Ram Rampage 2024 chega para incomodar Hilux e S10

1520

Picape será vendida em três versões de acabamento e duas opções de motorização. Pré-venda começa dia 22 e as primeiras unidades chegarão as loja em agosto

Por Marlos Ney Vidal
De Curvelo (MG)

Com status de primeira Ram desenvolvida no Brasil, a Rampage 2024 chega ao mercado em três versões de acabamento e duas opções de motorização. A inédita picape da marca do carneiro chega com preços de lançamento entre R$ 239.990,00 e R$ 269.990,00. 

Se inscreva no canal do Autos Segredos no YouTube

Preços da  Ram Rampage 2024

Confira os valores das três versões da picape produzida em Pernambuco:

Versão 2.0 Turbo Diesel 4×42.0 Turbo Gasolina 4×4
RebelR$ 239.990,00R$ 249.990,00
LaramieR$ 249.990,00R$ 259.990,00
RTR$ 269.990,00

A pré-venda da Ram Rampage 2024 será em duas fases, a primeira começará às 10h do dia 22/6 somente online e limitada a 500 unidades. Os compradores receberam seus modelos entre agosto e setembro. Como atrativo, os compradores terão o Pack Elite que é único opcional da picape. Ele agrega banco do passageiro com ajuste elétrico, som Harman Kardon e ambiente Light. O custo do pacote é de R$ 6 mil.

Na sequência, assim que as 500 unidades da venda online se esgotarem, a Ram disponibilizará 2 mil unidades que poderão ser compradas na rede da marca entre junho e julho. Nesta segunda fase, os clientes terão a garantia do preço de lançamento e entrega entre setembro e outubro. 

Já as vendas normais com a Ram Rampage 2024 nos showrooms das concessionárias da marca ocorrerá em 17 de agosto. Provavelmente, já com preços atualizados. 

Como é a Rampage 2024?

A Rampage é cerca de 30 centímetros menor que Toyota Hilux e Chevrolet S10, no entanto ela tem presença de um modelo médio, graças a linha de cintura alta e ao vão livre de 26,4 cm. 

Na dianteira, a picape tem capo bem mais alto que a Fiat Toro, a tampa do cofre do motor será bem vincada como nos demais modelos da Ram. Nas versões Laramie e RT a grade da picape tem filetes com o nome Ram no centro, os faróis estreitos com assinatura em LED são contornados pela grade na parte superior e inferior. Dependendo da versão, a grade pode ser cromada ou ter acabamento em preto. Na versão Rebel, a grade tem uma moldura bem saliente em na cor preta e a grade tem elementos em formato de colmeia. 

Na parte inferior, o skid plate fica integrado com a entrada de ar inferior e muda de cor de acordo com a versão.

De lado, a picape tem linhas retas e um vinco na altura da maçaneta. As molduras dos vidros podem ser na cor preta ou em cromado, dependendo da versão. 

Por dentro, a Rampage 2024 tem espaço interno idêntico ao da Fiat Toro. Na frente, os ocupantes ficam bem confortáveis e os bancos apoiam bem as pernas e o encosto segura bem as costas dos ocupantes mesmo em velocidades mais altas.

A picape tem acabamento bem cuidado e com materiais nobres. O desenho do painel lembra o do Jeep Commander com materiais sensíveis ao toque. Dependendo da versão, há aplique em material sintético ou em tecido Suede na faixa central do painel. 

Os bancos são revestidos em material sintético perfurado no assento e são na cor marrom na Laramie e em preto na Rebel. A versão RT segue acabamento em tom escuro, mas os bancos mesclam revestimento em material sintético e Suede na cor Cinza. 

O quadro de instrumentos tem tela de 10,3 polegadas e é 100% digital. As informações estão todas visíveis ao condutor. A central multimídia conta com tela de 12,3 polegadas com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. Há ainda carregador por indução com resfriamento. Há seis portas USB, das quais três são USB-C ficando duas na traseira e uma na dianteira. 

Em relação ao conforto, a picape tem saídas de ar-condicionado para os passageiros traseiros. O espaço do banco traseiro é o mesmo da Fiat Toro. Em nosso contato, dois colegas com 1,80 metros simularam posições de motorista e passageiro, nesta situação o espaço para as pernas ficou no limite.

