Lançado em 2014 no mercado nacional, o Mercedes-Benz GLA passa por sua primeira mudança visual no Brasil. O SUV reestilizado será comercializado em cinco versões: GLA 200 ff Style, GLA 200 ff Advance, GLA 200 ff Enduro, GLA 250 Sport e na Mercedes-AMG GLA 45 4MATIC. Os preços ficam entre R$ 158.900 para a opção de entrada e chega aos R$ 232.900 para a versão topo de linha.

Confira os preços da GLA:

  • GLA 200 ff Style – R$ 158.900,00
  • GLA 200 ff Advance – R$ 175.900
  • GLA 200 ff Enduro – R$ 203.900
  • GLA 250 Sport – R$ 232.900
  • Mercedes-AMG GLA 45 4MATIC – R$ 359.900

Novidades

O Mercedes-Benz GLA reestilizado ganhou nova grade do radiador que tem como destaque as aberturas retangulares ao longo das duas barras horizontais. Os para-choques também ganharam novas linhas com largas aberturas de ventilação e um aplique central na parte inferior.

Traseira

O Mercedes-Benz GLA também ganhou retoques na traseira. O para-choque ganhou vincos mais fundos e é arrematado na parte de baixo por um protetor destacado. As lanternas também são novas lanternas que estão maiores e passam a contar com a tecnologia Stardust, derivada do Classe E, cujo design mais reto, e união por uma barra horizontal.

GLA 200 ff Style

Além da mudança visual, a versão GLA 200 ff Style ganhou novas rodas de liga leve de 18 polegadas. O interior agora conta com acabamento do painel em black-matrix e bancos redesenhados. Os bancos tem três opções para o revestimento dos bancos, todas combinando tecido com artico: Preto, Bege e a combinação Marrom e Preto.

O GLA 200 Style é equipado de série com sistema KEYLESS-GO de partida por botão, sem necessidade de uso da chave. Conta também com câmera de ré com linhas auxiliares dinâmicas, que facilita o estacionamento, sistema multimídia Audio 20 e pneus run-flat.

GLA 200 ff Advance

A versão Advance do GLA 200 ff ganhou novas rodas de liga 18 polegadas com cinco raios e traz agora de série faróis full LED. O painel ganhou acabamento em alumínio escovado. Os bancos esportivos com encosto de cabeça integrado têm novo design. O assento do motorista tem controles de posicionamento elétricos com memória e o acabamento interno, em artico e tecido, é disponibilizado nas cores Cinza ou Preto.

GLA 200 ff Enduro

A versão 200 ff Enduro conta painel superior com acabamento em artico e, na parte inferior, em alumínio escovado. O sistema multimídia é o Audio 20. O revestimento dos bancos é totalmente em couro, com opções em preto, marrom, ou na combinação bege com preto, novidade para o modelo. O teto solar elétrico panorâmico e os faróis de neblina são equipamentos de série.

GLA 250 Sport

O GLA 250 Sport agora vem com a suspensão off-road, 30 mm mais alta rodas de liga leve de cinco raios com 19 polegadas. O exterior também conta com o kit visual AMG, para maior esportividade. No interior, o painel tem acabamento em microfibra dinamica, mesmo material usado nos bancos em combinação com o artico, ambos na cor preta. O veículo tem teto solar panorâmico, tapetes AMG e o banco do passageiro da frente também possui ajustes elétricos com memória. O sistema multimídia é o Audio 20 com GPS Garmin MAP PILOT com tela de 8 polegadas e os retrovisores externos, antiofuscante para o motorista, são rebatíveis eletricamente. A abertura do porta-malas é facilitada pelo sistema EASY-PACK.

Apple Car Play e Android Auto

A partir das Advance o GLA conta com istema de integração para smartphone por meio do Apple Car Play e Android Auto. Diversas funções selecionadas podem ser operadas pelos controles do veículo, permitindo sua utilização segura mesmo em movimento. Uma novidade para os usuários do sistema Android Auto é a possibilidade de espelhar Waze e Google Maps no display multimídia do veículo.

Motores e câmbios

As versões 200 são equipadas com motor 1.6 turbo com injeção direta de combustível que rende 156 cv de potência a 5.300 rpm e torque de 25,5 kgfm disponíveis entre 1.200 a 4.000 rpm. Já a versão 250 conta com motor 2.0 turbo de 211 cv a 5.500 rpm e torque de 35,7 kgfm entre 1.200 rpm e 4.000 rpm.  Ambos trabalham em conjunto com a transmissão automatizada 7G-DCT com dupla embreagem. O GLA traz de série também a função ECO Start/Stop.

