[Primeira volta] Stepway tem boa desenvoltura, mas não é SUV

Renault tenta emplacar o Stepway 2020 como SUV. Porém, a nova homologação só vale para a opção manual. Na prática, ele é apenas um hatch aventureiro e será vendido em três versões

Por Marlos Ney Vidal (*)
De Campinas (SP)

Com o Stepway 2020, a Renault tentará convencer o consumidor que o modelo é um SUV, mas na prática ele é o mesmo Sandero aventureiro de sempre. Com os subterfúgios que a homologação brasileira permite, a marca enquadrou o Stepway 2020 como SUV. Porém, a nova identidade só vale para a versão manual, que é a única que se enquadra nos requisitos para ser um SUV. Vendido em três versões, as duas opções CVT do Stepway 2020 são registradas como de fato são: hatch aventureiro. Os preços ficam entre R$ 61.090 e R$ 73.090.

Renault Stepway 2020
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Stepway 2020

Deixando os exageros de marketing de lado, o Stepway 2020 cumpre seu papel de ser um bom hatch aventureiro. Suas linhas têm os adereços estéticos na medida certa, sem os exageros usados, por exemplo, no finado Toyota Etios Cross. Os faróis com assinatura em LED e o novo para-choque dianteiro deixaram a porção dianteira com desenho agradável.

Ao vivo, até mesmo as lanternas traseiras com a extensão na tampa do porta-malas deixam o conjunto atrativo. Com lentes translúcidas, ela também tem assinatura em LED. A abertura do porta-malas elétrica facilita o acesso ao compartimento de bagagem.

Renault Stepway 2020
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Acabamento

A Renault não deu um banho de loja completa no interior do Stepway 2020, mas as mudanças pontuais deixaram o habitáculo agradável. O novo volante tem desenho exclusivo e a mesma boa pega do Captur.

Renault Stepway 2020
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

A marca também colocou os comandos dos vidros traseiros no apoio de braço na porta dianteira do motorista facilitando seu uso. A posição anterior no console central era bem incômoda.

Renault Stepway 2020
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Os bancos receberam novos revestimentos e os dianteiros apoiam melhor o corpo dos ocupantes graças às novas abas laterais que se fizeram necessárias para abrigar os airbags laterais. Porém, os materiais sintéticos em cor clara não condizem com a proposta aventureira do modelo. Numa economia de palito, somente os apoios de braço das portas dianteiras contam com revestimento em material sintético.

Mas algumas rebarbas no painel ainda são percebidas e facilmente notáveis. De resto, o acabamento é honesto para o segmento.

Renault Stepway 2020
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Segurança

A marca também reforçou os itens de segurança da versão aventureira. Airbags laterais e cinto de três pontos para todos os ocupantes foram acrescidos no Stepway 2020. A marca afirma que fez reforços estruturais na carroceria do hatch, mas não deixou claro quais foram as mudanças. Entretanto, as bolsas laterais devem contribuir para uma melhor nota nos testes de impacto.

Renault Stepway 2020
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Controles de tração e estabilidade

A marca deu uma derrapada ao disponibilizar o importante assistente de partida em rampa e os eficientes controles de tração e estabilidade somente nas versões equipadas com a transmissão CVT.

Itens de série e preços do Stepway 2020:

Stepway 2020 será ofertado nas versões Zen 1.6 (manual), Intense 1.6 (CVT) e Iconic 1.6 (CVT). Confira os preços e itens de série do modelo:

Zen 1.6 (R$ 61.190)
Quatro airbags (dois frontais e dois laterais), Isofix, sensor de estacionamento, direção eletro-hidráulica, ar-condicionado, alarme, faróis de neblina, chave canivete, rádio, Stop&Start e rodas de 16 polegadas Flexwheel.

Intense 1.6 CVT X-Tronic (R$ 70.990)
Todos os equipamentos da versão Zen mais Media Evolution, controle eletrônico de estabilidade (ESC), assistente de partida em rampa (HSA), ar-condicionado automático, câmera de ré, vidros traseiros elétricos, retrovisores elétricos, piloto automático (controlador e limitador de velocidade) e rodas de liga leve 16 polegadas biton diamantadas.

Iconic 1.6 CVT X-Tronic (R$ 73.090)
Todos os itens da Intense CVT mais bancos em couro, sensor de chuva, sensor de luminosidade e rodas de liga leve 16 polegadas biton diamantadas.

Renault Stepway 2020
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Andando

Diferentemente do Logan com suspensão elevada, a ausência do terceiro volume no Stepway 2020 contribui para o seu bom comportamento dinâmico. A suspensão mais elevada cumpre sua função para encarar vias de asfalto ruim e as estradas de terra. Macia, ela é voltada para o conforto. Em curvas, aliada aos controles eletrônicos, deixa o hatch estável mesmo em velocidades mais altas.

Em ruas de calçamento, a suspensão filtra bem e solavancos são minimizados. Mas assim como no Logan, foram notadas algumas trepidações no volante em função do piso ruim.

O motor 1.6 16V SCe permite desempenho adequado ao Stepway 2020. Com bom fôlego ele permite ultrapassagens com segurança. Já o câmbio CVT X-tronic contribui para o conforto de condução do motorista, bem diferente dos trancos da antiga transmissão automatizada Easy´R. Mas o comportamento da transmissão não permite uma condução empolgante, as retomadas são mais lentas e o barulho em altas rotações incomoda bastante.

(*) Jornalista viajou a convite da Renault do Brasil.