Andando

Neste primeiro contato com a Rampage andamos somente na versão a gasolina em pista off-road e em pista de asfalto. Na terra, fizemos um percurso com a Rampage Rebel com simulação de 500 quilos de carga na caçamba. 

Passamos por trilhas que simulavam condições bem ruins, terra batida com muita poeira e trechos alagados. A suspensão da Rampage 2024 cumpriu sua função em todas as condições, sempre privilegiando o conforto dos passageiros. Os assistentes de partida em subida e descida ajudam o motorista nas condições mais adversas. Com a picape carregada, simulamos arrancada num morro com uma nata de poeira e Rampage arrancou sem sustos. Em descida em rampa de terra com o piso molhado, a função de auxílio a descida ajudou a romper o obstáculo sem sustos. 

Nas situações em que a picape precisava de força, o torque de 40,8 kgfm se fazia presente. A picape encarou situações de off-road com maestria. Veja no vídeo, um dos trechos onde subimos uma escada ou passando por vias alagadas. 

Ainda demos algumas voltas com a picape em pista com a versão RT que é a picape mais rápida produzida no Brasil. Ela faz de 0 a 100 km/h em apenas 6,9 segundos. 

A Rampage RT é boa em aceleração e retomadas. Basta uma pisada mais forte no acelerador para que os 272 cavalos de potência mostrem serviço. As trocas de marchas são perceptíveis e bem rápidas quando a tecla RT está acionada. 

Mesmo em curvas de alta, o condutor tem sempre o carro na mão. A boa calibração da suspensão evita a rolagem da carroceria. Andamos também em trechos para testes de sonorização e neles mesmo em velocidade mais alta, o barulho da rodagem era minimizado pelo bom isolamento acústico. 

Motores da Rampage

O motor 2.0 Turbo Diesel rende 170 cv de potência a 3.750 rpm e torque de 38,8 kgfm a 1.750 rpm. Já o motor 2.0 Turbo Gasolina tem 272 cv de potência a 5.200 rpm e torque de 40,8 kgfm a 3.000 rpm.

Ambos os motores são ligados ao câmbio automático de nove marchas e a tração é 4×4 com reduzida. 

As versões diesel fazem de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos. Já as versões Rebel e Laramie com gasolina vão de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos e a RT faz em 6,9 segundos. 

Consumo

Com motor diesel, a versão Rebel faz 9,8 quilômetros por litro na cidade e a Laramie 9,9 km/l, na estrada o consumo de ambas é de 12,4 km/l.

Já com motor a gasolina, o consumo da Rebel e da Laramie em trajeto urbano fica em 7,9 km/l e na cidade ele é de 9,7 km/l. A RT é mais econômica fazendo 8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada. 

A Ram Rampage 2024 é uma Torona?

A picape usa a mesma plataforma Small Wide dos demais modelos de Pernambuco. No entanto, ela foi atualizada em 60% em relação aos irmãos Jeep e Fiat. A Rampage tem uma nova linha de força que fica nas laterais da picape e se estende até a caçamba. Aliás, o assoalho da caçamba também é novo para suportar o maior volume de carga da picape. 

86% da picape tem aços de alta e ultra-alta resistência. São 42% em alta resistência, 27% de avançados em alta resistência e 17% estampados a quente de ultra-alta resistência que ficam nas colunas “A” e “B” e também nas barras de proteção das portas para ajudar a suportar as pancadas em colisões. 

As suspensões da Ram Rampage seguem o mesmo padrão da Fiat Toro, mas foram atualizadas com novas geometrias e calibração para melhorar o desempenho e condições de dirigibilidade em todas as condições de uso. A bitola também aumentou em relação a Fiat Toro. 

Na dianteira, a picape Ram nacional tem suspensão MCPherson e na traseira ela é do tipo multilink.  

