novo_toyota_prius_2017_9Marlos Ney Vidal (*)
De Brasília (DF)

A Toyota apresentou nesta terça-feira (7/5) a quarta geração do Prius que chega ao mercado nacional como linha 2016. A marca não revelou o preço oficial do modelo, mas, nossa reportagem apurou que o preço deverá ficar na casa dos R$ 123 mil ou seja R$ 14 mil mais cara que a geração anterior.

novo_toyota_prius_2017_11

O modelo é equipado com um motor 1.8 rende a combustão que rende 98cv de potência e torque de 14,2kgfm. Já o propulsor elétrico tem potência de 72cv e torque de 16,6kgfm. Combinados chegam a potência máxima de 123 cavalos de potência. O câmbio é automático do tipo CVT com alavanca do tipo joystic.

novo_toyota_prius_2017_7

O Prius 2016 conta com quatro modos de condução: Normal, Eco, Power e EV (Eletric Vehicle).

O propulsor recebeu três notas A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) 2016: no ranking geral, na categoria “Médios” e no ranking de emissões.

No quesito segurança o híbrido vem equipado com freios a disco nas quatro, freios com sistema ABS e sete airbags (duplo frontal, duplo lateral, dois aribags de cortina e um airbag para joelho do motorista).

novo_toyota_prius_2017_4

Entre os itens de conforto o modelo tem como destaques carregador sem fio para smartphones, Smart Entry (destravamento das portas dianteiras por aproximação da chave), Start/Stop (acionamento elétrico do motor), ar-condicionado dual-zone com tecnologia S-Flow. O modelo ainda tem sistema multimídia Toyota Play com tela touch de LCD de 7” com sistema de áudio JBL, Bluetooth, GPS, TV Digital, DVD Player e câmera de ré.

A nova geração do Prius tem linhas inspiradas no elétrico Mirai. O visual é futurista com recortes e formatos pontiagudos. Nesta nova geração o híbrido usa a arquitetura global TNGA.

O Prius 2016 tem 4,54 metros de comprimento, 1,76m de largura, 1,49m de altura e entre-eixos de 2,70m. O porta-malas tem capacidade para 412 litros.

[photomosaic]

Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

(*) O jornalista viajou à convite da Toyota do Brasil