Marlos Ney Vidal (*)
Mogi das Cruzes (SP)
Desde seu lançamento em 2012 a Toyota foi atualizando ano a ano o Etios. Mudanças pontuais foram realizadas principalmente no interior da dupla de modelos compactos da marca japonesa em seus quatros anos de mercado. A última delas, realizada na linha 2017 apesar não ter nenhuma mudança visual, foi a mais profunda, pois, inclui a adoção de novos motores, câmbios e um novo quadro de instrumentos com mostradores digitais.
Por fora, a linha Etios 2017 continua praticamente como chegaram ao mercado em 2012. As únicas novidades externas estão restritas a novas opções de rodas e calotas. Se o visual não agrada a todos, o Etios continua agradando no que não pode ser visto com os olhos, o rodar suave, o conforto e o conjunto mecânico continuam sendo destaques.
Internamente, o painel da linha Etios continua com a mesma estrutura, mas, o quadro de instrumentos, apesar continuar na posição central, ganhou mostradores 100% digitais. O aspecto de balança e de difícil visualização dos modelos anteriores ficaram no passado. O novo quadro é composto por dois círculos de fácil visualização. Velocímetro e indicador de combustível estão do lado esquerdo, já do lado direito estão o conta-giros e termômetro do motor, do esquerdo, velocímetro e indicador de combustível.
Uma função interessante do computador de bordo é o EcoWallet que está disponível a partir da versão XS. A tecnologia permite ao motorista colocar o valor pago pelo litro do combustível, possibilitando o cálculo e o monitoramento do valor gasto com combustível durante uma viagem. As versões XS, XLS (hatch e sedã) e Cross contam com a iluminação clear blue do painel de instrumentos para os indicadores de velocidade e rotação do motor, sistema de áudio, relógio e ar-condicionado. A intensidade da luz pode ser regulada conforme a preferência do motorista, considerando as variáveis de faróis ligados ou desligados ou dias mais ou menos ensolarados.
Outra mudança que não pode ser vista são para-brisa e janelas dianteiras mais espessas para diminuir o ruído externo.
O Etios 2017 também ganhou novos itens de segurança como o sistema de fixação Isofix para equipamentos de proteção infantil e o apoio de cabeça central e cinto de três pontos para o passageiro do meio. As portas também tiveram reforços estruturais
Um dos pontos positivos do Etios é a boa posição para dirigir com bom alinhamento em relação aos pedais e a direção. O volante atual herdado do Corolla tem boa pega, mas continua tendo somente ajusta de altura. Os bancos têm espuma de boa densidade e contam com apoio correto para as pernas e a coluna, mas o do motorista deixa de fora o ajuste de altura.
Um dos pontos negativos continua sendo a visibilidade traseira, se os apoios de cabeça fossem do tipo vírgula ajudaria a melhorar a visão do condutor.
Tanto o hatch quanto o sedã continuam com o bom espaço que é muito bem aproveitado. Os ocupantes da frente e das extremidades do banco traseiro viajam com conforto. O passageiro do meio não terá tanta folga, mas, ainda assim tem acomodação acima da média entre os compactos, tudo graças ao túnel central rebaixado.
Ambos os motores receberam sistema VVT-i de variação de tempo de abertura das válvulas melhorando o desempenho. O propulsor 1.3 rende potências de 88cv (gasolina) e 98cv (etanol) a 5.600rpm e torque de 12,3kgfm (gasolina) e 12,8kgfm (etanol) 4.000rpm. Já a motorização 1.5 rende potência de 102cv (gasolina) e 107cv (etanol) e torque é de 14kgfm (gasolina) e 14,4kgfm (etanol). Outro ponto positivo é fim do famigerado tanquinho de partida a frio que foi substituído por novos bicos injetores dotados de sistema de preaquecimento.
No primeiro contato com o modelo, andamos na versão aventureira Cross equipada com câmbio automático. O casamento do câmbio de quatro marchas com motor de menor cilindrada é positivo. O câmbio está bem escalonado e as trocas são suaves. As trocas são feitas de marcha são feitas perto dos 3.000rpm e não há a sensação de que se o motor está trabalhando no limite.
[photomosaic]
A versão de entrada vem equipada de série com o Toyota Smart Screen, computador de bordo; antena externa do tipo short pole; descansa-braços no assento do motorista (somente na versão automática) e banco traseiro com encosto rebatível; direção eletro-assistida progressiva (EPS); ar-condicionado; abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível; chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas; console central com dois porta-copos dianteiros e um traseiro; para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro; alarme de advertência para portas abertas, chave na ignição e cinto de segurança; vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, sendo o do motorista com função auto-down; travas elétricas; entre outros itens de conforto, conveniência e segurança, além dos obrigatórios airbag duplo dianteiro e freios com sistema ABS de última geração.
Nessa opção ela agregada a anterior sistema de áudio que reproduz arquivos de MP3 com função Bluetooth® e entradas auxiliar e USB; controle de velocidade de cruzeiro (versão automática); controle de áudio e do computador de bordo no volante; difusores do ar-condicionado e base da manopla da alavanca da transmissão cromados; abertura do porta-malas por meio de um botão; bancos com tecido em duas cores; alto-falantes e tweeters. A opção XS ainda conta com a função EcoWallet no computador de bordo. A função possibilita ao condutor que insira o valor pago pelo litro do combustível. Deste modo pode-se calcular e monitorar o valor que se gastou com os abastecimentos.
A opção topo de linha conta com todos os itens das opções anteriores e acrescenta rodas de liga leve de 15 polegadas; sistema de áudio com tela touch screen, que permite espelhamento de smartphones; faróis de neblina; acabamento cromado na tampa do porta-malas; revestimento do volante em padrão couro; retrovisores externos com indicadores de seta integrados e acabamento dos bancos Comfort Drive (padrão couro).
A versão aventureira tem rodas de liga leve exclusivas, bancos com costura exclusiva; manopla do câmbio revestida em couro; tapetes com a inscrição Cross. No quesito equipamentos ela vem com todos os itens da opção XLS.
(*) Jornalista viajou a convite da Toyota do Brasil.