Itens de série

Confira os itens de série de cada versão da Rampage:

A versão de entrada da Rampage é a Rebel Turbo Diesel que tem como principais equipamentos:

  • Câmbio automático de 9 marchas
  • Tração 4×4 com reduzida
  • Central multimídia de 12,3” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio
  • Quadro de instrumentos full digital de 10,3”
  • Revestimento interno de couro preto
  • Banco do motorista com ajustes elétricos de 12 vias
  • Ram Connect (plataforma de serviços conectados)
  • Faróis e lanternas full LED
  • RamCharger (carregador de celular por indução com resfriamento)
  • Freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold
  • 7 airbags
  • Controle de velocidade adaptativo 
  • Monitoramento de pontos cegos
  • Sistema de permanência na faixa de rodagem
  • Alerta de colisão frontal com frenagem autônoma e detecção de pedestres e ciclistas
  • Pneus All Terrain 235/65 R17
  • A Rampage Rebel Hurricane 4 Turbo Gasolina vem com todos os itens da anterior e agrega:
  • Motor Hurricane 4 de 272 cv e 400 Nm
  • Escapamento duplo
  • Modo Sport
  • Pneus All Terrain Plus 235/65 R17

Já a Rampage Laramie Turbo Diesel tem todos os equipamentos da Rebel Turbo Diesel e acrescenta:

  • Revestimento interno de couro na cor Mountain Brown
  • Para-choque traseiro cromado
  • Rodas aro 18” diamantadas com pneus 235/60
  • Acabamentos externos cromados

A Rampage Laramie Hurricane 4 Turbo Gasolina vem com todos os itens da versão Laramie diesel e acrescenta:

  • Motor Hurricane 4 de 272 cv e 400 Nm
  • Escapamento duplo
  • Modo Sport

Por fim, a topo de linha R/T Hurricane 4 conta com todos os equipamentos da Laramie Hurricane 4 e acrescenta:

  • Revestimento interno de couro e suede com costuras Ruby Red
  • Modo R/T
  • Suspensão esportiva
  • Escapamento duplo esportivo
  • Rodas aro 19” em preto brilhante
  • Teto preto brilhante

Tamanho

A Ram Rampage 2024 tem 5,02 metros de comprimento, 2,99 m de entre-eixos, 1,78 m de altura e 1,88 m de largura. No entanto, por dentro, o espaço interno é o mesmo da Fiat Toro. 

Medidas da caçamba da Rampage

A caçamba da picape Ram tem 1,45 m de comprimento, 1,38 m de largura que passa para 1,05 m entre as caixas de roda e por fim 59,5 centímetros de altura. Com a tampa aberta, a caçamba fica com 2,10 metros de comprimento que poderá ser usada no transporte de motos com o extensor de caçamba que será oferecido como acessório.

Nas versões a gasolina, a capacidade de carga da picape será de 750 quilos e nas opções diesel é de 1.015 quilos. Em volume, ambas terão a capacidade para 980 litros. 

Nas versões Laramie e Rebel com motores 2.0 Turbo Diesel e 2.0 Turbo a Gasolina, a Rampage 2024 tem ângulo de entrada de 25,7°, de saída de 27,5° e o de rampa fica em 23,9°. Já na esportiva RT, a picape tem ângulo de entrada de 25° e de saída fica 24,5° e o de rampa fica em 23,9°. 

O vão livre da Rampage nas versões Rebel e Laramie fica em 26,4 centímetros e na RT ele é de 25,7 centímetros. 

Custo de revisões

Com o motor 2.0 Turbo a gasolina, o custo das três primeiras revisões até 60 mil que devem ser feitas a cada 20 mil quilômetros ou 12 meses tem custo total de R$ 6.120,00 ficando cerca de R$ 4 mil mais em conta que a Maverick. 

Já as versões diesel da Rampage 2024 terão custo total de revisões até os 60 mil km é de R$ 4.664,00. O valor é 100% menor que o praticado por Chevrolet S10, Ford Ranger e Toyota Hilux. 

A garantia da Ram Rampage 2024 é de três anos sem limite de quilometragem. Ela poderá ser estendida por até dois anos para motor e caixa.

Cores

A única cor da Ram Rampage 2024 sem custo adicional é o sólido Vermelho Flame. As metálicas Para Billet, Azul Patriot, Maximum Steel, Preto Diamond e a perolizada Branco Pérola tem custo adicional de R$ 2 mil. 

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.