Por Marlos Ney Vidal
No concorrido segmento de sedãs compactos que teve muitas novidades nos últimos dois anos, os novos concorrentes têm que se destacar para fazer frente aos rivais. A Nissan fez o dever de casa e o novo Versa têm como pontos positivos suas linhas harmônicas e lista de equipamentos bem atraente com itens de categoria superior em sua versão topo de linha Exclusive. Conjunto mecânico conhecido não tem a turbina dos rivais, mas não deixa de ser eficiente.
No Brasil atual não há mais carro barato e o sonho do carro zero quilômetro fica cada vez mais restrito a uma pequena parcela da sociedade. Mas dentro deste cenário mais restrito, o preço sugerido de R$ 92.990 para Versa Exclusive 2021 o deixa bem competitivo. Ele é mais caro que o Chevrolet Onix Plus Premier II ofertado por R$ 85.490 e mais em conta que o rival VW Virtus Highline vendido por R$ 98.950.
Mas sua lista de itens de série do Versa Exclusive 2021 é bem mais atrativa do que a dos rivais. Entre os equipamentos exclusivos estão Alerta de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB), visão 360° Inteligente com imagem integrada à tela do rádio, Detector de Objetos em Movimento (MOD) e Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA). O sedã também oferece o sistema de Monitoramento de Ponto Cego (BSW), item ofertado no Onix Plus Premier II. O sedã ainda oferta o Alerta de Objetos no Banco Traseiro (Rear Door Alert).
Na dianteira, o novo Nissan Versa 2021 segue a identidade visual da marca com a grade em “V” duplo. A parte de fora da peça tem acabamento em Black Piano e a interna mais próximo a grade principal tem contorno em prat. Os faróis são iluminados por LED e contam com assinatura. Já o capô é mais curto e o para-choque avança por cima da grade e do conjunto de luzes. Os faróis auxiliares contam com luzes halogêneas.
De lado, o sedã conta com linha de cintura alta e um vinco que começa na porta dianteira e se estende até as lanternas traseiras deixa isso bem acentuado. Na porta dianteira, o vidro tem uma janela espia que lembra os quebra-vento do passado – também pela possibilidade de acessos indesejados ao interior do carro.
A coluna “C” tem caída lembrando modelos cupê e assim com o Kicks, o Versa Exclusive 2021 tem aplique plástico para deixar o teto flutuante.
O desenho do novo Versa é bem harmonioso, mas a traseira com suas belas lanternas iluminadas em LED e seu formato bumerangue são um charme à parte. A tampa do porta-malas mais curta também contribui para o desenho mais refinado da traseira.
Para proteger a tampa do bagageiro de pequenos impactos o para-choque é mais saliente. Aliás, a peça também recebeu atenção dos designers da marca e tem dois vincos próximos as lanternas que o deixam com um aspecto esportivo.
Nossa reportagem não teve contato com outras versões do sedã japonês, mas o acabamento interno do Versa Exclusive 2021 é digno de destaque e se mostra bem superior aos seus principais concorrentes. O Kicks contribui para isso, já que o sedã recebeu o painel e volante do SUV compacto.
À exemplo do Kicks, o painel do novo Versa 2021 tem o aplique em couro e acolchoado na parte central do painel. Na versão topo de linha Exclusive, o acabamento pode ser na cor preta predominante com detalhes em creme ou com creme na principal e detalhes em preto. Na unidade do nosso primeiro contato, o acabamento interno era em preto com detalhes em creme que ainda é replicada no console central próximo a alavanca de câmbio, nos apoios de braço nas forrações de porta e no revestimento dos bancos.
A Nissan teve o cuidado de colocar revestimento em couro inclusive nos apoios de braços das portas traseiras, na concorrência inclusive em carro de categorias superiores, o acabamento dianteiro não é replicado atrás.
Os encaixes são perfeitos e não encontramos rebarbas ou falhas de encaixe.
O quadro de instrumentos é digital como no Kicks topo de linhas. Com tela em TFT de 7 polegadas e customizável com 12 funções. Nele, do lado esquerdo o condutor pode escolher visualizar as informações do computador de bordo, conta-giros, entre outras funções. Pela tela, são mostradas também as informações relacionada aos equipamentos de auxílio a condução disponíveis no novo Versa Exclusive 2021.
O volante também foi herdado do Kicks e é multifuncional. Na versão topo de linha a coluna de direção conta com ajuste em altura e profundidade. Os comandos dos vidros elétricos estão bem posicionados.
O bom posicionamento da central multimídia permite sua visualização a qualquer momento, independentemente da posição do Sol.
Os bancos dianteiros do Versão Exclusive são revestidos em material sintético e apoiam bem as pernas do condutor e passageiro. O do motorista tem regulagem manual de altura. Os bancos traseiros também apoiam bem as pernas dos ocupantes.
Mas o sedã fica devendo melhor espaço para as cabeças dos ocupantes. O jornalista que vós escreve têm 1,72 metros e acomodado nas extremidades a cabeça quase encosta no teto. No assento central, que sempre é mais alto, a cabeça fica grudado no teto. Pessoas de maior estatura encontrarão dificuldades para se acomodar.
