nissan_qashqai_9[3]Lançado em 2007 na Europa, o Nissan Qashqai teve seu lançamento no Brasil especulado várias vezes, mas nunca foi além disso. Quem sabe agora, com o lançamento de sua segunda geração, a Nissan do Brasil não aspire entrar para o segmento dos SUVs compactos. Com design enquadrado na mais recente linguagem de design da Nissan, o Qashqai 2014 tem tudo para repetir o sucesso de sua antiga geração.

nissan_qashqai_8[3]Com mais de 2 milhões de unidades vendidas desde 2007, o SUV compacto é um dos carros best sellers do velho continente. Nesta nova geração o SUV teria sido “reinventado do zero” buscando “redefinir os padrões do segmento”, nas palavras da fabricante. De fato, o modelo estreia nova plataforma, ficando 4,9 cm mais longo (4,38 m no total) e 2 cm mais largo (1,8 m), enquanto está 1 cm mais baixo, com 1,6. O porta-malas tem agora capacidade de 430 litros, 20 l a mais que o anterior. Interessante é que mesmo com design que remete à nova geração do Nissan X-Trail (Rogue), muito mais dinâmico que o anterior, o Qashqai não perdeu personalidade.

nissan_qashqai_4[3]Em matéria de equipamentos há novidades como o sistema Security Shield, que engloba sistema que evita colisões frontais, que lê placas de trânsito e que detecta sonolência no motorista. Também se encarrega de alertar sobre mudanças de faixa involuntárias e sobre objetos nos pontos cegos do veículo. Outra novidade é o VDC, controle de estabilidade que também simula um diferencial de deslizamento limitado para corrigir perda de aderência. No que diz respeito a entretenimento, há o sistema NissanConnect com acesso à internet e tela de 7 polegadas.

nissan_qashqai_12[3]Falando em tela, uma TFT de 5 polegadas concentra todas as informações do veículo no quadro de instrumentos, exceto o conta-giros e o velocímetro, posicionados ao lado. Outras novidades são os faróis apenas com LEDs e as rodas de 19 polegadas opcionais.

nissan_qashqai_13[3]O novo Nissan Qashqai terá versões híbridas e elétricas no futuro. No entanto, os primeiros motores disponíveis são um 1.2 Turbo DIG-T à gasolina com 115 cv, um 1.5 dCi de 110 cv e um 1.6 dCi de 130 cv, estes movidos a Diesel. Tração 4×4 AllMode é opcional.

nissan_qashqai_14[3]Desta vez a produção será concentrada na fábrica da Nissan em Sunderland, no Reino Unido. Fico na esperança de um dia publicar notícia confirmando seu lançamento no Brasil…

Fotos | Nissan/Divulgação