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Novo Volkswagen Virtus: confira preços e versões do modelo

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Sedã compacto chega à 2023 com a missão de suprir a lacuna deixada pelo Voyage e a de atender demais públicos

O apelido “mini Jetta” nunca foi tão apropriado. O novo Volkswagen Virtus ficou com porte interessante, design distinto ao do Polo e, pasmem, com preços competitivos. Isso tudo para tentar suprir lacuna deixada pelo Voyage e para atingir público em sarrafo mais alto.

O sedã chega às lojas em março — à exceção da versão de topo, Exclusive, que só começa a ser vendida no segundo semestre. O novo Volkswagen Virtus parte da casa de R$ 104 mil e tem lista bem interessante de equipamentos, conforme você pode ver abaixo.

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Confira os preços e versões do novo Volkswagen Virtus

Virtus 170 TSI MT – R$ 103.990: Alerta de frenagem de emergência, Assistente para partida em subidas, ar-condicionado, carregador de celular por indução, chave canivete, coluna de direção com ajustes de altura e profundidade, Controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (ASR), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis, faróis em LED com luz de condução diurna em LED integrada, lanternas traseiras em LED, painel de instrumentos digital de 8”, rodas de liga leve de 15” com pneus 195/65 R15, sensores de estacionamento traseiros, sistema de frenagem automática, , travamento elétrico e remoto das portas, porta-malas e tampa de combustível, vidros elétricos dianteiros e traseiros com função “one touch” nos dianteiros e volante multifuncional.

Virtus 170 TSI AT – R$ 112.990: Adiciona câmbio automático de seis velocidades, piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, start-stop, descanso de braço central, duas entradas USB tipo C na traseira e volante revestido em couro.

Virtus Comfortline 200 TSI AT – R$ 121.990: Agrega motor 200 TSI aos itens da configuração 170 TSI AT. Além disso, dispõe de rodas de alumínio de 16”, ar-condicionado digital, chave presencial, botão de partida do motor, bancos e painéis das portas em couro, câmera de ré, faróis de neblina em LED, 6 alto-falantes e discos de freio traseiros.

Virtus Highline 200 TSI AT6 – R$ 130.030: Além dos itens da versão Comfortline, adiciona rodas de liga leve de 17”, painel de instrumentos digital com tela de 10,25”, central multimídia VW Play, limpadores do para-brisa com acionamento automático, painel decorativo em vinil, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, faróis com acendimento automático, frenagem de manobra e detector de fadiga.

Virtus Exclusive 250 TSI AT6 – R$ 144.990: Única com motor 250 TSI. Vem com itens da Highline e acrescenta ainda rodas de lig leve de 18 polegadas, seletor de modo de condução, spoiler traseiro e acabamento exclusivo da versão.

Como o Volkswagen Virtus ficou mais barato?

A lista de versões e equipamentos acima, com os respectivos preços, te surpreendeu? Pois é. O novo Virtus ficou cerca de R$ 20 mil mais barato que o predecessor. Magia? Evidentemente que não.

A Volkswagen tratou de adicionar freios a tambor no eixo traseiro nas configurações de entrada. Além disso, abdicou de vez do motor 1.6 e partiu para o glorioso 1.0 turboflex de 116 cv e 16,8 kgfm de torque no etanol. Pronto. Está dada a receita do bolo.

O propulsor equipa, conforme você pode notar na lista de versões, as duas primeiras configurações do novo Virtus. A mais “em conta” vem com câmbio manual de cinco marchas, enquanto a mais salgada tem transmissão automática de seis velocidades.

As intermediárias Comfortline e Highline, por sua vez, se valem do 200 TSI, que rende 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. Casa com o propulsor o câmbio automático de seis marchas.

Virtus não tem mais versão GTS?

A resposta para tal pergunta é um sonoro “mais ou menos”. Na verdade, a nomenclatura, de fato, deixa de existir para o sedã. Apenas o Polo carregará tal honra a partir de agora.

A versão de topo do Virtus agora atende por Exclusive. Genérico, não? A Volkswagen justifica: diz que pretendeu trazer para o três volumes uma esportividade com um quê mais sóbrio. Além disso, o nome toma como inspiração o saudoso Santana.

Equipa a configuração o motor 250 TSI, o glorioso 1.4 de outrora. Ele entrega 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque e é ligado à transmissão automática de seis velocidades.

Visual do VW Virtus

Já que estamos na versão de topo, comecemos a falar de suas distinções visuais. O Virtus Exclusive tem retrovisores com pintura em cinza e emblema que evidencia o nome da versão nas portas. As rodas de 18 polegadas têm acabamento escurecido e são as mesmas do aposentado GTS. Há ainda um spoiler, para dar aquela tal “esportividade sóbria” ao sedã compacto, bem como outras diferenças em relação às versões mais baratas.

Falemos delas então, as versões mais “em conta” do modelo. O novo Volkswagen Virtus se desvencilhou do irmão Polo em termos de design, e aderiu ao estilo de sua variante indiana — que estreou no ano passado.

A dianteira ficou maior, ganhou 69 mm. Tal ocorre por conta de redesenho do para-choque. Além disso, o capô ficou mais elevado. O três volumes também recebeu faróis em LED (iguais aos do Nivus) e nichos que lhe conferem uma graça.

As lanternas têm nova assinatura e a traseira conta ainda com difusores. As rodas de 17 polegadas também receberam novo (e interessante) desenho, bem como acabamento diamantado.

O nome do modelo fica agora abaixo da placa, e a tampa do porta-malas tem, isso de acordo com a fabricante, inspiração em barcos. O modelo passa a dispor ainda do novo logotipo da Volkswagen. No total, em termos de comprimento, o Virtus ganhou 79 mm.

Interior

O interior do novo Virtus é um pouco mais esmerado. Tem acabamento em vinil com costuras duplas nas versões mais caras, por exemplo.

Nas configurações de entrada, os bancos são de tecido. A partir da Comfortline, eles já têm revestimento em couro e, na Highline, dispõem de detalhes em preto e marrom. Na Exclusive há ainda costura em xadrez.

O volante é o mesmo do Nivus, e harmoniza bem com o habitáculo. Nas versões mais caras ele tem revestimento em couro.

Cores

O novo Volkswagen Virtus tem cinco opções de cores — variando conforme a versão. A grande novidade é a Azul Biscay. O sedã tem ainda as pinturas Branco Cristal, Cinza Platinum, Prata Sirius e Preto Ninja.

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