FIAT_MOBI_LIKEON_026Marlos Ney Vidal (*)
De São Paulo (SP)

A palavra sinergia, de acordo com o dicionário Michaelis tem vários significados . Um deles é a ação simultânea de diversos órgãos ou músculos na realização de uma função. Recorremos ao dicionário para tentar explicar o que é o Mobi, novo compacto da Fiat. Nas palavras do executivo Carlos Eugênio Dutra, ele é o “irmão menor do Uno”. Na construção do novo compacto a sinergia entre os dois é evidente: conjunto mecânico, para-brisa, portas dianteiras (mudando apenas estampagem), cofre do motor, teto, plataforma e vários componentes de acabamento interno são do Uno.

FIAT_MOBI_LIKEON_017Pode-se dizer que o hoje, a Fiat tem o Uno “longo” e o Uno “curto”, que é justamente o Mobi, tamanha a semelhança entre os dois. A sinergia não fica restrita ao Uno: o Mobi também tem peças de outros modelos. As maçanetas externas das portas, por exemplo, são do Palio Fire, e os retrovisores externos vieram do novo Palio. Apesar de todo o compartilhamento de elementos, o resultado final não é ruim. O Mobi tem linhas agradáveis que devem cair no gosto dos consumidores. O capô alto e os faróis grandes invadindo as laterais deixam o compacto com visual robusto e agressivo. Nas laterais, as linhas vincadas transmitem modernidade. O mesmo pode-se dizer da traseira, que ficou bem charmosa e leve com a adoção da tampa de vidro. Vale ressaltar o baixo custo de reposição da peça.

FIAT_MOBI_EASYON_ESTUDIO_011Porém, não é um produto inovador, principalmente no quesito conjunto mecânico. O Mobi é equipado com o motor 1.0 8V Fire EVO cuja última atualização foi realizada exatamente no lançamento do Uno, em 2010. Apesar da idade, o motor é confiável, tem manutenção barata e não é beberrão. Mas, quando comparado aos concorrentes, o propulsorr fica envelhecido, afinal, praticamente, todos os compactos que chegaram nos últimos anos ao mercado nacional contam com motores 1.0 de três cilindros, mais modernos e econômicos. O Mobi só será páreo para os concorrentes quando receber o novo motor 1.0 de três cilindros e seis válvulas, em 2017.

MERCADO

Como nossa reportagem adiantou em dezembro, o Mobi mata o Uno Vivace, que era comercializado nas carrocerias de duas e quatro portas. Comparado ao Uno Vivace com carroceria de quatro portas, o Mobi Easy é R$ 410 mais barato. Quando comparado ao VW up!, seu concorrente, direto o Mobi é R$ 690 mais barato e ainda leva a vantagem de ter quatro portas. Para o up! com quatro portas o Mobi fica é R$ 2.990 mais em conta.

FIAT_MOBI_LIKEON_024ANDANDO

No primeiro contato com o Mobi, nota-se claramente que o novo compacto leva a melhor em relação ao irmão maior por conta da relação/peso potência. Mas, para ter mais agilidade no trânsito urbano, é preciso acelerar fundo sempre. O Fire 1.0 tem a vantagem de não ter funcionamento áspero, o que ajuda usar as rotações mais altas.

INTERNAMENTE

O espaço para os ocupantes dos bancos dianteiros é idêntico ao do Uno. Os bancos do Mobi lembram muito os do Volkswagen up!, mas o Fiat leva vantagem em ter um melhor apoio lombar e por ter uma espuma mais firme, deixado o assento mais confortável. Assim como no Uno, os comandos do Mobi estão bem localizados e os donos do novo Uno se sentirão bem familiarizados.

Se no Uno o espaço no banco traseiro é limitado, principalmente para as pernas, no Mobi os 7 centímetros a menos complicam ainda mais o conforto dos ocupantes. Entretanto, a capota alta permite que mesmo passageiros de estatura elevada não esbarrem a cabeça no forro.

FIAT_MOBI_WAYON_ESTUDIO_013 (1)

ACABAMENTO

O painel do Mobi não chega a ser idêntico ao do Uno, mas, a estrutura no geral é praticamente a mesma. Por isso, saídas de ar e comandos de ar-condicionado, além dos comandos de farol de neblina, pisca alerta e do desembaçador do vidro traseiro estão em posições idênticas às do Uno. No mais, o painel tem design mais elaborado e os materiais apresentam boa qualidade. O acabamento não tinha rebarbas aparentes, com exceção do revestimento da coluna de direção. O volante idêntico ao Uno tem boa pega e os comandos do som são de fácil manuseio.

[photomosaic]

PREÇOS, VERSÕES E PRINCIPAIS ITENS DE SÉRIE
Mobi Easy R$ 31.900

Os principais itens de série da versão de entrada são banco traseiro bipartido, para-choques pintados na cor da carroceria, Lane Change, ESS, rodas de 13 polegadas com calotas, retrovisores com comando interno e para-sol com espelho para o passageiro. Como opcionais, há ar quente e o pacote Functional, composto por vidros dianteiros e travas elétricas, limpador e desembaçador do vidro traseiro e predisposição do rádio.

Mobi Easy On R$ 35.800

Essa versão agrega ao conteúdo anterior ar-condicionado, direção hidráulica e volante com regulagem de altura, rodas de 14 polegadas, e não possui opcionais.

Mobi Like R$ 37.900

A opção intermediária conta com todos os itens da Esasy On e agrega vidros e travas elétricas, predisposição de rádio, computador de bordo, chave telecomando, console central longo com porta copos para os passageiros do banco traseiro, limpador e desembaçador traseiro, cintos de segurança dianteiros ajustáveis em altura, maçanetas e retrovisores externos pintados na cor da carroceria, grade dianteira pintada em preto brilhante, comandos internos para abertura do bocal de combustível e do porta-malas, revestimento do porta-malas e Cargo Box. Os opcionais são os dois sistemas de som, rádio B7 e o Fiat Live On, ambos acompanhados de alarme e comandos no volante.

Mobi Like On R$ 42.300

A versão Like On com conta dos os itens da opção Like e acrescenta rodas de liga leve de 14 polegadas, faróis de neblina, banco do motorista com regulagem de altura, retrovisores elétricos com função Tilt Down e repetidores de direção, kit Comfort (apoio para o pé esquerdo do motorista, porta-óculos e alças de segurança), sensores de estacionamento, tecidos diferenciados em duas cores com costuras brancas, alarme e rádio B7 com comandos no volante. Não há opcionais.

Mobi Way R$ 39.300

A versão Way vem com todos os itens da opção Like e agrega adereços aventureiros, como as barras longitudinais de teto, para-choques exclusivos e as molduras nas caixas das rodas, que são de 14 polegadas, além das suspensões mais elevadas. Os opcionais são os dois sistemas de som, rádio B7 e o Live On, ambos acompanhados de alarme e comandos no volante.

FIAT_MOBI_WAYON_ESTUDIO_005

Mobi Way On R$ 43.800

A configuração Way On é a topo de linha da Fiat Mobi. Ela vem com o visual   Way e o conteúdo da Like On, com a adição de rodas de liga leve de 14 polegadas com desenho próprio e o console de teto com porta-objetos e espelho adicional.

(*) Jornalista viajou a convite da Fiat do Brasil.

Fotos | Fiat/divulgação