Em compensação, o sedã ficou mais largo e há mais folga para os ombros com três ocupantes à bordo.
O espaço para as pernas do banco traseiro é bom, graças ao entre-eixos de 2,62 metros. Com os bancos dianteiros totalmente recuados para trás, os meus joelhos ficaram encostados no encosto do banco traseiro, mas ainda sim permitiam certa mobilidade.
Para privilegiar o desenho, a coluna “C” tem a caída mais acentuada, o que acaba prejudicando o acesso ao banco traseiro, assim é bom tomar cuidado para não bater a cabeça ao entrar no sedã
Como todo sedã que se preze, a proposta familiar está garantida com o porta-malas com capacidade para 482 litros na versão Exclusive. O habitáculo é todo forrado em carpete, mas a parte superior onde os olhos da maioria não vê, não recebeu pintura, à exemplo do Chevrolet Onix Plus.
O Nissan Versa tem rodar suave e privilegia o conforto dos ocupantes. Mesmo na versão topo de linha Exclusive calçadas com rodas de 17 e polegadas e pneus de perfil 205/50, mais baixos, a transferência das imperfeições do solo para o habitáculo são bem amenizadas.
Segundo a Nissan, a suspensão traseira teve sua estrutura reforçada e os batentes de borracha foram substituídos por poliuretano que melhora a resistência às cargas maiores.
A direção elétrica tem peso certo e é leve em manobras, em velocidades mais altas ela é firme passando segurança para o motorista.
O conjunto mecânico do Nissan Versa é o mesmo 1.6 16V que equipa o Kicks. O propulsor rende potência de 114 cv a 5.600 rpm e torque de 15,5 kgfm a 4.000 rpm não importando se está abastecido com etanol ou gasolina. A pergunta é, poderia ser melhor? Sim, poderia, mas o propulsor cumpre seu papel na proposta familiar do sedã.
Comparado com o Onix Plus Turbo, um dos seus concorrentes diretos, o motor 1.6 do Versa oferece desempenho similar, afinal, em termos numéricos eles são páreos. Mas em baixas rotações, a turbina faz diferença o sedã da Chevrolet acaba se saindo melhor.
Já em relação ao VW Virtus, a situação fica mais complicada, afinal são quase cinco quilos de torque a mais para o sedã alemão.
Mas o assunto aqui é o nova Versa e vamos voltar ao assunto. O Versa Exclusive 2021 tem praticamente o mesmo peso e isso proporciona desempenho similar ao do SUV. Mas o terceiro volume do sedã deixa a dirigibilidade mais agradável e prazerosa.
Mesmo sem a modernidade dos propulsores turbo atuais, o motor 1.6 16V da Nissan têm construção moderna em alumínio. Em nosso contato andamos alguns quilômetros com o modelo no trânsito urbano e também em estrada. Na cidade, o Versa Exclusive 2021 é ágil.
Na estrada, o desempenho do Versa é limitado e é necessário usar mais o pé direito. Em ultrapassagens é preciso calcular bem para que não ocorra surpresas. A resposta do acelerador nem sempre é imediata.
Em ritmo de condução normal, a 110 km/h as rotações do motor ficam na casa dos 2.800 rpm. Ao pisar fundo no acelerador as rotações sobem para cerca de 5.000 rpm, mas mesmo assim, o bom trabalho acústico que o sedã recebeu se faz presente e os ruídos das rotações mais altas e do funcionamento do câmbio CVT são minimizados.
Com a tecla Sport acionada as trocas de marchas são mais rápidas em rotações mais alta, deixando assim o desempenho mais interessante.
Rodamos por cerca de 240 quilômetros com Versa Exclusive 2021. Em trajeto urbano, com o trânsito carregado na volta do almoço rodamos por cerca de 20 quilômetros. No anda e para e com o ar-condicionado ligado, o Versa Exclusive 2021 fez média de 8 km/l com gasolina no tanque.
Logo após nossa voltado em trânsito urbano. Saímos de Belo Horizonte em direção a cidade de Moeda, no total foram percorridos 55,9 quilômetros, com o ar-condicionado ligado a média foi de 9,9 km/l.
Por fim, zeramos mais uma vez o computador de bordo e partimos de Moeda para a cidade de Ouro Preto e retornando a Belo Horizonte percorrendo 163 quilômetros. Também com o ar-condicionado ligado, a média com gasolina registrado no computador de bordo foi de 13,1 km/l.
Motor 1.6 16V flex
Potência: 114 cv a 5.600 rpm
Torque: 15,5 kgfm a 4.000 rpm
Câmbio
CVT
Consumo
Cidade: 8 km/l (e); 11,7 km/l (g)
Estrada: 10 km/l (e); 13,9 km/l (g)
Porta-malas
482 litros
Rodas/Pneus
17 polegadas/205/50
Dimensões
Comprimento: 4,495 m
Largura: 1,74 m
Altura: 1,475 m
Entre-eixos: 2,62 m