Um dos lançamentos inéditos apresentados no Autoshow de Nova Iorque é o novo Subaru Impreza, que chegou à quarta geração. Totalmente renovadas, as carrocerias hatch e sedã ganharam linhas que lembram o irmão maior Legacy. Há também traços em comum com a versão conceitual do modelo, revelada durante o último Salão do Automóvel de Los Angeles.

A grade dianteira hexagonal é um elemento de identificação com o restante da linha, assim como os faróis de aspecto agressivo. O para-brisa está mais inclinado e as portas ficaram maiores. Como costuma acontecer com os produtos da marca japonesa, o design tem pouco em comum com o antecessor. O fabricante já havia divulgado um teaser do novo Impreza sedã (veja aqui).

O conjunto mecânico, que sempre foi o ponto alto do Impreza, continua sendo destaque. A tração nas quatro rodas com reduzida foi mantida. Além da caixa manual de cinco velocidades, existe agora uma nova transmissão automática CVT, com seis marchas simuladas e opção de troca por borboletas no volante. O motor é o tradicional boxer de quatro cilindros, mas as versões comercializadas nos Estados Unidos, que dispunham de um propulsor 2.5, agora são oferecidas com um 2.0 de 150 cv. A Subaru afirma que a economia de combustível melhorou cerca de 30%.

O interior recebeu atenção especial da Subaru. De acordo com a marca, o novo Impreza oferece melhor visibilidade para o motorista, em relação ao exterior a aos instrumentos do painel. O acabamento ganhou sofisticação, graças à utilização de novos materiais, e foram disponibilizados mais porta-objetos. A lista de equipamentos também foi aprimorada e agora há uma central multimídia, vendida como opcional, com sistema de navegação, entradas USB e para iPod, bluetooth para celulares e tela sensível ao toque.

O pacote de segurança é completo, e inclui airbags frontais, laterais, de cortina e para os joelhos, além de controle de estabilidade e freios ABS com EBD. A nova geração oferece maior espaço interno, principalmente no banco traseiro, graças ao acréscimo de 2 cm à entre-eixos, resultando na medida de 2,64 metros. Segundo a Subaru, o porta-malas também foi ampliado. As dimensões externas, contudo, quase não sofreram alterações. Ainda não há data oficial para a estréia no Brasil, mas é certo que o Impreza 2012 chegará em breve.

Fotos | Subaru/Divulgação

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter