novokiacerato2

O Kia Cerato continua evoluindo. Se de sua primeira para a segunda geração o Kia Cerato evoluiu principalmente em design, na transição para sua terceira geração corrigiu o que antes colocava em dúvida até sua classificação como hatch médio: o tamanho. E ainda evoluiu bastante em outros aspectos.

novokiacerato3

Com linhas semelhantes às do Optima, o Cerato ganhou linhas mais futuristas e dinâmicas, e ainda ganhou perfil mais elegante, que remete aos cupês. O interior está mais espaçoso, resultado de um incremento nas dimensões. São 4.560 mm de comprimento, 1.780 mm de largura e 1.445 mm de altura, portanto 30 mm mais longo, 5 mm mais largo e 25 mm mais baixo que o modelo anterior. Com com 2.700 mm, o entre eixos está 50 mm maior.

Agora, em relação a seus principais concorrentes, o novo Cerato é maior que Hyundai Elantra, Honda Civic, Toyota Corolla e o Volkswagen Jetta. Acabou a dúvida sobre seu segmento.

novokiacerato1

O preço é de sedã médio, mesmo.

Nesta nova geração o Kia Cerato é oferecido em apenas duas versões, ambas equipadas com o motor Gamma 1.6 flex, que se abastecido com gasolina gera 122 cv a 6.000 rpm com torque de 16 kgm a 4.500 rpm e com etanol, tem potência que sobe para 128 cv a 6.000 rpm e torque de 16,5 kgm a 5.000 rpm.

A versão com câmbio manual de seis marchas, que deve responder pela maioria das vendas, custa R$ 67,4 mil. Já a equipada com transmissão automática de seis marchas sequencial com paddle shift e três modos operacionais de funcionamento (conforto, normal e esporte) custa de R$ 71,9 mil.

novokiacerato

As duas versões do Cerato trazem de série direção com assistência elétrica, ar-condicionado de duas zonas, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, acendimento automático dos faróis, computador de bordo, controlador de velocidade, volante revestido em couro com regulagens de altura e profundidade, banco do motorista com ajuste lombar elétrico, retrovisor eletrocrômico, conjunto óptico com LEDs, rodas de liga leve de 16 polegadas, sistema de áudio com conexões USB, auxiliar e iPod, além de airbags frontais e freios com sistema antitravamento (ABS).

novokiacerato4Fotos | José Simões/ Kia/ Divulgação