O câmbio CVT do Toyota Yaris Sedã 2019 permite retomadas ágeis. O motor tem desempenho satisfatório dentro de sua proposta familiar. Acabamento é bom, mas materiais são simples
Toyota Yaris Sedã 2019
Foto | Toyota/Divulgação

Marlos Ney Vidal (*)
De São Paulo (SP)

Novo compacto Premium da marca japonesa, os Toyota Yaris Sedã 2019 e o Yaris 2019 chegam apostando na mecânica confiável, no bom pacote de segurança e em tecnologia para abocanhar os clientes ávidos por novidades. Os preços são altos quando comparado aos concorrentes. Por isso, a marca diz que a linha Yaris é para aqueles consumidores que estão em seu melhor momento de vida, talvez isso realmente justifique o seu posicionamento no mercado.

Toyota Yaris Sedã 2019
Foto | Toyota/Divulgação

Posicionamento

Para abrir espaço para sua nova linha de compactos, a marca japonesa acabou com as versões XLS e Platinum do Etios (sedã e hatch). Desse modo, os Toyota Yaris tem preços inicias nessa lacuna das versões do Etios preenchendo o “buraco” que existia entre o compacto e o Corolla.

Toyota Yaris Sedã 2019
Foto | Toyota/Divulgação

Mix

A Toyota aposta alto no modelo e espera vender um volume mensal de 5.800 carros com o hatch ficando com 55% e o sedã com 45% de participação. A marca também estima que apenas 5% do total das vendas do Toyota Yaris Sedã 2019 e o Yaris 2019 serão equipadas com transmissão manual.

Siga nossas redes sociais

Separando por versões, a marca estima que a versão XL Plus Tech CVT será a responsável por 28% das vendas, a XLS CVT ficaria com 26%, seguida da opção XS com 24%. Já a versão XL terá 17% de participação e a XL MT ficará com 5% das vendas.

Toyota Yaris Sedã 2019
Foto | Toyota/Divulgação

Preços

Durante a apresentação dos Toyota Yaris Sedã 2019 e Yaris 2019 a marca mostrou como concorrentes os hatches Hyundai HB20, Chevrolet Onix, Fiat Argo, Volkswagen Polo e seus derivados sedãs. Porém, no posicionamento de preços, os modelos estão mais para a faixa de preços praticada pela Honda para o Fit e o City. Na prática os modelos da Toyota já são mais caros que os concorrentes por conta da boa fama da marca japonesa, no quesito pós-venda e confiabilidade.

Toyota Yaris Sedã 2019
Foto | Toyota/Divulgação

Porém, apesar das qualidades e do bom pacote de equipamentos ofertados para os modelos, o preço poderia ser melhor.

Acabamento

A conhecida boa construção japonesa está presente nos Toyota Yaris Sedã 2019 e Yaris 2019. As forrações de porta, painel e forrações das colunas não mostram falhas de montagem e acabamento. O painel tem desenho jovial e a posição elevada do rádio/central multimídia permite fácil visualização e operação.

Toyota Yaris 2019
Foto | Toyota/Divulgação

Mas, para um modelo que começa com preços na casa dos R$ 60 mil. Apesar de seguir a cartilha dos concorrentes, os materiais usados no acabamento interno dos compactos poderiam ser de melhor qualidade. Todas as versões tem o painel e forrações de porta em plástico rígido, mesmo na versão topo de linha, somente um acabamento em tecido nas portas o diferencia das demais opções. Para tentar disfarçar a aparência franciscana, o painel de plástico duro, recebeu um acabamento que simula costura, passando a falsa sensação de um material de qualidade superior.

Toyota Yaris 2019
Foto | Toyota/Divulgação

Quadro de instrumentos

Mesmo nas versões mais simples, o quadro de instrumentos é completo e de fácil visualização. Nas versões XL e XL Plus Tech, as informações do computador de bordo são mostradas numa tela de LCD de 2,7”. Nas demais versões, o computador de bordo ganha tela em TFT com 4,2”.  O volante tem boa pega e conta com comandos de áudio e telefonia. Porém, a coluna de direção só é ajustável em altura em todas as versões.

Vida a bordo

O Toyota Yaris Sedã 2019 presa pelo conforto dos ocupantes e tem rodar suave. Mesmo nas ruas em má conservação pelas quais nossa reportagem guiou o sedã, as imperfeições eram pouco percebidas. A suspensão dianteira do modelo tem batente hidráulico para evitar as batidas secas de fim de curso.

Toyota Yaris 2019
Foto | Toyota/Divulgação

No modelo hatch o acesso ao banco traseiro é mais fácil pelo corte da porta mais alto. Porém, no sedã, ocupantes de maior estatura tem que ficar atentos para não bater a cabeça na carroceria por conta da caída da carroceria. Nas versões com teto solar, os mais altinhos também sentirão falta de espaço para as cabeças.

Espaço interno

O espaço interno dos modelos é bom e o assoalho plano no banco traseiro oferta mais espaço. Porém, o console central no qual fica instalado o apoio de braço central, acaba tomando um pouco de espaço do passageiro do meio.

Toyota Yaris 2019
Foto | Toyota/Divulgação

Bancos

A densidade da espuma dos bancos é agradável e transmite conforto para os ocupantes. O senão fica pelo assento curto que não apoia bem as pernas, tanto no banco dianteiro, quanto no traseiro.

Andando

Longe de ser um modelo com proposta esportiva. O Toyota Yaris Sedã 2019 é um carro destinado para uso familiar. Desse modo, o motor 1.5 é a conta para impulsionar o sedã.  Em rotações mais altas, o propulsor tem funcionamento áspero. O bom trabalho de relação de marchas do câmbio CVT permite um melhor aproveitamento do motor. A transmissão faz sua parte executando trocas de marcha de maneira ágil.

Apesar dos deslizes, a linha Yaris vai agradar o consumidor pelas linha agradáveis, pela boa lista de itens de série e pela confiabilidade conquistada pela marca no mercado brasileiro.

(*) O jornalista viajou à convite da Toyota do Brasil.