InícioLançamentosPeugeot anuncia motor 1.6 com sistema de partida a frio

Peugeot anuncia motor 1.6 com sistema de partida a frio

- publicidade -
- publicidade -

Já era sabido que o motor 1.6 16v da PSA Peugeot-Citroën viria com algumas modificações junto com o Peugeot 308. E isso realmente aconteceu. Enquanto concessionários Argentinos já vendem o novo hach médio (mas com entregas previstas para o primeiro trimestre), a fabricante anunciou que as versões flex do modelo, destinadas ao Brasil, virão com sistema de partida a frio.

O sistema, fornecido pela Bosch, é semelhante ao que equipava os raríssimos Polo E-Flex e que hoje está nos também raros Polo Bluemotion. Sem o tanquinho de gasolina para partida a frio, o sistema chamado Flex Start faz uso de bicos eletroinjetores com filamentos que aquecem o combustível (no caso, o etanol) antes que seja dada a partida no motor. Segundo a Peugeot, o sistema funciona até -5°.

Com as mudanças que sofreu – que só serão divulgadas no próximo dia 13 – o motor 1.6 16v está mais potente e econômico. Chamado agora de EC5, sua potência varia entre os 115 cv quando abastecido com gasolina e 122 cv com etanol. A Peugeot diz que aos poucos este motor irá substituir o atual 1.6. Ele virá apenas acoplado ao câmbio manual de cinco marchas, ao passo que o mesmo motor 2.0 que hoje equipa o 307 estará diponível com câmbio manual de cinco marchas ou o arcaico automático de quatro.Aliás, na Argentina,o Peugeot 308 parte dos 102.900 pesos (R$ 42.828) na versão 1.6 Active (Freios ABS, airbag duplo, rodas de liga leve aro 16”, ar condicionado, computador de bordo e CD Player com MP3 são ítens de série), chegando aos 142.300 pesos (R$ 59.227) na versão Feline 2.0.

PSA quer motor 1.2 turbo fabricado no Brasil

A PSA irá investir R$ 3,7 bilhões até 2015 no Brasil para dobrar a capacidade da fábrica de Porto Real (RJ), alcançando 300 mil veículos e 400 mil motores por ano (hoje são 280 mil). Entre estes motores estará um moderno 1.2 litro de três cilindros com injeção direta e turbocompressor que é oferecido com 75 e 100 cavalos. Se trata do mesmo motor anunciado para o 208 na Europa. Isso já explica o porquê do atual 207 continuar em linha mesmo com o lançamento do 208 por aqui, o que está previsto para 2013.

Fonte | Automotive Business, Argentina Autoblog

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

14 COMENTÁRIOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -