria e suas dimensões são bem próximas do irmão Duster. O SUV francês tem 4,33 metros de comprimento; 1,81 m de largura; 1,62 m de altura e 2,67 m de distância entre eixos. A altura em relação ao solo é de 212 mm sendo maior que a da picape Oroch.  O SUV tem 23° de ângulo de entrada e 31° de ângulo de saída.

Linhas

As linhas retas de Logan, Sandero e Duster foram deixadas de lado e o Captur aposta em desenho mais harmônico e em formas redondas. Na dianteira há luzes diurnas de LED (série em todas as versões), no formato de “C” ao redor dos faróis de neblina. Os faróis são estreitos e fazem jogo com a grade dianteira. Já o capô tem dois vincos salientes.

“O design do Captur mistura elegância e linhas bem marcadas. A pintura biton garante um efeito harmônico e traz o grande barato da personalização. O desenho do Captur reflete a nova identidade da marca”, afirma Vincent Pedretti, chefe de design do RDAL – Renault Design América Latina.

De lado, as portas contam com um grafismo cromado em sua parte inferior. Com boa área envidraçada o Captur tem linha de cintura elevada. Ainda se destacam a lateral esculpida e os para-lamas dianteiro e traseiros mais largos. Completando o visual, as rodas de 17’’ estão disponíveis com dois desenhos.

Na traseira, as lanternas do Captur são em LEDS. A ponteira de escapamento é cromada. Já o para-choque conta com um friso cromado abaixo do porta-malas que percorre quase toda a extensão da peça.

Interior

O Captur marca a estreia de um novo quadro de instrumentos. O conjunto mescla um velocímetro digital e displays em formato de meia-lua de cada lado. O computador de bordo digital é visualizado logo acima do conjunto.  O interior ainda pode receber o acabamento em dois tons, dependendo da versão.

O modelo conta com 12 porta-objetos, localizados nos painéis das portas, console central, painel de bordo e porta-luvas.

Tecnologia

O sistema MEDIA Nav é oferecido como opcional na versão Zen e de série na opção Intense. Pela tela touchscreen de 7”, o usuário tem acesso ao GPS integrado, Bluetooth, câmera de ré, eco-scoring e eco-coaching. O sistema é integrado com o comando satélite que possibilita ao motorista acessar tudo sem tirar as mãos do volante.

Partida sem chave

O Captur conta chave cartão que permite a partida no motor simplesmente com a presença do cartão no interior do veículo. Já a abertura e o travamento das portas e do porta-malas acontecem por aproximação ou afastamento, sem necessidade de tocar no cartão.

O sensor crepuscular é um sistema inteligente que capta a luminosidade do ambiente e acende as luzes automaticamente conforme a necessidade. Além disso, o sensor de chuva ativa o limpador de para-brisas caso seja necessário.

Direção

A Renault segue insistindo na direção eletro-hidráulica com esforço variável em vez de adotar uma direção elétrica. Na direção eletro-hidráulica, o fluxo de óleo é gerenciado por uma bomba elétrica, que atua de forma independente em relação à velocidade do motor. A necessidade de assistência é determinada de forma mais eficiente, com base na velocidade do veículo. Quando a assistência não é necessária, a bomba elétrica é desativada temporariamente. Este sistema garante maior conforto e economia de combustível.

Conforto

Os retrovisores laterais são rebatíveis eletricamente e o modelo oferece apoio de braço para o condutor (na versão Intense), ar-condicionado automático (na versão Intense), velocímetro digital e vidros elétricos nas quatro portas.

Segurança

O Renault Captur traz de série o controle eletrônico de estabilidade (ESP), controle eletrônico de tração (ASR). Ainda fazem parte do pacote, quatro airbags de série (dois frontais e dois laterais) em todas as versões. Para o transporte dos pequenos, o Captur tem sistema de fixação ISOFIX para duas cadeirinhas infantis. Os freios ABS tem auxílio de frenagem de emergência (AFU) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD).

A assistência de partida em rampas (HSA) é acionada quando o carro se encontra em uma inclinação superior a 3°. Este sistema freia o carro por até 2 segundos, auxiliando a arrancada em ladeiras e trazendo conforto e segurança.