Já a versão Mercedes-AMG GLA 45 4MATIC conta com motor 2.0 turbo que rende potência de 381 cv a 6.000 rpm e torque de 48,4 kgfm disponíveis entre 2.250 rpm e 5.000 rpm. A versão esportiva conta com câmbio AMG Speedshift DCT de 7 velocidades.

Sistemas de assistência

O SUV conta com vários sistemas de assistência dão apoio ao condutor. No quesito segurança, o sistema Attention Assist é capaz de detectar sonolência nas estradas, que alerta o condutor, sugerindo uma parada para descanso. Luzes de freio adaptativas são outro recurso: em caso de frenagens de emergência, elas piscam alternadamente para avisar aos motoristas que vêm atrás, reduzindo o risco de colisão na traseira.

O modelo tem ainda outras duas funções de assistência, associadas ao sistema de freios ABS, contribuem para maior segurança e conforto no Mercedes-Benz GLA. A primeira é a função Hold, que imobiliza o carro em paradas temporárias, como nos semáforos, sem que o motorista precise manter o pé no pedal do freio. O veículo é liberado automaticamente assim que o acelerador volte a ser pressionado. Já o sistema HSA (Hill Start Assistance – assistência de partida em aclives) mantém o GLA imobilizado por alguns segundos após o pedal do freio ter sido liberado em inclinações.

Assistente de estacionamento

A partir da versão Advance todas as versões são equipadas com o assistente ativo de estacionamento, que posiciona o carro na vaga (paralela ou perpendicular) sem a necessidade de mexer no volante, controlando apenas o acelerador e os freios.

Segurança

O Mercedes-Benz GLA é equipado com 7 airbags. Ao todo são 2 airbags dianteiros para motorista e passageiro, 2 laterais para motorista e passageiro, 2 de janela para motorista e passageiro (dianteiro e traseiro) e 1 airbag de joelho para motorista.

Fotos | Mercedes-Benz/Divulgação

  • Ⓜ️arcelo

    A Mercedes-Benz, infelizmente, pegou a doença das montadoras nacionais, que chamam de reestilização, esses sutis face-lifts que mudam uma grade e/ou a disposição interna do conjunto óptico dianteiro.

    Lamentável Meca, lamentável.

    • Caio Cartaxo

      Concordo e discordo. Na historia da Mercedes é comum face-lifts no qual se mudam quase nada no carro. Inclusive lembro que em 2003 numa css da MB la em Recife a mulher disse que a Mercedes as vezes mudava pouco no carro porque não via motivos para mudar algo já “perfeito”.

      Claro, papo de vendedora, mas não deixa de ser verdade. Se você pegar os modelos de 80, 90, é comum ter face-lift apenas de para choque, mudava disposição das luzes nas lanternas e por ai vai.. Porém também acho que atualizar um carro em design de uma maneira tão mínima como essa GLA não merece nem sequer destaque kkkk

      • Ⓜ️arcelo

        Sim, concordo, mas minha crítica não é com o face-lift, mas com a denominação do face-lift, pois reestilização o próprio nome já diz, é quando o carro sofre mudanças relevantes a ponto de modificar o estilo, e não é o caso.

  • Eduardo

    Acho lindo e muito bem acabado esse carro. Certamente estaria em minha lista de compras se eu tivesse dinheiro. X1 que me desculpe.

    • José Eduardo D’Acampora Guazzi

      Só acho uma pena o motor 1.6 na linha 200. Falta motor para competir com a X1. Já em estilo a GLA tambem mais atraente.

  • CaioVictor681

    Esse GLA sempre me pareceu um hatch médio com suspensão aumentada e acabamento premium.

    • Uranium

      Ele é exatamente isso. Um Classe A de salto alto.

    • Caio Cartaxo

      É porque é mesmo, nao só parece kkkkkk

  • CA

    E o mais engraçado é que é quase impossível dizer onde estão as mudanças que essa reestilização trouxe. MB sempre sendo conservadora.

  • Marco

    Pena um carro desse porte e preço não vir de série com farol de neblina, item que é opcional colocado nas concessionárias a preços exorbitantes.

  • Baralho

    O melhor deste carro é a paleta de cores.