Nissan Kicks 1.6 S tem preço sugerido de R$ 70.500

Por Marlos Ney Vidal (*)
De Resende (RJ)

Agora fabricado no Brasil, o Nissan Kicks 2018 começa a chegar as revendas da marca. Nacionalizado, o SUV japonês chega com mais versões para abocanhar uma fatia maior no concorrido segmento. A boa notícia é que Kicks 2018 manteve a boa construção do modelo mexicano.

Por R$ 1.200, o Kicks 1.6 S ganha controles de tração e estabilidade

Concorrentes

Com preços entre R$ 70.500 para a opção 1.6 S (manual) e R$ 94.200 para a versão 1.6 CL (CVT), o Nissan Kicks 2018 aposta nos bons itens de série e preços mais baixos que os concorrentes diretos para atrair os consumidores. Vale ressaltar que a versão de entrada não conta de série com os importantes controles de tração e estabilidade. Eles são ofertados como opcionais por R$ 1.200. Mesmo assim, o Kicks ainda fica com preços mais baixos que os concorrentes Honda HR-V, Jeep Renegade, Renault Captur e Hyundai Creta.

Rodas são de aço na versão de entrada

“Pelado”

Para ter preços mais baixos, não há milagres. Por isso, o Kicks de entrada perde rodas de liga-leve, central multimídia, controles de tração e estabilidade, entre outros itens.

Habitáculo

A boa construção do Kicks mexicano foi mantida no modelo nacional. Por serem bem encorpados e serem construídos com boas espumas, os bancos apoiam muito bem as pernas e a coluna. O revestimento de tecido dos bancos também é agradável. O volante de desenho esportivo e de boa pegada foi mantido, assim como os ajustes de altura e profundidades da coluna de direção. Em termos ergonômicos todo os comandos estão acessíveis e o condutor tem dirigi em posição mais verticalizada.

Passageiros

O Nissan Kicks tem bom espaço interno e quatro ocupantes adultos se acomodam bem. Mas, um quinto passageiro adulto não viajará confortável no banco traseiro já que falta espaço lateral.

Materiais

Os materiais de revestimento continuam sendo de plásticos rígidos e seguem sem falhas de montagem. Na versão S, a parte central do painel conta com um aplique texturizado. O quadro de instrumentos configurável foi substituído por uma painel de instrumentos mais simples e analógicos. O sistema de som, mais simples, conta com rádio com entrada para mp3 player, conector USB e Bluetooth para conexão de telefones. Desde a versão S, o volante é multifuncional com os comandos de som e telefone.

Suspensão

A suspensão do Kicks é bem calibrada e tem acerto mais firme para conter a rolagem em curvas devido à altura mais elevada do SUV. Mesmo assim, o Kicks tem rodar suave até em pisos irregulares.

Andando

Nossa reportagem andou por cerca de 50 quilômetros com o Kicks 1.6 manual na Via Dutra. O SUV tem bom desempenho e boas retomadas. O câmbio manual permite melhor aproveitamento do motor e o SUV fica mais disposto que o similar equipado com câmbio CVT. Os engates são bons e graças ao bom isolamento acústico os ocupantes conseguem conversar, mesmo que motorista esteja abusando do pé direito para que o motor trabalhe em rotações mais altas.

De série

Desde a versão de entrada S, o Nissan Kicks 2018 vem equipado com ar-condicionado; alarme perimétrico; fixadores traseiros para cadeiras de crianças (ISOFIX); cinto de segurança de três pontos para todos os cinco passageiros; freios ABS com EBD e assistência de frenagem (BA); rádio com entrada para mp3 player, conector USB e Bluetooth™ para conexão de telefones celulares; retrovisores na cor da carroceria e com regulagem elétrica; maçanetas internas das portas cromadas e externas na cor da carroceria; coluna de direção com ajustes de altura e profundidade; direção com assistência elétrica e com comandos do computador de bordo, comando de telefone e rádio no volante; travamento central automático das portas com o veículo em movimento e vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico. A versão pode também ser equipada, opcionalmente, com os controles de tração e estabilidade (VDC) e o sistema inteligente de partida em rampa (HSA), itens que fazem parte do “Pack Safety”.

Kicks 1.6 S CVT

Já o Kicks 1.6 S CVT agrega , além da transmissão, o “Pack Safety”, rodas de liga leve aro 16 calçadas em pneus 205/60 R16 e faróis de neblina.

Kicks 1.6 SV CVT

A opção SV vem com todos os itens da S CVT e acrescenta câmera traseira com imagem integrada à tela do rádio; chave inteligente presencial (I-Key); sistema eletrônico de ignição (Push Start) sem o uso da chave; parachoques frontais e traseiros na cor do veículo; retrovisores externos com regulagem elétrica e indicador de direção de LED; rodas de liga leve aro 17; sensor de estacionamento; sistema de navegação integrado ao painel e tela sensível ao toque colorida de sete polegadas integrada ao rádio e controles de tração e estabilidade (VDC) com sistema inteligente de partida em rampa (HSA). Como opcional, o “Pack Plus”, inclui acabamento de couro nos bancos e airbags laterais e de cortina.

Kicks 1.6 SL CVT

A Topo de linha SL, chega com novos equipamentos, que a diferenciam do modelo trazido até então do México: maçanetas cromadas, sistema multimídia Nissan “Multi-App”, retrovisores com rebatimento elétrico automático (recolhem-se com o desligamento do motor e se abrem com o acionamento da ignição) e quatro novas combinações de pintura externa “2-Tone”, que se somam à conhecida cinza com teto laranja.

Além desses itens, a versão vem com o Controle Inteligente de Chassi (Chassi Control), que reúne avançados sistemas eletrônicos como o Controle Inteligente em Curvas (Active Trace Control), o Estabilizador Inteligente de Carroceria (Active Ride Control) e o Controle Inteligente de Freio Motor (Active Engine Brake); além do acabamento de couro nos bancos; acendimento inteligente dos faróis; airbags laterais e de cortina; ar-condicionado automático digital; Visão 360º com Sistema Inteligente de Câmeras, Monitoramento Inteligente de Pontos Cegos (MOD) e painel de instrumentos TFT.

Preços

Kicks 1.6 S (manual) – R$ 70.500
Kicks 1.6 S (manual + Pacote Safety) – R$ 71.700
Kicks 1.6 S (CVT) – R$ 79.200
Kicks 1.6 SV (CVT) – R$ 85.600
Kicks 1.6 SL (CVT) – R$ 94.200

Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos (Kicks 1.6 S manual) e Nissan/Divulgação