Motor e câmbio

O Captur pode ser equipado com o novo motor 1.6 16V SCe e o 2.0 16V. O propulsor 1.6 16V SCe oferece 120 cv a 5.500 rpm com etanol e 118 cv a 5.500 rpm com gasolina. Já o torque é de 16,2 kgfm a 4.000 rpm seja com etanol ou gasolina.  Este conjunto trabalha associado ao câmbio manual de cinco velocidades. As opções 1.6 com câmbio CVT serão lançadas posteriormente.

Já o motor 2.0 16V tem 148 cv a 5.750 rpm quando abastecido com etanol e 143 cv a 5.750 rpm quando abastecido com gasolina. A oferta de torque é de 20,9 kgfm a 4.000 rpm, quando abastecido com etanol, e 20,2 kgfm a 4.000 rpm com gasolina. Nesta opção, a opção é a defasada opção automática de quatro velocidades.

Pós-venda

O Captur tem garantia de fábrica de 3 anos ou 100 mil quilômetros rodados, prevalecendo o que ocorrer primeiro. Clientes que optarem pelas facilidades de financiamento via Banco Renault (https://www.bancorenault.com.br/) têm 5 anos de garantia. O plano de manutenção do modelo prevê revisões periódicas a serem feitas em intervalos de 10.000 quilômetros ou a cada ano de uso.

Cores

As opções de cores Monoton são Branco Glacier, Cinza Acier, Prata Etoile, e Preto Nacré. Já as opções Biton são: Branco Glacier com teto Preto, Marfim com teto Preto, Preto Nacré com teto Marfim, Laranja Ocre com teto Preto, Vermelho fogo com teto Preto, Prata Etoile com teto Preto, Cinza Acier com teto Preto, Marrom Savane com teto Preto e Marrom Savane com teto Marfim

Ficha Técnica Captur 1.6 Zen e 2.0 Intense

» MOTOR

1.6 16 válvulas, Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, capaz de gerar potência de 120 cv com etanol e de 118 cv com gasolina, a 5.500 rpm, e torque de 16,2 kgfm com os dois combustíveis, a 4.000 rpm.

2.0 16 válvulas, Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, capaz de gerar potência de 148 cv com etanol e de 143 cv com gasolina, a 5.750 rpm, e torque de 20,9 kgfm com etanol a 4.000 rpm e 20,2 kgfm 4.000 rpm com gasolina

» TRANSMISSÃO

1.6 16V, câmbio manual de cinco marchas, tração dianteira
2.0 16V, câmbio automático de quatro velocidades, tração dianteira

» ACELERAÇÃO ATÉ 100 km/h (dado de fábrica)

1.6 16V, 13,3s (gasolina)/ 11,9s (etanol)
2.0 16V, 12,0s (gasolina)/ 11,1s (etanol)

» VELOCIDADE MÁXIMA (dado de fábrica)

1.6 16V, 168 km/h (gasolina)/ 169 km/h (etanol)
2.0 16V, 174 km/h (gasolina)/ 179 km/h (etanol)

» DIREÇÃO

Eletro-hidráulica, com diâmetro giro de 10,7 m

» FREIOS

1.6 16V, dois circuitos em “X”, de acionamento hidráulico, com discos ventilados de 269 mm de diâmetro na dianteira e freios traseiros com tambores de 229 mm de diâmetro
2.0 16V, dois circuitos em “X”, de acionamento hidráulico, com discos ventilados de 280 mm de diâmetro na dianteira e freios traseiros com tambores de 229 mm de diâmetro

» SUSPENSÃO

Dianteira, tipo MacPherson, triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos e molas helicoidais

Traseira, semi-independente com barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais

» RODAS E PNEUS

Roda Alumínio / Pneu 215/60 R17

» DIMENSÕES (metros)

Comprimento, 4,399 metros; largura, 1,813 m; altura, 1,619 m; distância entre-eixos, 2,673 m; peso, 1.273 quilos (1.6 16V) e 1.352 kg (2.0 16V)

» CAPACIDADES

Tanque de combustível: 50 litros; porta malas: 437 litros; carga útil (passageiros e bagagem): 449 quilos

Confira na imagem abaixo os equipamentos de série:

Opcionais

A versão 1.6 16V Zen conta com dois itens opcionais: MEDIA NAV e câmera de ré (R$ 1.990) e pintura biton (R$ 1.400). A versão 2.0 16V Intense tem como opcionais: banco revestido em couro (R$ 1.500) e pintura biton (R$ 1.400).

Fotos | Renault/Divulgação

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

61 COMENTÁRIOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -