Maior altura em relação ao solo compromete comportamento dinâmico do Logan Intense CVT. Sedã atende compradores que querem ir ao sítio no final de semana e precisam de porta-malas

Por Marlos Ney Vidal (*)
De Campinas (SP)

Com 400 mil unidades vendidas desde seu lançamento, o Logan 2020 de segunda geração recebe seu primeiro retoque visual antes da chegada da nova geração prevista para estrear em 2021. O sedã ganhou novidades visuais, mecânicas e importante reforço na segurança. O Logan 2020 será vendido nas versões Life, Zen, Intense e Iconic.

Logan 2020 Intense
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Preços Logan 2020

Confira os preços do Logan 2020:

  • Logan 1.0 Life – R$ 50.490
  • Logan 1.0 Zen – R$ 53.490
  • Logan 1.6 Zen – R$ 59.490
  • Logan 1.6 Zen CVT – R$ 66.990
  • Logan 1.6 Iconic CVT – R$ 71.090
Logan 2020 Intense
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Segurança

Desde a versão de entrada do Logan 2020 o hatch passa a contar com cintos de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes, ISOFIX e airbags laterais. A partir da versão Zen equipada com câmbio CVT, o sedã passa a contar com controles de tração, estabilidade e assistente de partida em rampa. Para melhorar o resultados pífios dos testes de impacto do Latin NCAP, a marca também promoveu reforços estruturais na carroceria do sedã.

O que mudou?

Na dianteira, todas as versões do Logan 2020 receberam faróis com assinatura em LED, grade e para-choques renovados que deixam o modelo em dia com a nova identidade visual da marca. De lado, o que muda dependendo da versão são as novas rodas de liga-leve. Já na traseira, a marca não fez nenhuma alteração, nem mesmo a abertura elétrica da tampa do porta-malas que o Sandero 2020 recebeu. Para abrir e trancar o compartimento só com o uso da chave.

Logan 2020 Intense
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Interior

Por conta dos airbags laterais, o Logan 2020 ganhou novos bancos dianteiros que estão com abas maiores que seguram o corpo dos passageiros nas curvas. A marca diz que todos os materiais de revestimento interno foram renovados, mas rebarbas nos acabamento dos painel ainda são percebidas.

O sedã ganhou novos revestimentos nas forrações de banco e teto. Dependendo da versão, as portas dianteiras receberam um aplique de material sintético no apoio de braços. Mas eles não são replicados nas portas traseiras.

Ponto positivo para os comandos extras do vidro traseiro que foram deslocados do painel para a porta dianteira facilitando a vida do motorista.

Logan 2020 Intense
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

De série

Veja abaixo as versões e os itens de série do Logan 2020:

Life 1.0: quatro airbags (dois frontais e dois laterais), Isofix, direção eletro-hidráulica, ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, chave canivete e rodas de 16 polegadas.

Zen 1.0 e Zen 1.6: Todos da versão Life mais Media Evolution, comando satélite no volante, sensor de estacionamento, ajustes de altura do banco e volante, computador de bordo, alarme, vidros elétricos com “one touch” e Stop&Start (exclusivo motor 1.6 SCe manual).

Zen 1.6 CVT X-Tronic: Todos os itens da Zen manual mais câmbio automático CVT X-Tronic, controle eletrônico de estabilidade (ESC), assistente de partida em rampas (HSA), rodas de 16 polegadas Flexwheel e molduras nas caixas de roda.

Intense 1.6 CVT X-Tronic: Todos os itens da versão Zen CVT mais ar-condicionado automático, câmera de ré, faróis de neblina, vidros traseiros elétricos, retrovisores elétricos, piloto automático (controlador e limitador de velocidade) e rodas de liga leve de 16 polegadas diamantadas.

Iconic 1.6 CVT X-Tronic: Todos os itens da Intense CVT X-Tronic mais bancos de couro, sensor de chuva e sensor de luminosidade.

Motores

A única alteração mecânica do Logan 2020 foi a chegada da transmissão CVT. O famigerado tanquinho de partida a frio foi mantido na linha reestilizada.

O sedã tem duas versões equipadas com o motor 1.0 SCe 12V de três cilindros. O propulsor rende potência 82 cv e torque de 10,5kgfm com etanol no tanque. O câmbio é o manual de cinco velocidades.

Já o motor 1.6 SCe tem potência de 118 cv quando abastecido com etanol. O torque é de 16 kgfm. Os câmbios são o manual de cinco velocidades ou o automático CVT X-Tronic.

Andando

Nesse primeiro contato, nossa reportagem optou por andar no Logan 2020 Intense CVT. Com simulação de seis velocidades, o sedã permite trocas manuais por meio de toques na alavanca. A transmissão CVT fornece uma condução suave ao sedã sem os trancos da automatizada Easy´R. Mas o comportamento característico do câmbio CVT fica evidente nas retomadas de marcha que são mais lentas, o motor demora a ganhar giro e depois mantém as rotações bem alta. Nessa hora os ocupantes sentem falta de um melhor isolamento acústico.

A suspensão mais alta em relação ao solo permite as escapadas de finais de semana e o pulo do gato da Renault foi oferecer isso aliado ao bom porta-malas do Logan 2020. Sem opções de perua no mercado e com os elevados dos SUVs a marca pode pegar um novo tipo de cliente com o estilo Cross Ligth como é chamado o pacote visual do modelo.

Logan 2020 Intense
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Mas se a suspensão mais alta ajuda nas estradas de terra e vias mal conservadas, a condução requer mais cuidado por conta do terceiro volume do sedã. Em alguns momentos fica a sensação que a carroceria está “navegando” e tem vontade própria.

Em asfalto liso, o rodar é suave e nas curvas, apesar da ajuda segurança eletrônica é prudente dosar o pé do acelerador.

A Renault é conhecida por seu bom acerto de suspensão e no Logan 2020 Intense CVT isso fica claro. As imperfeições do solo são bem filtradas e os ocupantes sentem menos os impactos. Não há batidas secas dos amortecedores mesmo quando se passa por buracos ou quebra-molas. Porém, se a vida é boa para os passageiros, o condutor sente a transferência das imperfeições do solo no volante que trepida bem em vias ruins.

Cores

O Logan 2020 será ofertado nas cores cinza Cassiopée, branco Glacier, prata Étoile, preto Nacré e vermelho Vivo. As pinturas metálicas tem custo adicional.

(*) O jornalista viajou à convite da Renault do Brasil.

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